Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vmware - vale a pena criar máquinas virtuais?


MARCELO - DJ KUKA

Posts recomendados

  • 1 ano depois...

@DJKUKA Ah um tempo eu vi sua postagem no fórum e estava querendo te responder, porém a correria do dia-a-dia e fez não ter o tempo necessário para resposta. Por ser um entusiasta dessa área (em meu TCC estou falando sobre isso), gostaria de deixar aqui o que acho sobre o assunto virtualização.

 

A virtualização pode parecer um conceito novo para alguns, com a crescente dos aplicativos como Virtual Box e VMware. No entanto, não é algo novo, começou na década de 1960 pela IBM com o projeto IBM 7044. De lá pra cá, muita água rolou... novas tecnologias nasceram, arquiteturas e tipos de virtualização foram lançadas no mercado chegando a ponto que estamos hoje, podendo se ter um "ambiente virtual" no desktop de sua casa.

 

Como vantagens de se por em prática tal procedimento, posso destacar algumas:

 

  • Economia:

Imagina a sua ideia, de criar um ambiente com uma máquina com Windows XP, 7 e uma máquina com alguma distribuição Linux para efetuar testes diversos. Seriam 3 equipamentos físicos consumindo energia, fora estabilizador, monitores e etc ... Ao virtualizar você diminuiria isso a uma máquina... diminuindo seu custo de energia, custo de possíveis reparos em caso de danos de peças (um problema elétrico que possa vir queimar algo irá queimar apenas uma fonte, não três).... fora estaria implanto a prática do Green IT, ou seja, TI Verde.

 

  • Isolamento de serviços:

Continuando no seu exemplo de ambiente... vamos supor que queira configurar a distribuição linux para que seja seu firewall da rede para efetuar testes. Caso tenha algum erro de instalação e configuração de tal serviço, uma possível reinstalação te custaria um tempo. Em um ambiente virtual, isso seria mais simples e rápido pois depois de criadas as máquinas virtuais você poderia ter um backup do estado primordial das mesmas. Em eventuais erros, só restaurar a máquina de backup. Ótimo em casos de recuperação de falhas.

 

  • Testes:

Virtualização é um ótimo recurso para teste de serviços que deseja implantar em algum lugar. Com ela você pode testar todos os recursos e como ela se portará em um possível erro, podendo assim estudar formas de manutenção mais rápidas. É muito constrangedor implantar um serviço que achou interessante em um cliente e no primeiro problema não saber lidar com ele. Virtualização te ajuda a validar.

 

Poderia colocar mais algumas vantanges que a virtualização te permite, mas acho que essas já dão para te dar uma ideia mais ou menos. Friso que, assim como toda tecnologia, virtualização tem suas desvantagens mas as vantagens se sobressaem.

 

Quanto a ferramenta que quer utilizar, vai de gosto. Se for para desktop, Virtual Box e VMware são boas escolhas. Para servidores gosto muito do Xen Server, sendo que existe também o vSphere da VMware, mas esse ainda estou estudando e por isso não posso opiniar.

 

Por fim, espero poder ter respondido sua questão.

 

Matheus Féo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza a virtualização é muito vantajoso. Para os usuários residenciais eu cito:

 

- testar programas  sem medo de afetar seu computador real;

- Permitir utilizar sistema diferentes (antigos) caso o atual não rode mais seu programa antigo;

- rodar jogos;

- poder acessar sites no qual você teria receio de pegar vírus.

 

São alguns exemplos, mas mais importante pra mim é conseguir isolar o PC real de forma que você sempre terá um máquina limpa para fazer coisas importantes. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...