Ir ao conteúdo

C: iniciando com 100% de uso do HD no Windows 8.1

MVPS

Posts recomendados

Postado

Boa Noite,

A algum tempo venho notando alguma certa lentidão no meu pc, no gerenciador de tarefas descobri que o PC está iniciando com o C: (unidade onde o windows está instalada em 100%) e fica constante até eu desligar o computador.

Pesquisando na internet, vi que é um problema que aflige várias pessoas e pode ter várias causas e soluções, mas já testei várias e nenhuma teve solução, vou listar abaixo o que testei e o que aconteceu:

1 - Fui no Services.msc e desabilitei o Windows Search
Resultado: Não melhorou em nada

2 - Desabilitei a indexação de arquivos do C:
Resultado: Não melhorou em nada

3 - Desabilitei as atualizações automáticas do Windows (windows update)
Resultado: Nada

4 - Passei o Scan completo do Avira

5 - Passei o Malwarebytes

6 - Passei o AdwCleaner
Resultado: Corrigiu 6 problemas no registro e deletou 4, mas não solucionou o problema do HD.

7 - Passei o TSSDKiller

8 - Passei o Junkware Rootkit Tool
Resultado: limpou mais uns problemas no registro e magicamente o HD voltou ao normal, consumindo apenas 3%.. porém somente até eu reiniciar o pc.

nota: toda vez que passo o JRT ele corrige o problema temporariamente, porém percebi que ele mata todos os processos do windows, inclusive o explorer.exe e reinicia-o em modo administrador, entrando em conflito com os apps metro, que não rodam neste modo. Para solucionar, mato manualmente o explorer.exe no ctrl+alt+del e depois inicio-o. Percebo ainda que quando entro depois no chrome volta a ficar 100%, mas quando inicio ele já fica em 100% mesmo sem abrir o chrome. resultado: inviável ficar fazendo esse processo maçante toda vez que inicio o pc.

9 - Tentei pelo msnconfig iniciar o pc pela "Inicialização de Diagnostico", a qual carrega apenas os dispositivos e serviços básicos, porém ela não carrega o Onedrive, o Dropbox, a Internet, o Som, entre outras coisas essenciais, mas soluciona o problema.

Nota: Então provavelmente é algum processo na inicialização do PC, só que já desabilitei tudo que não é processo da Microsoft, e mesmo assim não adiantou..  os processos da microsoft juntos somam uma média de 50 ou mais, seria inviável eu sair testando 1 por 1 para ver a eliminação.

10 - Notei algo inusitado.. o Windows 8.1 inicia em modo Desktop, mas quando aperto a tecla windows e vou para o modo Metro, percebo pelo gerenciamento de tarefas que o C: volta a ficar normal, utilizando entre 3% a 8% do hd, mas quando volto pro desktop sobe pra 100% novamente.. se eu ficar alguns minutos no modo metro, o HD volta ao normal, se estabilizando.

Resumo da Opera:

- Desconfio que possa ser algum processo do windows na inicialização?
- Algum Registro defeituoso?
- HD com problemas?
- Algum programa em conflito? tentei desabilitar o Avira mas não mudou em nada, vi no google que resolveu para alguns.
- Outra coisa que não testei ainda?

Emfim, se alguem souber de uma solução que não seja formatar, por favor me ajudem.. estou no meio de um mestrado, produzindo artigos e não posso me dar ao luxo de fazer backup de tudo e formatar (falta de tempo).

Obrigado!

Postado

@MVPS

Realmente de vez em quando aparece alguém por aqui com esse problema. Também já ocorreu comigo, mas com a instalação de um update resolveu o problema.

Você tem todas as atualizações do Windows instaladas?

O update que resolveu o meu problema na época foi este: http://support.microsoft.com/kb/2981965

Se a sua máquina encontra-se em dia com as atualizações, esse update não precisa ser instalado isoladamente.

Você poderia ter expandido aquela coluna Arquivo na tela acima para que possamos ver qual arquivo está envolvido com a escrita/gravação.

[ ]'s

Postado

@LNW

Obrigado pela resposta, e desculpe pela demora pela réplica, tive o azar de ter problemas com a GVT, só voltou a internet hoje =/

A máquina encontra-se em dia, com todos os updates do windows update, porém, esse kb2981965 eu não encontrei na lista dos updates já feitos.

Outro detalhe estranho que anda acontecendo de tempos em tempos no meu pc, é que ele deixa de detectar um HD Seagate 1TB.. da primeira vez entrei em desespero, pesquisando na internet vi que poderia ser poeira, e realmente tinha bastante poeira, limpei o pc com jato de ar, inclusive todos os hds, e ele voltou a funcionar.. passou 2 semanas sem dar nenhum problema (o problema de disco em 100% é com o C: o hd que o Windows 8.1 está instalado), o hd que estava sem detectar é outro que uso só para games, musicas e filmes.

Hoje, novamente o windows não detectou-o.. abri o pc, desconectei e conectei o cabo sata e o cabo de força e ele voltou a reconhecer..

Será que pode ser vírus? ou o HD novinho (menos de 1 ano de uso) está com problemas.. para efeito comparativo, tenho mais 2 hd's..

- O C: / E:, que fica em 100% (por conta do Bug do Windows) tem uns 3 anos.. é um Samsung 320gb
- O D: que tem bem uns 5 anos, e nunca deu problema, outro Samsung, só que de 160gb
- o I: / J: que é o HD novo da Seagate de 1TB tem uns 6 meses apenas, e o windows já é a segunda vez que ele "some" e fica sem aparecer a unidade..

Você recomenda eu baixar esse update 2981965 ?? para eu baixar no Windows 8.1 ele é atrelado a um outro, segundo o site de Microsoft.

Postado

Notei que o Avira sempre trava o scan no vaultsvc.dll , que fica localizadoi no windows/system32.. pesquisando na web vi que ele pode ser responsável por um rootkit que invade arquivos do sistema.

O que é vaultsvc.dll?

vaultsvc.dll é um arquivo DLL que é responsável pela Credential Manager Service componente em sistemas Windows como o Windows 7 Professional Edition 64-bit. Foi criada em 7/13/2009 4:53:24 PM, o tamanho é 374272 bytes e sua versão é 6.1.7600.16385.

vaultsvc.dll pode ser infectado por vírus Backdoor:VBS/Delf.EJ que se espalha através da rede social WeOurFamily para baixar e instalar malwares Program:Win32/Advspydetect nas máquinas afetadas.

Uma vez infectado, o caminho do arquivo de vaultsvc.dll será re-definir como:
C:\WINDOWS\winsxs\amd64_microsoft-windows-security-vault_31bf3856ad364e35_6.1.7600.16385_none_4d5e025e54ba15f8\

E o software como o jogo de PC Planescape: Torment, navegador Web Opera Mini 6.5.26955 ou antivírus AVG Internet Security 2012 não pode iniciar-se, juntamente com a mensagem de erro
vaultsvc.dll está ausente ou não foi encontrado.

Quando você reiniciar o computador, você receberia vaultsvc.dll tela azul da morte (BSOD), juntamente com o código de erro de parada:
0X2680650

Hoje notei um processo suspeito, esse TiWorker.exe

rootkit.jpg

Ele é o Windows Modules Installer Worker

e ao clicar com o botão direito / propriedades no processo ele aponta para o

C:\Windows\WinSxS\amd64_microsoft-windows-servicingstack_31bf3856ad364e35_6.3.9600.17477_none_fa2b7d3b9b36c7b4

Não sei se tem algo haver, mas ele sempre fica entre os que mais acessam o HD quando está lento..

Mudei do Avira para o Vipre, depois de pesquisas em sites especializados, recomendaram como o melhor anti-virus de 2015.. passei scan e não detectou nada..

:S

• 4 meses depois...
Postado
Pra quem nao resolveu o problema, siga esses passos abaixo e verifica se resolve o problema.

- Verificar se o problema ocorreu depois de alguma atualizacao do windows, se sim, deve-se voltar o S.O para o original de fabrica e tirar as atualizacoes automatica.

- Usar comando "CHKDSK c: /f" para verificar a integridade do HD.

- Atualizar todos os drivers, inclusive o da BIOS e de VIDEO.

- Desabilitar windows defender.

- Desabilitar windows Search. Passo-a-passo: Digite "services.msc"  (sem as aspas) no menu inicar, abra e procure na lista o "windows search" e de duplo clique e em "tipo de inicializacao" coloque "desativado" e depois clique em "parar", aplica e sai.

- em propriedade do DISCO LOCAL(C:), desmarque as opções "compactar disco" e "permitir que arquivos sejam indexado com a propriedade do arquivo" em propriedade do DISCO LOCAL(C:)e aplica apenas a unidade(C:).

- Abra um novo usuário em privilégios de Administrador, e mova os dados para outra conta, exclua a conta antiga quando estiver na nova conta.

- Limpar os arquivos de paginação do Windows sempre que ele for desligado. Passo-a-passo: Apos fazer backup dos dados, entre no regedit e siga o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management . Localizado o ClearPageFileATShutdown, clique nele duas vezes com o botão esquerdo do mouse. Altere o "Dados do Valor' de 0 para 1 e dê OK, feche todas as janelas e reinicie a máquina. Verifique se o sistema estará usando 100% dos seus discos ainda. Caso tenha solucionado e deseja colocar as configurações padrões dos "Arquivos de Paginação", volte todo o processo acima e mude o 1 para 0 e reinicie a máquina.

- Desativar todos os servicos e programas que iniciam com o windows, se o problema for resolvido o problema esta nos aplicativos. Ative apenas os servicos e programas necessario para o windows, se o problema voltar, possivelmente uma formatacao resolva o problema.

- Tirar arquivo de paginacao de programas e servico de segundo prano da memoria virtual.

- Reparar a imagem do Sistema. Passo-a-passo: Utilizar comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth para verificar se existe problema  no S.O, e depois utilizar o comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth para verificar a integridade do S.O, e depois utilizar o comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealthpara reparar a imagem do windows.

Espero ter ajudado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!