Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VPN MPLS ou Appliance


Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Bom Dia Srs,

 

Em minha empresa hoje fazemos acesso ao File Server de Portugal via VPN, porém sem um link dedicado. (É usado da mesma banda de acesso à internet e conexão local). Temos no escritório hoje aprox. 16 micros e precisamos constantemente fazer o acesso (Upload e download) aos arquivos compartilhados com a matriz em Portugal.

 

Como recomendam para otimizarmos esse cenário?! A empresa tem capital para investir e inclusive pensa em instalar novos servidores para replicar algumas coisas da matriz.

 

Queria entender a VPN MPLS e a diferença entre usar este recurso ou por exemplo um appliance do Sonic Wall que faça essa conexão dedicada e também um firewall que será preciso...

 

O que acham que seria melhor?!

 

No aguardo,

 

Daniel Marques

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Replicar dados é uma boa saída, poderia usar um datacenter no Brasil pra não ter que criar infraestrutura. Também é recomendável ter uma internet exclusiva para essa comunicação e que seja simétrica (download=upload). A VPN MPLS é uma conexão corporativa entre a matriz e a filial, não usa a internet comum, é uma rede separada. É uma boa solução mas os custos são altíssimos para links internacionais. O appliance é um equipamento dedicado para gerenciar VPN baseada em internet e pode incluir o firewall. Se usar a VPN MPLS não precisa do appliance. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas colocações Ricardo.

 

No caso do appliance eu consigo dedicar um link também exclusivo para ele correto?! E gerenciar firewall e VPN.

No caso da VPN eu vou ter um ganho maior comparado com a VPN que tenho hoje? (Fechada via checkpoint tortoise)

 

porque o maior problema hoje é a velocidade para UP e DOWN na VPN (fechada com Portugal). O link é simétrico de 2 UP e 2 DOWN, mas é usado também para acesso à internet e afins.. vamos aumentar este link também e provavelmente deixar um dedicado para o appliance, de quanto será que seria o ideal?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Obrigado pelas colocações Ricardo.

 

No caso do appliance eu consigo dedicar um link também exclusivo para ele correto?! E gerenciar firewall e VPN.

Sim (depende do aplliance).

 

No caso da VPN eu vou ter um ganho maior comparado com a VPN que tenho hoje? (Fechada via checkpoint tortoise)

Não são muitos usuários, não deve ter muita diferença, mas facilita a administração.

 

porque o maior problema hoje é a velocidade para UP e DOWN na VPN (fechada com Portugal). O link é simétrico de 2 UP e 2 DOWN, mas é usado também para acesso à internet e afins.. vamos aumentar este link também e provavelmente deixar um dedicado para o appliance, de quanto será que seria o ideal?!

Pela importância o ideal é ter um link só para a VPN para que não haja concorrência com o tráfego comum. Teria que ter estatísticas do uso pra saber a banda mínima, acho que 1Mbit/s atenderia se os arquivos não forem muito grandes. Se o interesse de download for bem maior que o de upload não precisa ser simétrico. E lembre que o link da matriz também influencia no desempenho, além da latência própria pela grande distância geográfica.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!