Ir ao conteúdo

Alimentar Arduino UNO com bateria de moto 12v

maue

Posts recomendados

Postado

Preciso alimentar o Arduino UNO usando a bateria de uma moto 12V, 

como seria a ligação?

preciso de um regulador de tensão LM 7805?

ou posso ligar direto os 12V no Arduino uno?

• Membro VIP
Postado

Caso ele não tenha regulador, claro um 7805. No entanto sugiro ver o datasheet do arduino (não conheço) que deve te informar direitinho. As vezes pode ser 3v3 p.ex.

Postado

Olá,

Geralmente os arduinos tem reguladores de tensão on-board, mas se puder, posta uma foto da placa que te falo se a sua tem ou não.

Tenho 2 arduinos, um mega e um uno, os dois tem reguladores.

Att,

Postado

Vai fumar, na boa, não liga. Pega uma fonte qualquer de 5 volts até uns 2 Ampères é muito mais que suficiente pra ligar seu Arduíno.

Bom, você vai usar um PC ou laptop para programa-lo, pronto está alimentado pelo cabo USB.

E outra, não é simplesmente colocar um 7805 e sai 5 vdc lindo, limpo e maravilhoso.

Você pode usar sua bateria para alimentar um motor CC, passo, ou qualquer outra coisa que necessite de alimentação, com exceção do Arduíno, lembre-se, trata-se de um registrador, você não vai usá-lo para acionar cargas monstruosas direto, sempre usará um shield ou circuito auxiliar.

Só um detalhe que faltou, tensão de entrada ( recomendável ) 7 - 12 Vcc TENSÃO de funcionamento 5 vcc.

Postado

Vai fumar, na boa, não liga. Pega uma fonte qualquer de 5 volts até uns 2 Ampères é muito mais que suficiente pra ligar seu Arduíno.

Bom, você vai usar um PC ou laptop para programa-lo, pronto está alimentado pelo cabo USB.

E outra, não é simplesmente colocar um 7805 e sai 5 vdc lindo, limpo e maravilhoso.

Você pode usar sua bateria para alimentar um motor CC, passo, ou qualquer outra coisa que necessite de alimentação, com exceção do Arduíno, lembre-se, trata-se de um registrador, você não vai usá-lo para acionar cargas monstruosas direto, sempre usará um shield ou circuito auxiliar.

Só um detalhe que faltou, tensão de entrada ( recomendável ) 7 - 12 Vcc TENSÃO de funcionamento 5 vcc.

Vou ligar no Arduino 2 leds e 1 Módulo Relé 10A que consome 20mA.

Como faço pra ligar na bateria de uma Moto (12V)?

A tensão da bateria oscila bastante.... como devo fazer a ligação?

Tem que usar capacitor?

Pode me ajudar?

Postado

É extremante importante ligar na moto ? Você pode usar uma bateria de 9 vdc.

O relé você já tem um shield..

O que você precisa pra ligar, exatamente, o código, a eletrônica que você precisa comprar ?

Postado

É extremante importante ligar na moto ? Você pode usar uma bateria de 9 vdc.

O relé você já tem um shield..

O que você precisa pra ligar, exatamente, o código, a eletrônica que você precisa comprar ?

Pinhed,

é um sistema que será embarcado na moto, Trata-se de um sistema de Segurança.

Ele terá 4 leds alto brilho, 1 relé e 1 sensor de corrente.

Ele vai fechar e abrir a corrente da Ignição da moto, de acordo com certas condições que eu programei em linguagem C.

Como você recomendou, vou usar uma bateria 9v para o Arduino.

Mas o acionamento do relé de 20mA mais os 4 leds de alto brilho, vão acabar com a bateria 9v sem necessidade...

Você pode me ajudar a criar um circuito para baixar essa bateria de 12v pra 5v filtrando ela?

Só vai precisar de uns 200mA no máximo

ard_bb.jpg

Postado

Entendi maue, esse circuito vai ajudar.

post-503779-0-09445800-1420817945_thumb.

Também gostaria de indicar um post dentro do forum com essa questão resolvida pelo ( faller ).

Apenas para os valores de r1 e r2 deverá ser modificados para 330R e 1K consecutivamente. 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/822557-resolvido-circuito-regulador-tens%C3%A3o-12v-para-36v/

O primeiro circuito são créditos da página do Newton Braga.

Postado

post-532277-0-42577300-1420825548_thumb.

Pinhed, Seria isso??

Entendi maue, esse circuito vai ajudar.

attachicon.gifFonte 12 - 5.jpg

Também gostaria de indicar um post dentro do forum com essa questão resolvida pelo ( faller ).

Apenas para os valores de r1 e r2 deverá ser modificados para 330R e 1K consecutivamente. 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/822557-resolvido-circuito-regulador-tens%C3%A3o-12v-para-36v/

O primeiro circuito são créditos da página do Newton Braga.

Pinhed por favor verifique se o circuito q montei na imagem acima ta certo

Postado

Assim não maue, os resistores vão derrubar a tensão na saída. Retire-os para uso com o 7805.

Caso irá usar o circuito direto na motocicleta, verifique se o positivo ou negativo é comum. Ou se for usar somente a bateria, fora da motocicleta sem problemas.

Há dois circuitos no post, observe qual melhor para seu uso.

Postado

Assim não maue, os resistores vão derrubar a tensão na saída. Retire-os para uso com o 7805.

Caso irá usar o circuito direto na motocicleta, verifique se o positivo ou negativo é comum. Ou se for usar somente a bateria, fora da motocicleta sem problemas.

Há dois circuitos no post, observe qual melhor para seu uso.

Vou tirar os 2 resistores.

Vou usar direto na moto sim, será instalado para usar nela em movimento.

Não entendi - positivo ou negativo é comum?? como assim?

Postado

Verifica se sua motoca o negativo é comum para alimentar todos os circuitos e o positivo é aterrado, ou se o positivo é comun para todos os circuitos e o negativo aterrado.

Se primeira opção, negativo comum, você irá precisar um 7905 no lugar do 7805.

Postado

Verifica se sua motoca o negativo é comum para alimentar todos os circuitos e o positivo é aterrado, ou se o positivo é comun para todos os circuitos e o negativo aterrado.

Se primeira opção, negativo comum, você irá precisar um 7905 no lugar do 7805.

Pinhed não entendi...

Veja o esquema elétrico da Tornado 250 (a Bateria está na direita superior do PDF)

http://fritz.xpg.uol.com.br/esquema.pdf

Seria o 7805 mesmo né?

Postado

xff

Oi maué, é isso aí mesmo 7805.

estou com outro problema,

o farol da moto é 12v 35w, e pretendo colocar 2 faróis de milha de 27w cada (total 54w). Queria saber se tem alguma forma de impedir que estes faróis puxem mais q 35w, pra nao destruir o consumo da bateria

• Membro VIP
Postado

Permita-me observar:

-bacana você querer fazer algo bem digamos ... avançado e ter um pouco de dificuldade com 7805. Aumenta o desafio e adrenalina

-7805 é muito simples: olhando de frente -> ENTRADA - TERRA - SAÍDA sendo que TERRA=negativo da bateria=chassi=gnd do circuito lógico:tudo em contato

-não esqueça de colocar um fusível entre (+) da bateria e ENTRADA do 7805. tipo 0,5A. Opcionalmente um diodo 1n4001 em série ajuda a proteger caso ligue invertido sem querer.

-o circuito lógico, lógico longe da cdi

-nunca vi em autos o + no chassi. Só em central telefônica

você pode ligar as lâmpadas em série. O preço é um menor brilho. Um complicador seria que talvez elas tenham o "corpo" em contato com o chassi=(-) da bateria. Neste universo, acho que somente EU conseguiria fazer uma doidera dessa fazendo algum tipo de isolação. Outra alternativa é você controlar o brilho com regulador chaveado. Mas, sem querer subestimar sua capacidade, creio ser 1/2 complexo pra você... por enquanto. Além do +, a vaga pra fazer este tipo de doidera neste universo já está preenchida

sucessos!

Postado

Não entendi sua preocupação com essa potência, uma vez que sua bateria suporta e com folga a alimentação desses milhas.

Colocar no milha pra ter intensidade de brilho menor, nem coloca.

Postado

Isadora obrigado pelas Informações!

Não Pinhed,

1 Farol de LED Altezza de 27w tem 1.775 Lumens, e 1 Lampada do Farol da Tornado 35w tem 1.000 Lumens.

A Tornado tem problema crônico com a potência da lâmpada do Farol. O original é 35/35w. (alto / baixo)

O estator (gerador) não consegue alimentar a bateria o suficiente com uma lampada mais forte, tipo 55/60w, chegando a arriar a bateria depois de alguns dias.

Tem que ser tudo otimizado  :(

A minha ideia é:

• usar o Farol original ( 35w  -  1.000 Lumens ) para pista iluminada;
  • usar 2 Farois de milha de LED ( 27w, 1.775 Lumens CADA um ) para estrada sem iluminação.

Lembrando que só poderei usar um farol de cada vez (ou original ou de milha).

Mas o problema é que estou querendo colocar um PAR desses faróis de milha LED (para não estragar a estética da moto) totalizando 54w de consumo, que é inviável.

Mas se tivesse uma forma de bloquear o consumo em até 35 w total, teria um desempenho 3x melhor que o farol original, com a mesma wattagem.  :)

Postado

Que triste.

Tenha em mente que,ligação em série das lâmpadas, caso uma queimar consecutivamente a outra não irá ascender. Um exemplo disso, são as lâmpadas de árvore de natal, ligadas em série.

Postado

@maue,

Mesmo com os dois faróis de milha Led ligados , vai consumir 54 Watts, muito mais que os 35W do farol original. O que voce pode fazer é utilizar um regulador PWM para diminuir o consumo dos dois faróis Leds para os 35 Watts.

Paulo

Postado

@maue,

Mesmo com os dois faróis de milha Led ligados , vai consumir 54 Watts, muito mais que os 35W do farol original. O que voce pode fazer é utilizar um regulador PWM para diminuir o consumo dos dois faróis Leds para os 35 Watts.

Paulo

Acho q o jeito é pesquisar outro par de faróis, senão fica muito complexo o sistema numa moto.

Achei um par de Farol de Milha de 12W 780 lumens cada (total 24W), é menor e mais barato, sai por 385 reais o par.

Valeu pela ajuda galera.  :joia:

Postado

@maue,

Um simples 555 chaveando um Mosfet em uma frequência tipo 1 Khz já faz isso para voce !

A relação Ton / Ttotal do PWM vai ajustar o consumo em relação aos 54w originais.

Paulo

Postado

Desculpe a ignorância no assunto, se eu estiver errado avisem:

O Dimmer PWM para LED iria fechar e abrir o circuito em curtos intervalos de tempo, certo?

Esta oscilação constante de corte de tensão, não iria diminuir a vida útil do farol?

• Membro VIP
Postado

Ta desculpado desde que você desculpe minha burrice.

Certo.

Teoricamente não. Mas taí uma boa pergunta. De fato nunca fiz teste de stresse deste tipo em leds. Note-se que lhe sugeri um regulador chaveado que mantem corrente dc no led e não pulsos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!