Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cougar Archon e refrigeração


Posts recomendados

Olá pessoal.

Tenho um Cougar Archon e o esquema de ventilação dele é o seguinte:

 

4742b6c900.png

 

Lendo a respeito de pressão positiva/neutra/negativa fiquei com algumas dúvidas. Li que o ideal seria tirar mais ar do que entra, pois senão esse ar que entra vai ficar saturado transformando o gabinete em uma estufa. No caso do meu gabinete isso é complexo de fazer, pois tenho somente 1 saída de ar.

 

Pela imagem percebe-se que vai ter muito mais ar entrando no gabinete do que saindo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na tampa lateral (grelha) deve ter como colocar duas ventoinhas de 120mm, não é? Eu dei uma olhada no site e parece ter a furação para duas ventoinhas. Talvez até de 140mm, não sei. Dê uma conferida. Se der, coloque duas ventoinhas tirando o ar que vai melhorar bastante.

 

 

http://www.cougar-world.com/products/pc_case/archon.html (realmente parece ter encaixe para 2 ventoinhas de 120mm na tampa lateral).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, também tenho um Archon e andei lendo sobre isso e vi que pressão positiva é a melhor opção, você faz com que entre mais ar do que sai, "inflando" o gabinete que nem um balão, sendo assim o ar quente expelido pelos componentes sairia naturalmente...

Tenho dois Akasa Viper e o Stock que vem no gabinete(CFM menor), mas não sei como ficaria melhor, 2 Vipers na frente puxando ar e o stock atrás expulsando ou um Viper na frente e um do lado puxando e o stock atrás expulsando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na tampa lateral (grelha) deve ter como colocar duas ventoinhas de 120mm, não é? Eu dei uma olhada no site e parece ter a furação para duas ventoinhas. Talvez até de 140mm, não sei. Dê uma conferida. Se der, coloque duas ventoinhas tirando o ar que vai melhorar bastante.

 

 

http://www.cougar-world.com/products/pc_case/archon.html (realmente parece ter encaixe para 2 ventoinhas de 120mm na tampa lateral).

 

Sim Contiusa, tem suporte para 2 fans laterais de 120mm. No total é possível usar 5 fans de 120mm. Pelo fluxo de ar descrito no site 4 seriam para entrada de ar (os 2 frontais e os 2 laterais) e 1 para exaustão (traseiro).

 

Minha dúvida é se dessa forma não vai ter muito ar entrando e pouco ar saindo, deixando o ar quente dentro do gabinete.

 

Não sei se seria indicado fazer como tu falou tirar o ar pela tampa lateral.

Cara, também tenho um Archon e andei lendo sobre isso e vi que pressão positiva é a melhor opção, você faz com que entre mais ar do que sai, "inflando" o gabinete que nem um balão, sendo assim o ar quente expelido pelos componentes sairia naturalmente...

Tenho dois Akasa Viper e o Stock que vem no gabinete(CFM menor), mas não sei como ficaria melhor, 2 Vipers na frente puxando ar e o stock atrás expulsando ou um Viper na frente e um do lado puxando e o stock atrás expulsando.

 

Pois é Iaiew. Li também que dessa forma acumula menos poeira dentro do gabinete.

Pensei em fazer a seguinte configuração: 1 Akasa Viper atrás (exaustor) e 1 Akasa Viper + o Stock frontal. Deixando a lateral sem fans para o ar quente sair. Assim teria uma pressão positiva com uma exaustão um pouco mais eficiente usando o Viper ao invés do Stock atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é se dessa forma não vai ter muito ar entrando e pouco ar saindo, deixando o ar quente dentro do gabinete.

 

Não sei se seria indicado fazer como tu falou tirar o ar pela tampa lateral.

 

Ué, mas você pode colocar as duas ventoinha soprando o ar para fora. Elas não precisam ficar obrigatoriamente soprando para dentro. Você pode colocar nos dois sentidos (na parte de dentro da grelha) e ver qual esfria melhor. É só virar a ventoinha que o fluxo inverte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, mas você pode colocar as duas ventoinha soprando o ar para fora. Elas não precisam ficar obrigatoriamente soprando para dentro. Você pode colocar nos dois sentidos (na parte de dentro da grelha) e ver qual esfria melhor. É só virar a ventoinha que o fluxo inverte. 

 

Concordo que o fan pode ser colocado nos dois sentidos, porém lendo em vários fóruns e em sites o consenso parece ser: ar frio deve entrar pela frente, por baixo e pela lateral; e ar quente deve sair por trás e por cima.

 

Por isso fiquei na dúvida dessa configuração (tirar ar pela lateral).

 

Mas assim que chegarem meus fans novos vou testar.

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Chegaram meus fans. Coloquei a configuração da seguinte forma: 2 Akasa Apache frontais e 1 Akasa Viper traseiro como exaustor. Dessa forma fiquei com uma pressão positiva. Deixei a lateral sem fans por enquanto e vou monitorar para ver a questão da poeira e da temperatura. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

comprei um cougar archon e também tive essa duvida. alias tive outra: faria sentido colocar na lateral, um fan puxando ar pra dentro e outro puxando para fora?

 

Olá @thalesds94

 

Até o momento estou bem satisfeito com a configuração que mencionei acima. Ainda não coloquei nenhum fan lateral, pois a temperatura está muito boa. Até porque aqui no sul agora é inverno, então já refrigera "naturalmente" :)

 

Quanto a colocar um fan colocando ar p dentro e outro colocando p fora não sei te dizer se faria sentido. O projeto do Archon foi pensado com os 2 fans laterais colocando ar p dentro, então é preferível que siga essas orientações. Porém, se quiser fazer da outra forma p testar como fica, coloca o inferior colocando ar p dentro (mais frio) e o superior colocando p fora (mais quente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@guidadall

 

Eu tenho este mesmo gabinete e pretendo melhorar o fluxo de ar, pois recentemente coloquei uma placa de vídeo (Gigabyte R7 260x WindForce 2x) e, com a jogatina que não ocorria outrora (rsrs) sinto a necessidade de melhorar a refrigeração. Minha dúvida é sobre o sistema de fixação para as fans na parte frontal do gabinete... li em um review e vi que é apenas encaixado no filtro o que me leva a crer que pode gerar um barulho ou trepidação quando o sistema é ligado. Você observou algo parecido aí? Outro "fato" que foi observado no texto do review é: se instalar apenas uma fan o plástico, leia-se filtro, "pode" entortar devido ao peso e pressão exercidos pelo "ventiladorzinho" :tantan:. Bom eu pretendo adquirir duas Cougar Dual-X CF-D12HB-B em breve para compor a refrigeração. Será que você pode me ajudar?

 

Imagens que vi  :3:

front-fan-filter-closeup.pngArchon-retakes-001.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guidadall

 

Eu tenho este mesmo gabinete e pretendo melhorar o fluxo de ar, pois recentemente coloquei uma placa de vídeo (Gigabyte R7 260x WindForce 2x) e, com a jogatina que não ocorria outrora (rsrs) sinto a necessidade de melhorar a refrigeração. Minha dúvida é sobre o sistema de fixação para as fans na parte frontal do gabinete... li em um review e vi que é apenas encaixado no filtro o que me leva a crer que pode gerar um barulho ou trepidação quando o sistema é ligado. Você observou algo parecido aí? Outro "fato" que foi observado no texto do review é: se instalar apenas uma fan o plástico, leia-se filtro, "pode" entortar devido ao peso e pressão exercidos pelo "ventiladorzinho" :tantan:. Bom eu pretendo adquirir duas Cougar Dual-X CF-D12HB-B em breve para compor a refrigeração. Será que você pode me ajudar?

 

Imagens que vi  :3:

front-fan-filter-closeup.pngArchon-retakes-001.png

 

@ppeixer

 

Quanto a fixação é isso mesmo, os fans ficam fixados direto no filtro, sem parafusos, segurados por aquelas presilhas laterais e o buraco dos parafusos naquelas bolinhas. P encaixar coloca primeiro um lado e depois aperta p encaixar o outro. Os meus ficaram bem firmes e não causam nenhum ruído ou vibração quando são acionados.

 

Em relação a entortar o filtro não sei se de fato pode acontecer. Se tu reparar a estrutura do filtro é bem rígida, então acho difícil acontecer. No meu caso estou usando 2 fans no filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
2 horas atrás, Pedro Henriques disse:

Olá, gostaria de saber como ele se encontra em 2016/2017, estou pensando em comprar um e queria saber a melhor configuração de coolers para ele, se puder me ajudar :P

 

@Pedro Henriques Olá, seja bem vindo ao fórum Clube do Hardware.

 

Eu uso esse gabinete, com o seguinte setup:

 

i5 3330 com Cooler DeepCool GAMMAXX 300, aqui no Rio com o calor de hoje 34º e sensação de quase 40º com o case fechado estou com 50º em iddle no processador. Minha vga é uma Gigabyte R7 260x WindForce 2x e em iddle está nos 40º. Tenho instalado no gabinete dois fans, Cougar Vortex PWM 120x120x25mm CF-V12HP, na tampa da frente jogando ar.

 

Quando a temperatura e sensação térmica se estabelecem na casa de 30º essas temperaturas caem 10º para processador e GPU em iddle, ficando 40º e 30º respectivamente. Em full load, com 30º e case fechado, fico com 50º no processador e 60º na GPU. Eu instalei essas fans no início do ano e não notei diferença nas temperaturas de processador e GPU, porém possuo 3 HD's e esses sim estão com temperaturas mais baixas. SSD Samsung 840 EVO 250gb e um HD Seagate 1 TB e um HD Seagate 2 TB, todos tiveram uma queda em 5º na temperatura. Fiquei satisfeito com o resultado apesar de não ter diminuído as temps da CPU e GPU.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Henriques

 

Eu continuo com a mesma configuração original: processador Pentium G3258 e vga Zotac Geforce Gtx 750 Ti 2GB. Ainda com 2 fans Akasa Apache na frente, 1 Akasa Piranha atrás (todos PWM e 120mm) e nenhum na lateral. O que notei até agora é que os fans estão praticamente sempre em idle, e por isso não tive a preocupação de monitorar o aquecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Em 06/02/2015 às 13:04, Iaiew disse:

Cara, também tenho um Archon e andei lendo sobre isso e vi que pressão positiva é a melhor opção, você faz com que entre mais ar do que sai, "inflando" o gabinete que nem um balão, sendo assim o ar quente expelido pelos componentes sairia naturalmente...

Tenho dois Akasa Viper e o Stock que vem no gabinete(CFM menor), mas não sei como ficaria melhor, 2 Vipers na frente puxando ar e o stock atrás expulsando ou um Viper na frente e um do lado puxando e o stock atrás expulsando.

 

@Iaiew Estou com um cougar archon, por enquanto apenas com 1 cooler que veio nele na traseira (exaustor), estou pensando em comprar dois coolers (da marca Archon), qual a melhor configuração? Um na lateral (ventilador) e outro na frontal (ventilador)? Ou dois na frontal (ventilador)?

Obs: o cooler traseiro (exaustor) em ambas opções acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎15‎/‎01‎/‎2017 às 16:39, denis.alves.f disse:

 

@Iaiew Estou com um cougar archon, por enquanto apenas com 1 cooler que veio nele na traseira (exaustor), estou pensando em comprar dois coolers (da marca Archon), qual a melhor configuração? Um na lateral (ventilador) e outro na frontal (ventilador)? Ou dois na frontal (ventilador)?

Obs: o cooler traseiro (exaustor) em ambas opções acima.

 

@denis.alves.f na verdade acho que vai fazer pouca diferença qualquer uma das configurações. Na primeira vai ventilar direto a placa-mãe enquanto que na segunda vai ventilar o(s) HD(s) e depois o ar vai passar pela placa. Eu acabei optando por colocar os dois na frente (ventilador) pois na lateral fez um pouco de barulho, ai deixei sem nenhum. Faz um teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guidadall Coloquei um na frontal (ventilador) e outro na lateral (ventilador) e estou com o traseiro (exaustor).

Porém o cooler da lateral esta fazendo um barulho grande, tipo assobio, creio que seja a grelha dá tampa do gabinete.

Vou testar com os dois frontais como você fez.

Você chegou a medir as temperaturas do antes e do depois ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!