Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com LM567


Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou tentando fazer um identificador de tom com o LM567, para identificar 100KHz gerado de um 555.

Bem já pesquisei bastante mas não acho nada de concreto. Cheguei bem próximo fazendo ele funcionar corretamente enquanto eu estava monitorando a frequência com o multímetro, mas quando eu retirava a ponteira ele ficava inoperante.

Bem tá difícil para mim. Se alguém tiver uma ideia agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Moriggi,

O LM567 não tem nenhum segredo... Mas você tem de conhecer bem como calcular e como projetar.

A largura de banda do sinal de entrada varia com a amplitude do sinal. Portanto, o ideal é garantir que o nível do sinal seja o mesmo.

Sempre use um capacitor na entrada.

Na dúvida, leia o datasheet da Texas, é o mais completo com muitas dicas. E posso garantir que os circuitos dele funcionam !

E por último, usar um 555 como gerador de sinal é querer deixar o PLL do 567 doidinho.... A onda é QUADRADA, em vez de SENOIDAL, ou seja, tem muitas componentes harmônicas. Isto quer dizer que se o seu circuito com 555 gerar 33.3 Khz ou 20 Khz tem muita chance de o LM567 detectar elas como se fosse os 100 Khz ...

Que tal fazer um oscilador com transistor, tipo de deslocamento de fase, ou até um oscilador tipo ponte de Wien ? Vai entregar uma senóide de verdade.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Aconselho reduzir a tensão na entrada para o valor sugerido no datasheet, entre 100mV e 200mV. Pra isso faça um divisor de tensão da saída do 555 . Depois do divisor. vai o capacitor ao pino 3 do 567.

Leia também o datasheet do NE/SE567 da philips.

Nele tem vários circuitos de exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olha talvez seja besteira o que você vai ler mas baseando no que o amigo @aphawk disse, talvez uma rede rc ou rlc faça a onda se tornar mais "senoidal" pra deixar o 567 mais conformado.

Ainda continuo achando que um mc poderia ser usado pra isso. Quiçá até mais barato. A essência: aplique sinal na entrada do contador, zere contador, espere um pouco, veja se ele contou até "cem", repita, abraço.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olha talvez seja besteira o que você vai ler mas baseando no que o amigo @aphawk disse, talvez uma rede rc ou rlc faça a onda se tornar mais "senoidal" pra deixar o 567 mais conformado.

Ainda continuo achando que um mc poderia ser usado pra isso. Quiçá até mais barato. A essência: aplique sinal na entrada do contador, zere contador, espere um pouco, veja se ele contou até "cem", repita, abraço.

Abraço

Internamente CI faz isto

Veja no DS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é uma repreensão ou reflexão? Se eu fosse o autor to tópico não me importaria em ler novas alternativas. De fato até agradeceria. De toda a forma o autor pode ignorar e você com seus superpoderes pode editar o post.
Somar lembra? essa é nossa proposta.

 

Depois deste desabafo...

Me fez lembrar que certa feita pedi umas amostras de lm567. Não tinha. Só tinha lmc567. achei que era a lesma lerda e nem dei bola pro d.s. do c, que pra mim era de cmos, e mandei bala... puts! me ferrei... kk. Portando querido amigo @Eduardo Moriggi veja se o seu não é lmc567 (só por desencargo de consciência kk)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!