Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de bateria com UC3906


Ferocactus

Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Alguém aqui já usou o controlador de carga de bateria UC3906? 

Pelo que estudei no datasheet, a transição de overcharge para float charge se dá quando a corrente fluindo para a bateria cai a 1/10 de Imax. O carregador que estou montando tem Imax = 3A, portanto, a corrente entrando na bateria tem que cair até 300 mA, para o CI entender que a bateria está carregada e passar para o modo de flutuação.

 

O problema é que nesta bateria vai ficar ligado um equipamento que drena 350 mA o tempo todo. Nesse caso, a corrente monitorada pelo UC3906 nunca vai chegar aos 300 mA necessários para o carregador entrar em flutuação. Será que alguém aqui com experiência neste CI já passou por uma situação semelhante? Alguma sugestão nesse caso?

 

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligue a bateria e a fonte juntas com 2 diodos, tipo assim:

diode-or-bridge.png

É melhor usar diodo Schottky, porque a queda de tensão deles é menor que a de um diodo normal. Desse jeito a sua fonte é quem vai alimentar a carga sozinha quando estiver presente, e o carregador vai poder dar término de carga sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, pessoal!  Achei a ideia do diodo interessante, mas se houver uma falta de energia na rede elétrica, a carga em cima da bateria pode ficar muito alta em alguns instantes, podendo chegar a 80 amperes. Aí eu precisaria de um diodo que suportasse essa corrente com uma margem de folga.

 

Estou estudando o datasheet do bq24450, que é praticamente idêntico ao UC3906 (a pinagem e as funções são as mesmas, só mudam os nomes).

 

A página 12 desse manual diz que é possível mudar o ponto de transição em que o circuito "vê" que é hora de terminar a carga da bateria. Esse ponto, definido no datasheet como Itaper, corresponde a 10% da corrente que carrega a bateria (Imax). Então se eu conseguir mudar Itaper para um valor acima de 10%, o problema também vai estar resolvido (se Itaper for ajustado, por exemplo para 0,4 ou 0,5 amperes). O importante é esse valor ficar acima da corrente drenada pela carga ligada à bateria.

 

Desculpem pelo post longo, mas acho que deu pra entender. Enfim, estou estudando o assunto (esse caminho e também a possibilidade de usar os diodos). Se alguém mais puder ajudar, por favor, dê uma sugestão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!