Ir ao conteúdo

Dúvidas sobre Acess Point

Fwander

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Este é meu primeiro post no fórum.

Problema: quero deixar a NAT aberta no console Xbox One, que atualmente está moderada.

Minha rede: internet da Oi (modem Opticom Dslink 279); roteador D-Link DIR-600.

Já tentei diversos tutoriais pela internet. O máximo que consegui foi deixar aberta por alguns momentos, mas logo voltar a ficar moderada. A luz no fim do túnel que encontrei foi esse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1066573-dmz-travado-pelo-roteador-tp-link-xbox-one-nat-estrito/

Gostaria de compreender melhor as respostas nos posts #2 e #4, para abrir as portas que preciso. Pesquisei e não encontrei sobre o assunto. No meu caso, como faria pra montar minha rede a fim de deixar NAT tipo aberto?

Divido a internet com dois notebooks, TV, dois celulares e o console.

Desculpem a ignorância no assunto, imagino que isso é bem trivial para vocês, mas a princípio me causou desconfiança.

EDIT: revirei alguns tópicos no fórum, e pelo que vi, a princípio, posso deixar meu modem em modo bridge e o roteador em PPPoE. Fazendo isso, meu roteador vira um Acess Point, é isso? Daí eu faço o processo de abertura de portas pelo modem, informando o IP do Xbox, certo?

Postado

Olá pessoal,

Este é meu primeiro post no fórum.

Problema: quero deixar a NAT aberta no console Xbox One, que atualmente está moderada.

Minha rede: internet da Oi (modem Opticom Dslink 279); roteador D-Link DIR-600.

Já tentei diversos tutoriais pela internet. O máximo que consegui foi deixar aberta por alguns momentos, mas logo voltar a ficar moderada. A luz no fim do túnel que encontrei foi esse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1066573-dmz-travado-pelo-roteador-tp-link-xbox-one-nat-estrito/

Gostaria de compreender melhor as respostas nos posts #2 e #4, para abrir as portas que preciso. Pesquisei e não encontrei sobre o assunto. No meu caso, como faria pra montar minha rede a fim de deixar NAT tipo aberto?

Divido a internet com dois notebooks, TV, dois celulares e o console.

Desculpem a ignorância no assunto, imagino que isso é bem trivial para vocês, mas a princípio me causou desconfiança.

EDIT: revirei alguns tópicos no fórum, e pelo que vi, a princípio, posso deixar meu modem em modo bridge e o roteador em PPPoE. Fazendo isso, meu roteador vira um Acess Point, é isso? Daí eu faço o processo de abertura de portas pelo modem, informando o IP do Xbox, certo?

O que ocorre, para que você entenda, é o seguinte: GERALMENTE, as operadoras configuram o modem em modo router. Quando você adiciona o seu roteador, sua rede acaba ficando com 2 roteadores, e consequentemente as portas precisam ser liberadas nos 2 equipamentos. Sua observação está em partes correta: configurar o modem em modo bridge. O roteador não irá virar um Access Point, continuará sendo um roteador com um access point embutido, e você fará o processo de abertura de portas NO ROTEADOR, e não no modem.

Postado

Opa, bom dia!

Então eu posso acessar meu modem e configurá-lo em modo bridge. Daí acesso o roteador e abro as portas que a Live pede (nem preciso mudar o tipo de conexão, que está em DHCP Cliente). É apenas isso?

Eu estava lendo na internet algumas reclamações de usuários que mudaram para o modo bridge, e depois não conseguiam acessar o modem pelo navegador. Por que isso ocorre? E como eu faria para acessá-lo depois de mudar para o modo bridge?

Desde já agradeço a atenção do colega!

Postado

Opa, bom dia!

Então eu posso acessar meu modem e configurá-lo em modo bridge. Daí acesso o roteador e abro as portas que a Live pede (nem preciso mudar o tipo de conexão, que está em DHCP Cliente). É apenas isso?

Eu estava lendo na internet algumas reclamações de usuários que mudaram para o modo bridge, e depois não conseguiam acessar o modem pelo navegador. Por que isso ocorre? E como eu faria para acessá-lo depois de mudar para o modo bridge?

Desde já agradeço a atenção do colega!

Depois que mudar para o modo bridge, o modem passa a não mais responder no IP padrão que você o configurou. A forma mais prática de voltá-lo ao modo router é dando um reset em sua parte traseira. Se quiser apenas acessá-lo, tente conectar o PC diretamente nele e digitar arp-a no prompt de comando; isto retornará pra você o IP do modem, de acordo com o MAC Address do mesmo.

Postado

Hum entendi isso.

Referente ao roteador, preciso configurá-lo para que se conecte ao modem via PPPoE?

Sim, na configuração da WAN do roteador, configure como PPPoE e digite o login do seu provedor. Lembrando que o modem deve estar em modo bridge para isso funcionar...

Postado

velho, mais uma vez obrigado!

Antes de fazer as configurações, gostaria de perguntar mais umas coisas. Depois de eu fazer todo o processo, muda alguma coisa na conexão dos meus outros dispositivos? Digo no sentido da qualidade da conexão, segurança... enfim, a rede ficará prejudicada de alguma forma (considerando que eu configurarei tudo corretamente)?

E eu poderei tanto abrir as portas no roteador quanto ativar o DMZ?

Postado

velho, mais uma vez obrigado!

Antes de fazer as configurações, gostaria de perguntar mais umas coisas. Depois de eu fazer todo o processo, muda alguma coisa na conexão dos meus outros dispositivos? Digo no sentido da qualidade da conexão, segurança... enfim, a rede ficará prejudicada de alguma forma (considerando que eu configurarei tudo corretamente)?

E eu poderei tanto abrir as portas no roteador quanto ativar o DMZ?

Sim, poderá abrir portas direto no roteador e ativar DMZ, caso necessário. Não muda nada com relação aos seus dispositivos, todos eles se conectarão através do roteador. Eu particularmente prefiro este modelo (modem em bridge, roteador como roteador), mas alguns desses modems não se dão bem quando em modo bridge (caso de alguns cable modem da NET). Se for o seu caso, pode conectar o modem/router em uma das portas LAN do roteador, e fazer este último operar como um switch de luxo (switch com Wi-Fi), e não como roteador. 

Postado

Consegui deixar o modem em bridge, e o roteador como roteador. Daí abri as portas que a Live pede e no momento estou com acesso NAT tipo aberto. Meu receio é voltar a ficar moderado como tantas outras vezes ficou hehe. Mas agora estou mais confiante, porque conforme vi os posts de outros colegas e o colega me mostrou, antes minha rede era roteador-roteador. E devido a isso, não estava dando certo abrir as portas e até mesmo ativar DMZ.

Vou aguardar uns testes para finalizar o tópico. Muito obrigado pela ajuda Veio do Rio!!!

Postado

Consegui deixar o modem em bridge, e o roteador como roteador. Daí abri as portas que a Live pede e no momento estou com acesso NAT tipo aberto. Meu receio é voltar a ficar moderado como tantas outras vezes ficou hehe. Mas agora estou mais confiante, porque conforme vi os posts de outros colegas e o colega me mostrou, antes minha rede era roteador-roteador. E devido a isso, não estava dando certo abrir as portas e até mesmo ativar DMZ.

Vou aguardar uns testes para finalizar o tópico. Muito obrigado pela ajuda Veio do Rio!!!

Fico feliz que conseguiu resolver. Se precisar, não hesite em perguntar. Abraço.

Postado

Boa tarde!

Primeiramente, tenho definido no roteador dois IPs para o Xbox (um para conexão com fio e outra para sem fio).

Realizando os testes aqui, notei que ao abrir portas para um dos IPs (no caso deixei para conexão com fio) e ativar DMZ (IP da conexão sem fio), a NAT fica do tipo estrito. Tudo bem, desativei o DMZ e optei pela conexão sem fio. Mas realizando testes de conexão no console, às vezes ocorre perda de pacote (1~2%), e um tal de MTU (não entendi na prática do que se trata), que antes sempre apontava em 1492, agora está saindo 1480. Essa diminuição no valor do MTU prejudica a conexão (para fins de baixar jogos e jogar online)?

Postado

Veio do Rio, entendi a metodologia pra descobrir o MTU ideal ensinado no link. Pesquisei sobre o assunto e até acabei achando esse site http://www.letmecheck.it/mtu-test.phpque indica o valor máximo de MTU.

Durante buscas, encontrei um fórum específico para Xbox, em que usuários discutem se usam ou não o valor máximo de MTU que a rede de cada suporta. Alguns chegaram à conclusão (por empirismo) de que o ideal é usar um valor acima que a Live pede e inferior ao limite descoberto no teste. http://www.pxb.net.br/comunidade/index.php?threads/para-quem-est%C3%A1-com-problemas-de-conex%C3%A3o.20837/

Vi que você entende muito sobre o assunto. Gostaria de saber, na sua opinião, se há algum problema realizar essa redução dos pacotes, a fim de evitar que se trabalhe no limite suportado pela rede.

Desde já agradeço a sua atenção!

EDIT: eu estava aqui pensando, do que adianta limitar o MTU no roteador (para um valor um pouco abaixo do indicado no teste), se daí o Xbox pode querer trabalhar nesse limite... mas pelo que vi ele não o faz, porque atualmente no roteador está 1492, e no teste de rede do console sai 1480...

Postado

Conceitualmente falando, MTU é o acrônimo para a expressão inglesa Maximum Transmission Unit, que em português significa Unidade Máxima de Transmissão, e refere-se ao tamanho do maior datagrama que uma camada de um protocolo de comunicação pode transmitir. E já que ele se refere ao valor máximo, ao meu ver, não precisa ficar temeroso quanto ao xbox querer trabalhar perto deste limite; aliás, quanto mais perto desse valor forem os datagramas trocados entre a live e a sua rede, menos lag e chance de dar erros você terá. Agora um detalhe: lembre-se que você tem um modem e um roteador, e que seria interessante se pudesse ajustar esse valor em ambos os equipamentos.

Espero ter ajudado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!