Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jaspion9

RESOLVIDO Multimetro ET-1002 com problemas

Recommended Posts

Olá boa noite! Ganhei de presente um multimetro Minipa modelo et-1002 e o mesmo apresenta um problema chato e intermitente, falhando mais que funcionando. Sou iniciante em eletrônica e só testei três funções. Corrente continua, alternada e resistência. No teste de resistência ele funciona bem sempre, inclusive juntando as duas pontas do cabo de teste o visor zera. O problema acontece nos testes de corrente. Colocando o multimetro na escala de 20V continua e testando uma pilha nova ele as vezes marca +/-1,54, mas na maioria absoluta das vezes só marca 0,01. No teste de corrente alternada na escala de 200V para rede de 110V o resultado é de +/-126,5, mas na maioria das vezes é também 0,01. O multimetro é novo e a bateria que esta nele é a que veio na caixa. Ficaria grato se alguem me apontasse algum possível erro de minha parte ou o defeito no multimetro.

Desde já agradeço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao medir a tensão (não é correto dizer que vai medir corrente contínua em escala de "tensão" V ) faça um pequeno movimento na chave seletora pra esquerda e para direita e veja se mede corretamente. Caso positivo, é mau contato ou o ponto de parada dos contatos da escala não coincidem com as pistas na placa do multímetro. Não sei se me expressei de forma que deu pra entender.

et-1002_g.jpg

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixei ele no carro, que estaciono muito longe de casa. Vou trazê-lo amanhã e efetuar esse procedimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente ele esta com mal contato, da nele uma pancadinha ele funciona. Perdeu completamente seu caráter de instrumento de confiança e precisão. Vou ver a possibilidade de troca com meu amigo que me deu ou, mais provável, comprarei outro. Muito obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou ver essa possibilidade. Melhor tentar isso que descartá-lo logo, pois o amigo que me deu nem vejo mais para pedir uma troca. Esse defeito com certeza é de fabrica, pois ele era selado quando o abri pela primeira vez. Teste errado nunca foi feito, pois mesmo que tivesse o primeiro teste que fiz foi com uma pilha e 1,5v e depois uma bateria de celular, teste na rede elétrica de casa foi bem depois. Acho impossível tê-lo queimado com uma pilha e uma bateria de celular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só dando um pitaco:

Se for abri-lo, então abra-no com o seletor virado para baixo na mesa. Primeiro tire o parafuso dele (pois acho que ele só tem um mesmo, não lembro) e então siga a dica que lhe dei há pouco.

 

Isso evita que se perca ou se solte algum dos jumpers metálicos que são encaixados muito delicadamente naquele plástico.
 

Também lhe aconselho a não usar palha de aço, lixa, óleo aerosol (WD-40), ácido sulfúrico, água e sabão, etc. Use um cotonete embebido em Isopropanol (álcool isopropílico). Limpar à seco também dá, basta utilizar uma borracha branca de vinil e em seguida passar o cotonete para limpar os resíduos da borracha.

Como vês, é rápido, fácil, garantido!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×