Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador 555 acionado por pulso


rlimab
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Ola pessoal sou novo no fórum,estou em um projeto para um alimentador automático para meu cachorro e estou com dificuldade para achar um esquema de um temporizador com ci 555 de 0 a 30 segundos que seja acionado por um pulso negativo ou positivo  que funcione assim quando eu jogar o pulso (constante) ele faça a contagem normalmente e desligue normalmente mesmo com o pulso (constante)  obs:com este circuito pretendo ligar um motor via relé  desde já agradeço.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

defina melhor 'pulso (constante)'. Este termo pisou na bola de cristal. Seria um sinal digamos... quadrático? Neste caso conforme-o - retifique ou algo assim - aplique na base de um npn, um capacitor no coletor transfere o sinal trigger pro 555

Veja bem que ele citou um pulso ou positivo ou negativo. Não e necessário inverter com transistor se ele usar um pulso de negativo, no circuito que ai em cima deixei.

Como tem diferenciador e sendo pulso negativo, vai numa boa..

Mesmo que o pulso não retorne para seu estado normal (aberto ou + Vcc) vai operar sem problemas..

O pulso entra ali aonde e a chave de trigger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato. Só pulso=ok. Só não sei se um "pulso (constante)" no lugar da chave atenderia de imediato suas expectativas. p.ex aos 29 seg recebe outro pulso (constante): 555 ignora ou espera + 30?. Neste caso nem a minha solução atenderia... Por isso penso é bom que se defina o termo que pra mim é novidade. De fato 555 1/2 que enferrujou na minha mente. kk . Portanto gentilmente peço que ignore o que escrevi...

 

Sexta super!! uhhhhúlll!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A descrição do autor é dúbia, confusa...

Quer me parecer que ele talvez queira ter dito que um pulso (na verdade uma mudança de nível) de + Vcc para terra, aparece no pino excitação o temporizador terá de iniciar processo de contagem de tempo. Ao final desse tempo ele deve se desligar mesmo que o estado da excitação nem tenha saído do terra ainda. Para retrigar terá de voltar para +Vcc e novamente oferecer mudança parta o terra, para nova excitação. Em nenhum instante ele falou e retrigar durante o ciclo de contagem.

Por longos anos trabalhei com especificações de projetos, os mais diferentes possíveis, em múltiplas áreas e o longo desses anos aprendi o quão importante é a riqueza de detalhes no momento de uma especificação. Uma especificação clara, objetiva, abrangente, prevendo possibilidades e proibições acaba levando a um produto final muito mais redondo e bem depurado..

A qualidade do resultado final é diretamente proporcional às informações contidas nas especificações..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o pulso de entrada negativo (pino 2) permanecer por mais tempo do que o de carga do capacitor nada acontece, isso porque assim que o pulso é detectado o capacitor começa a carregar (quando o sinal vai de nivel alto para baixo).

 

Porém, com ajuda do capacitor de 100nF e o resistor de 100K de pull-up, isto não acontece, pois ao acionar a chave a tensão sobre o capacitor inverte gerando um único pulso, assim, mesmo que o pulso da entrada não varie mais posteriormente, só haverá um novo pulso quando este carregar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do ponto de vista de circuito, me parece, que necessitas de um assim, por exemplo:

LM555Basics5.GIF

 

Só falta acertar os tempos através de R1 C1, e colocar um relé na saída..

Mais dados e exemplos ai: http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html#13

 

Voltei:

Negativo ou GND relativo aou QUE?

 

Do ponto de vista de circuito, me parece, que necessitas de um assim, por exemplo:

LM555Basics5.GIF

 

Só falta acertar os tempos através de R1 C1, e colocar um relé na saída..

Mais dados e exemplos ai: http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html#13

 

Não sei se me expressei de forma errada quanto ao pulso, desculpas não sou técnico só um simples entusiasta pela eletrônica !

Mas vamos ao que interessa,  a puco tempo fiz um temporizador desses que tem na internet quando eu apertava e soltava  o botão  ele  acendia o led no tempo determinado e apagava,   mas se eu ficasse com o dedo no mesmo pressionado o led ficava aceso e não apagava 

resumindo eu queria um esquema que mesmo com o dedo pressionado o tempo todo o led acendesse e apagasse no tempo previsto

(acho que o termo certo seria um sinal logico alto e não um pulso) 

    

 

A descrição do autor é dúbia, confusa...

Quer me parecer que ele talvez queira ter dito que um pulso (na verdade uma mudança de nível) de + Vcc para terra, aparece no pino excitação o temporizador terá de iniciar processo de contagem de tempo. Ao final desse tempo ele deve se desligar mesmo que o estado da excitação nem tenha saído do terra ainda. Para retrigar terá de voltar para +Vcc e novamente oferecer mudança parta o terra, para nova excitação. Em nenhum instante ele falou e retrigar durante o ciclo de contagem.

Por longos anos trabalhei com especificações de projetos, os mais diferentes possíveis, em múltiplas áreas e o longo desses anos aprendi o quão importante é a riqueza de detalhes no momento de uma especificação. Uma especificação clara, objetiva, abrangente, prevendo possibilidades e proibições acaba levando a um produto final muito mais redondo e bem depurado..

A qualidade do resultado final é diretamente proporcional às informações contidas nas especificações..

Não sei se me expressei de forma errada quanto ao pulso, desculpas não sou técnico só um simples entusiasta pela eletrônica !

Mas vamos ao que interessa,  a puco tempo fiz um temporizador desses que tem na internet quando eu apertava e soltava  o botão  ele  acendia o led no tempo determinado e apagava,   mas se eu ficasse com o dedo no mesmo pressionado o led ficava aceso e não apagava 

resumindo eu queria um esquema que mesmo com o dedo pressionado o tempo todo o led acendesse e apagasse no tempo previsto

(acho que o termo certo seria um sinal logico alto e não um pulso) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Se o disparo desse seu novo projeto for por pressionar um botão, use o esquemático que lhe passei tal e qual está desenhado. Claro, só implemente a saída para um relé

Assim portanto:

LM555Basics5.GIF

 

Para acrescentar um relé faça isso, na saída do pino 3 desse circuito ai de cima:

Saida555comrele_zps232139ff.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola pessoal sou novo no fórum,estou em um projeto para um alimentador automático para meu cachorro e estou com dificuldade para achar um esquema de um temporizador com ci 555 de 0 a 30 segundos que seja acionado por um pulso negativo ou positivo  que funcione assim quando eu jogar o pulso (constante) ele faça a contagem normalmente e desligue normalmente mesmo com o pulso (constante)  obs:com este circuito pretendo ligar um motor via relé  desde já agradeço.  

Amigo, tem como explicar melhor!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tem como explicar melhor!!!!!!!

ola xykote abrigado por perguntar, no começo do tópico acabei me expressando de forma errada sobre meu objetivo (pobre de detalhes) 

mas depois  me expliquei de forma mais simples e achei a resposta com a amigo faller  obrigado.           

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!