Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade até R$ 1.000,00


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Boa noite a todos!

 

Tenho um PC com a seguinte configuração:

 

- Placa-mãe ASUS Rampage Formula;

- Processador Intel Core 2 Quad Q9550;

- 4gb de memória RAM DDR2 1066mhz;

- 1,5tb de HD;

- Placa de vídeo AMD Radeon HD 4890 (1gb RAM DDR5);

- Fonte Corsair 850W (não lembro o modelo, mas é boa!).

 

Montei esse PC em 2009 e ele está meio velhinho e tudo mais, mas a placa de vídeo é guerreira e até pouco tempo atrás rodava jogos atuais com qualidade gráfica razoável. Contudo, ela é DX10.1, e os recentes lançamentos (como o Alien: Isolation, que comprei no Steam e não pude jogar :() requerem DX11, no mínimo, só pra rodar.

 

Assim, infelizmente, vou ter de aposentar minha HD 4890 e como não tenho dinheiro para montar um PC inteiramente novo no momento, gostaria de opiniões de vocês sobre qual placa de vídeo comprar.

 

Estava pensando na R9 270X, que cabe no meu orçamento (menos de R$ 1.000,00). Será que ela seria compatível com a minha configuração (tipo, não vai rolar gargalo?) e o restante do meu PC vai aguentar os jogos atuais ao menos em configurações mais modestas (de médio para high)?

 

Agradeço antecipadamente a atenção de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara to achando que você vai ter problemas ai se manter a configuração. Eu pegaria uma placa de video mais barata e investiria tb em memoria ram e placa-mãe novas:

 

asus b85m e-br

vga R7 260x

memorias 2x 4Gb 1600 mhz

 

com isso voce pega uma placa-mãe que vai aceitar outra placa de vídeo em crossfire para um fururo investimento ficar mais barato. Veja tb se a placa aceita o processador (acho q sim pelo q vi no site da asus mas confirme). Dai com o tempo você compra outro processador e outra pl de video, nessa ordem


você acha p um pouco menos de 1000 reais os tres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então

 

Cara to achando que você vai ter problemas ai se manter a configuração. Eu pegaria uma placa de video mais barata e investiria tb em memoria ram e placa-mãe novas:

 

asus b85m e-br

vga R7 260x

memorias 2x 4Gb 1600 mhz

 

com isso voce pega uma placa-mãe que vai aceitar outra placa de vídeo em crossfire para um fururo investimento ficar mais barato. Veja tb se a placa aceita o processador (acho q sim pelo q vi no site da asus mas confirme). Dai com o tempo você compra outro processador e outra pl de video, nessa ordem


você acha p um pouco menos de 1000 reais os tres

 

Obrigado pela ajuda Thiagon856.

 

Então, minha mobo na época era top. Ela aceita Crossfire (mas só da AMD) e é PCIe 2.0:

 

http://www.asus.com/br/Motherboards/RAMPAGE_FORMULA/

 

Será que realmente não dá pra mantê-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode comprar a R9 270X e fazer um overclock nesse Core 2 Quad.. Deve suportar sem gargalo..

 

Um Q8300 gargala com uma R7 265.. Um OC nesse C2Q, não faria mal pra empurrar essa VGA..

 

Valeu pela ajuda RS Faria. E as memórias? Eu tenho só 4gb. Será que bastam ou eu precisaria comprar mais memória? O problema é que é muito difícil achar memória DDR2 nova hoje em dia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda RS Faria. E as memórias? Eu tenho só 4gb. Será que bastam ou eu precisaria comprar mais memória? O problema é que é muito difícil achar memória DDR2 nova hoje em dia...

Seria bom ter mais 4GB.. 8GB é o recomendado hoje em dia. Antes, veja se sua placa-mãe suporta 8GB..

 

Acho que só no Mercado Livre, você acha esse tipo de RAM..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria bom ter mais 4GB.. 8GB é o recomendado hoje em dia. Antes, veja se sua placa-mãe suporta 8GB..

 

Acho que só no Mercado Livre, você acha esse tipo de RAM..

 

Boa noite.

 

Valeu RS Faria novamente pela ajuda.

 

Então, a mobo suporta sim 8gb (o máximo que suporta, na verdade) e tem 2 slots livres para memoria.

 

Minhas memórias na época que montei o PC eram razoavelmente boas e até já foram testadas pelo CdH: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Kit-Corsair-TWIN2X2048-8500C5-DDR2-1066-PC2-8500-2-GB/1261, só que a minha versão tem 2gb cada pente (4gb no total).

 

Será que preciso instalar um outro par de memórias idêntico ao que já tenho para que possam rodar em dual channel? Ou precisa ser igual apenas nos slots de cores iguais (há 2 slots brancos e 2 azuis e se for instalar 2 pentes, como fiz, necessário instalar nos slots de mesma cor para funcionar em dual)?

 

Porque achar igualzinhas às minhas é praticamente impossível... Já outros modelos mais simples, como essas daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-602384136-memoria-kingston-ddr2-4-gb-800mhz-pc2-6400-kit-2x2-promoco-_JM, são relativamente fáceis.

 

Quanto à placa de vídeo, esse modelo: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=56469&origem=52&utm_source=GOOGLE-SHOPPING&utm_medium=COMPARADOR&gclid=Cj0KEQiAwaqkBRDHx6rzxMqAobgBEiQAxJazJ28M2bKubGIUnEFdRYTC97pkp8URoOfFxMaQXKUUATYaAlBI8P8HAQ, ébom? Foi uma das mais em conta que encontrei e a KaBuM! é uma loja confiável (pelo menos da última vez que comprei veio tudo certinho).

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

As memórias precisam ser idênticas, em cada canal.. Já que o canal é diferente não teria problema. 

 

Sobre a VGA, se não me engano, a versão da MSI tem um número maior de problemas, do que outras marcas.. Vi algumas aqui no Fórum, bem mais que o resto.. Qualquer coisa, as da Sapphire são excelentes:

 

http://www.kabum.com.br/produto/46286/placa-de-video-vga-sapphire-ati-radeon-r9-270x-2gb-dual-x-oc-gddr5-boost-pci-express-11217-01-20g-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias precisam ser idênticas, em cada canal.. Já que o canal é diferente não teria problema. 

 

Sobre a VGA, se não me engano, a versão da MSI tem um número maior de problemas, do que outras marcas.. Vi algumas aqui no Fórum, bem mais que o resto.. Qualquer coisa, as da Sapphire são excelentes:

 

http://www.kabum.com.br/produto/46286/placa-de-video-vga-sapphire-ati-radeon-r9-270x-2gb-dual-x-oc-gddr5-boost-pci-express-11217-01-20g-

 

Obrigado RS Faria. Ajudou a resolver todas as dúvidas que tinha. Vou comprar 2 pentes de 2gb de memória DDR2 800mhz e essa placa de vídeo da Sapphire mesmo. Vai ficar dentro do meu orçamento (menos de R$ 1.000,00) e acredito que será um upgrade que fará meu PC durar por pelo menos mais uns 2 a 3 anos.

 

Agradeço ao Thiagon856 também pela ajuda.

 

Vou encerrar o tópico como respondido. Muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias precisam ser idênticas, em cada canal.. Já que o canal é diferente não teria problema. 

 

Sobre a VGA, se não me engano, a versão da MSI tem um número maior de problemas, do que outras marcas.. Vi algumas aqui no Fórum, bem mais que o resto.. Qualquer coisa, as da Sapphire são excelentes:

 

http://www.kabum.com.br/produto/46286/placa-de-video-vga-sapphire-ati-radeon-r9-270x-2gb-dual-x-oc-gddr5-boost-pci-express-11217-01-20g-

Faria, como foi que você disse? na placa-mãe então quando temos 4 slots de memoria, temos 2 conjuntos de cores diferentes certo? então se eu colocar dois conjuntos de memoria diferentes os conjuntos so precisam ser iguais entre si? Posso ter memorias diferentes em cada conjunto?

 

Outra pergunta: seu eu tiver 2 placas de memoria, preciso colocar obrigatoriamente mais 2 ou posso colocar uma depois outra?

 

Valeu as explicações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faria, como foi que você disse? na placa-mãe então quando temos 4 slots de memoria, temos 2 conjuntos de cores diferentes certo? então se eu colocar dois conjuntos de memoria diferentes os conjuntos so precisam ser iguais entre si? Posso ter memorias diferentes em cada conjunto?

 

Outra pergunta: seu eu tiver 2 placas de memoria, preciso colocar obrigatoriamente mais 2 ou posso colocar uma depois outra?

 

Valeu as explicações

Pelo que eu saiba, sim. Você pode ter, por exemplo: (2 x 4GB 1333 MHz) + (2 x 8GB 1600 MHz). Um par em cada canal..

 

Nesse caso, o conjunto todo ficaria "limitado" pela velocidade da RAM mais lenta..

 

 

Na segunda pergunta, pode. Se não me engano, 3 memórias "mata" o Dual Channel.. Porém, não haverá perda de desempenho. Um PC Gamer não tira proveito de Dual Channel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faria, aproveitando o ensejo, no meu caso então as memórias ficariam limitadas a 800mhz? E se eu fizesse um over nas memos que eu comprar para setá-las em 1066mhz? Em todo caso, haveria perda de desempenho se ficassem limitadas a 800mhz? Obrigado desde já.

Nunca trabalhei com mais de 2 pentes de RAM.. Mas pelo que li, vai ser isso mesmo.. Mas não terá perda considerável..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!