Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
erickm18

Problema de reconhecimento de HD

Recommended Posts

Bom, antes de tudo já quero pedir desculpa, pois sou meio leigo, e já procurei de tudo pelo fórum e não achei nada que pudesse me ajudar.

Galera, é o seguinte:

Eu resolvi mudar o HD do meu computador para um outro que eu tinha aqui, porém o computador não reconhecia ele, mesmo trocando as entradas e cabos SATA.

Ás vezes ele reconhecia na tela de boot, porém se eu entrasse na BIOS ele não era reconhecido. E apontava o erro Primary Master Hard Disk Error.

Então resolvi colocar o meu HD antigo de volta no computador, eis que aconteceu o mesmo erro!

Eu sei que não é problema de nenhum dos dois HD's pois eu testei ambos em outro computador, e funcionou os dois.

Eu sei também que não é os cabos, entradas SATA pois o CD ROM funciona em qualquer entrada e com qualquer cabo.

Eu sei também que não é a fonte, pois já tentei duas diferentes.

O modelo da minha placa mãe é uma PCCHIPS P17G/1333

Hd

Espero que alguém consiga me ajudar, pois já tentei tudo que sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode tentar também um reset na bios: desligue o CP da tomada, tire a bateria da placa-mãe por uns minutos, coloque de volta e ligue o computador.

Compartilhar este post

Link para o post

Okomura, mas como vou formata-lo, se ele não é reconhecido pelo PC?

Ricardo, já tentei resetar pelo método dos jumpers, é igual?

Compartilhar este post

Link para o post

Okomura, mas como vou formata-lo, se ele não é reconhecido pelo PC?

Ricardo, já tentei resetar pelo método dos jumpers, é igual?

Sim, se usou o jumper clear cmos.

Compartilhar este post

Link para o post

então tenta o seguinte...

Pega um dos seus Hds que não estão reconhecendo no seu pc, ponhe em outro pc (amigo,etc.)

no outro pc mesmo se reconhecer você formata ele, e se não reconhecer vai n bios e tenta os paranaue la

ate reconhecer, então leva ele pro seu pc ( o hd ja vai ta formatado) quando você por o hd vai na bios e configura pra ele ser o primeiro a dar boost pra você instalar o SO nele, se mesmo formatado o seu pc continua a não reconhecer. ai n sei   :mellow:

Editado por Okumura Rin

Compartilhar este post

Link para o post

Verifica como está no setup do BIOS o HD isto é, se está no modo SATA, AHCI, ATA ou IDE e ajusta para SATA ou AHCI salvando ao sair.

Mas aonde eu vejo isso? porque tipo ás vezes nem aparece que o HD está no PC.

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei algumas fotos, para tentar ajudar..

post-513187-0-87482700-1418791346_thumb.

post-513187-0-00780900-1418791351_thumb.

post-513187-0-14863500-1418791354_thumb.

Verifica como está no setup do BIOS o HD isto é, se está no modo SATA, AHCI, ATA ou IDE e ajusta para SATA ou AHCI salvando ao sair.

ACHO que está como IDE, mas eu não sei alterar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele parece estar como IDE sim.

Você vai ter que procurar no setup onde troca de IDE para SATA ou AHCI e salvar ao sair ( vê nessa tela do HD em "pio mode" selecionando ela e dando enter ).

Talvez por causa disso teus HD no BIOS ( não nos HDs ) foram zerados no tamanho não sendo detectadas as partições e seus setores de boot.

Editado por Henrique - RJ

Compartilhar este post

Link para o post

UPDATE: Eu coloquei o HD em outro PC, e formatei ele. Coloquei de volta ao computador e a BIOS reconheceu tanto na tela de BOOT, como na tela de BIOS.

Porém, reiniciei o computador e já não funcionava mais. 

Segue algumas fotos das opções na BIOS.

post-513187-0-45135400-1418851284_thumb.post-513187-0-56975300-1418851288_thumb.

post-513187-0-56975300-1418851288_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Você não está fazendo confusão de SATA com IDE ?

O cabo IDE é tipo uma fita larga também chamada de flat e o SATA é um fio grosso.

Digo isso por que na início da tela do setup está escrito "secundary IDE slave".

No caso de IDE tem que ajustar corretamente o jumper que tem do lado do HD para master, slave ou cable mode.

Cabo flat IDE

img__23961_zoom.jpg

Cabo SATA

88608461990952.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não, ele realmente é SATA, queria até ter um HD IDE aqui para fazer o teste e ver se são os conectores do SATA, mas não tenho

Compartilhar este post

Link para o post

O BIOS parece com problema.

Verifica no site do fabricante dessa mobo se tem uma versão mais atualizada do BIOS para atualizar ( este procedimento é arriscado ).

Talvez seja melhor aproveitar a garantia e mandar para a assistência técnica.

Compartilhar este post

Link para o post

O BIOS parece com problema.

Verifica no site do fabricante dessa mobo se tem uma versão mais atualizada do BIOS para atualizar ( este procedimento é arriscado ).

Talvez seja melhor aproveitar a garantia e mandar para a assistência técnica.

Esse computador é de 2008 kk

Eu pensei em fazer isso, pois no site consta atualiação da BIOS, porém não sei como proceder

Compartilhar este post

Link para o post

A atualização do BIOS é um procedimento arriscado mais indicado para técnicos experientes pois não se pode errar no modelo da placa-mãe e nem ocorrer falta de energia elétrica o que seria bom usar nobreak. Além disso pode ocorrer um erro na gravação do BIOS e deixar a placa inutilizada encarecendo o reparo.

Tenta o clear CMOS de novo só que retirando a bateria-moeda da placa-mãe por um minuto e fazendo um curto nos polos do soquete da bateria com uma chave de fendas repondo em seguida a bateria para ver se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

A atualização do BIOS é um procedimento arriscado mais indicado para técnicos experientes pois não se pode errar no modelo da placa-mãe e nem ocorrer falta de energia elétrica o que seria bom usar nobreak. Além disso pode ocorrer um erro na gravação do BIOS e deixar a placa inutilizada encarecendo o reparo.

Tenta o clear CMOS de novo só que retirando a bateria-moeda da placa-mãe por um minuto e fazendo um curto nos polos do soquete da bateria com uma chave de fendas repondo em seguida a bateria para ver se resolve.

Eu tentei o clear cmos, porém continua na mesma..

Então tentei fazer a atualização da BIOS, porém, como não tenho disquete, tentei pelo método do CD-ROM gravando a imagem do windows 98, mas no MS-DOS ele não reconhece os arquivos de atualização dentro do CD, li sobre algo que tem que estar em FAT32, procede essa informação?

Compartilhar este post

Link para o post

De alguma forma você terá que tentar tornar tanto o CD quanto o pendrive inicializáveis com o DOS e dentro deste por os arquivos que irão atualizar o BIOS.

Vai ter que conhecer alguns comandos do antigo DOS.

Deve ser esta a forma de atualizar o BIOS dessa placa-mãe antiga.

Compartilhar este post

Link para o post

De alguma forma você terá que tentar tornar tanto o CD quanto o pendrive inicializáveis com o DOS e dentro deste por os arquivos que irão atualizar o BIOS.

Vai ter que conhecer alguns comandos do antigo DOS.

Deve ser esta a forma de atualizar o BIOS dessa placa-mãe antiga.

Então, consegui atualizar a BIOS e tudo certinho, e então reconheceu o HD no boot, e na BIOS também! 

Masss.. Quando eu coloquei o driver de CD-ROM, passou a não reconhecer mais o HD na BIOS, e só no boot.

Já estou quase desistindo dessa placa mãe kk 

Tirei algumas novas fotos (OBS: O HD é mostrado no boot como IDE, enquanto o driver de CD não, e ambos são SATA)

post-513187-0-81255500-1419186330_thumb.

post-513187-0-02215400-1419186337_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas depois de atualizar o BIOS ajustou o HD e o DVD no setup como SATA ou AHCI salvando a nova configuração ao sair ?

Mas na minha BIOS não tem a opção para esse ajuste

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais