Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jaspion9

RESOLVIDO Multimetro ET-1002 com problemas

Recommended Posts

Olá boa noite! Ganhei de presente um multimetro Minipa modelo et-1002 e o mesmo apresenta um problema chato e intermitente, falhando mais que funcionando. Sou iniciante em eletrônica e só testei três funções. Corrente continua, alternada e resistência. No teste de resistência ele funciona bem sempre, inclusive juntando as duas pontas do cabo de teste o visor zera. O problema acontece nos testes de corrente. Colocando o multimetro na escala de 20V continua e testando uma pilha nova ele as vezes marca +/-1,54, mas na maioria absoluta das vezes só marca 0,01. No teste de corrente alternada na escala de 200V para rede de 110V o resultado é de +/-126,5, mas na maioria das vezes é também 0,01. O multimetro é novo e a bateria que esta nele é a que veio na caixa. Ficaria grato se alguem me apontasse algum possível erro de minha parte ou o defeito no multimetro.

Desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao medir a tensão (não é correto dizer que vai medir corrente contínua em escala de "tensão" V ) faça um pequeno movimento na chave seletora pra esquerda e para direita e veja se mede corretamente. Caso positivo, é mau contato ou o ponto de parada dos contatos da escala não coincidem com as pistas na placa do multímetro. Não sei se me expressei de forma que deu pra entender.

et-1002_g.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Deixei ele no carro, que estaciono muito longe de casa. Vou trazê-lo amanhã e efetuar esse procedimento.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente ele esta com mal contato, da nele uma pancadinha ele funciona. Perdeu completamente seu caráter de instrumento de confiança e precisão. Vou ver a possibilidade de troca com meu amigo que me deu ou, mais provável, comprarei outro. Muito obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post