Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multimetro ET-1002 com problemas


jaspion9
Ir à solução Resolvido por ricardospimentel,

Posts recomendados

Olá boa noite! Ganhei de presente um multimetro Minipa modelo et-1002 e o mesmo apresenta um problema chato e intermitente, falhando mais que funcionando. Sou iniciante em eletrônica e só testei três funções. Corrente continua, alternada e resistência. No teste de resistência ele funciona bem sempre, inclusive juntando as duas pontas do cabo de teste o visor zera. O problema acontece nos testes de corrente. Colocando o multimetro na escala de 20V continua e testando uma pilha nova ele as vezes marca +/-1,54, mas na maioria absoluta das vezes só marca 0,01. No teste de corrente alternada na escala de 200V para rede de 110V o resultado é de +/-126,5, mas na maioria das vezes é também 0,01. O multimetro é novo e a bateria que esta nele é a que veio na caixa. Ficaria grato se alguem me apontasse algum possível erro de minha parte ou o defeito no multimetro.

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao medir a tensão (não é correto dizer que vai medir corrente contínua em escala de "tensão" V ) faça um pequeno movimento na chave seletora pra esquerda e para direita e veja se mede corretamente. Caso positivo, é mau contato ou o ponto de parada dos contatos da escala não coincidem com as pistas na placa do multímetro. Não sei se me expressei de forma que deu pra entender.

et-1002_g.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver essa possibilidade. Melhor tentar isso que descartá-lo logo, pois o amigo que me deu nem vejo mais para pedir uma troca. Esse defeito com certeza é de fabrica, pois ele era selado quando o abri pela primeira vez. Teste errado nunca foi feito, pois mesmo que tivesse o primeiro teste que fiz foi com uma pilha e 1,5v e depois uma bateria de celular, teste na rede elétrica de casa foi bem depois. Acho impossível tê-lo queimado com uma pilha e uma bateria de celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Só dando um pitaco:

Se for abri-lo, então abra-no com o seletor virado para baixo na mesa. Primeiro tire o parafuso dele (pois acho que ele só tem um mesmo, não lembro) e então siga a dica que lhe dei há pouco.

 

Isso evita que se perca ou se solte algum dos jumpers metálicos que são encaixados muito delicadamente naquele plástico.
 

Também lhe aconselho a não usar palha de aço, lixa, óleo aerosol (WD-40), ácido sulfúrico, água e sabão, etc. Use um cotonete embebido em Isopropanol (álcool isopropílico). Limpar à seco também dá, basta utilizar uma borracha branca de vinil e em seguida passar o cotonete para limpar os resíduos da borracha.

Como vês, é rápido, fácil, garantido!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!