Ir ao conteúdo

Processador FX-8320 e Fonte esquentando muito

Narutoo Shippuudenn

Posts recomendados

Postado

Bom dia , pessoal. Estou tendo problemas com a minha fonte e processador. Eu quebrei as hélices da ventoinha do cooler do meu processador e, como medida provisória, adaptei um cooler de um processador Intel Dual Core nele, até poder comprar um cooler decente. O meu problema é que, com essa medida provisória, o processador está esquentando muito quando coloco o clock em 3,5GHZ e jogo o Far Cry 4. O processador esquenta a ponto de desligar o pc. A temperatura da fonte também se eleva muito( acho que deve ultrapassar os 100 graus). Só que eu estou em dúvida se a fonte aquece por conta do processador ou ela não supre a potência necessária para o processador e a placa de vídeo.

O meu pc é composto pelos seguintes componentes : placa mãe Asus M5A99X EVO r2.0 , processador FX-8320 ,  placa de vídeo Gigabyte GTX 760 Twin Force e fonte Corsair CX-750 .

Pra manter o pc em temperatura funcional, eu diminui o clock para 1,33 GHZ em modo de economia pelos próprios programas fornecidos pela Asus.

Estou pensando em comprar alguns componentes para tentar contornar o problema, mas gostaria de saber antecipadamente no fórum, se a compra desses resolveria o meu problema. A lista é a seguinte : Cooler da CoolerMaster / Hyper 212X  para o processador , coolers pra gabinete de 80 ou 90 mm (jogar o ar pra fora) e dois coolers de 120 mm pra jogar o ar pra dentro do gabinete.

OBS : o processador atinge cerca de 100 graus antes de desligar e o ar dentro do gabinete fica muito quente, a fonte fica na parte de cima do gabinete e aspira o ar para dentro da fonte, portanto creio que a fonte esquenta muito por levar o ar quente do processador para dentro da carcaça da mesma.

Desde já, agradeço pela atenção.

Postado

Evite usar o computador enquanto espera o cooler.

Este cooler está ótimo. Pode comprar sem medo...

Forte abraço!

Obrigado Hausak. O problema de aquecimento da fonte é ocasionado pelo super-aquecimento do processador? Esta é uma das minhas dúvidas e me deixa intrigado, pois a fonte esquenta muito quando uso o processador a 3.5 GHZ. Já quando uso o processador a 1.33 , nem a fonte nem o processador tem aquecimento.

Postado

você tá arriscando tudo ai.. o coolerbox da propria amd ja nao dá conta de forma satisfatoria desse 8320, q dirá uma gambiarra vinda de um processador q tem o tdp bem menor!.. deixe de usar por esses dias até conseguir colocar um cooler decente!!

Postado

você tá arriscando tudo ai.. o coolerbox da propria amd ja nao dá conta de forma satisfatoria desse 8320, q dirá uma gambiarra vinda de um processador q tem o tdp bem menor!.. deixe de usar por esses dias até conseguir colocar um cooler decente!!

Obrigado Rodrigo. Quando uso este cooler "gambiarra", eu deixo o processador em 1.33 GHZ e nem o processador nem a fonte esquentam tanto. A minha única dúvida é se eu substituir o cooler atual a fonte vai deixar de esquentar ou a fonte não está aguentando o tranco do processador em 3.5 GHZ. 

Postado

Obrigado Hausak. O problema de aquecimento da fonte é ocasionado pelo super-aquecimento do processador? Esta é uma das minhas dúvidas e me deixa intrigado, pois a fonte esquenta muito quando uso o processador a 3.5 GHZ. Já quando uso o processador a 1.33 , nem a fonte nem o processador tem aquecimento.

O aquecimento da fonte é porque ela fica na parte de cima do gabinete. Ela se "resfria" com o próprio ar quente do computador, especialmente da região dos VRMs e soquete, além da VGA se tiver. Não tem saída. Pode melhorar a ventilação colocando ventoinhas tirando o ar do gabinete na parte lateral e na superior, se tiver. Se for aqueles gabinetes que só tem entrada frontal e traseira, eu recomendo trocar de gabinete.

Gabinete tem que ter a fonte embaixo.

Postado

O aquecimento da fonte é porque ela fica na parte de cima do gabinete. Ela se "resfria" com o próprio ar quente do computador, especialmente da região dos VRMs e soquete, além da VGA se tiver. Não tem saída. Pode melhorar a ventilação colocando ventoinhas tirando o ar do gabinete na parte lateral e na superior, se tiver. Se for aqueles gabinetes que só tem entrada frontal e traseira, eu recomendo trocar de gabinete.

Gabinete tem que ter a fonte embaixo.

Obrigado Contiusa. O meu gabinete tem duas entradas laterais , uma na parte traseira e outra na parte frontal. Vou colocar na parte de trás um cooler de 90 mm jogando ar para fora e nas laterais dois coolers de 120 mm jogando ar para dentro e na parte de baixo, na frente do gabinete, um cooler jogando ar para dentro também. O que acham dessa configuração de refrigeração? Ah, mais uma coisa, a placa de vídeo não esquenta muito e nem tem gerado muito ar quente no gabinete, o problema é mesmo o processador então, que produz um ar muito muito quente no gabinete. Eu estou em dúvida se coloco esse cooler CoolerMaster / Hyper 212X ou o da assinatura do rodrigo , o Seidon 120v  Water cooler .

Postado

nas laterais dois coolers de 120 mm jogando ar para dentro

Inverta a posição e coloque os coolers jogando o ar para fora. O seu gabinete precisa tirar o ar quente mais do que jogar ar frio. Até porque os gabinetes são cheios de furos, e o ar que sai cria uma pressão que puxa o ar frio de algum buraco do gabinete. Como você vai colocar coolers na frente e embaixo jogando ar para dentro, em algum lugar o ar tem que sair. Só o cooler de trás não vai dar vazão e o ar vai ficar preso no meio, criando um vácuo de ar quente. As duas grelhas laterais funcionam como ótimas exaustoras.

O ar entra pela frente e por baixo e sai pelas laterais e atrás. Eu considero a melhor configuração, especialmente porque você vai estar sugando o ar quente da região da placa-mãe para fora.

Postado

Inverta a posição e coloque os coolers jogando o ar para fora. O seu gabinete precisa tirar o ar quente mais do que jogar ar frio. Até porque os gabinetes são cheios de furos, e o ar que sai cria uma pressão que puxa o ar frio de algum buraco do gabinete. Como você vai colocar coolers na frente e embaixo jogando ar para dentro, em algum lugar o ar tem que sair. Só o cooler de trás não vai dar vazão e o ar vai ficar preso no meio, criando um vácuo de ar quente. As duas grelhas laterais funcionam como ótimas exaustoras.

O ar entra pela frente e por baixo e sai pelas laterais e atrás. Eu considero a melhor configuração, especialmente porque você vai estar sugando o ar quente da região da placa-mãe para fora.

Muito obrigado pela explicação, Contiusa! Faz bastante sentido o que você diz. Vou seguir o teu conselho e configurar os coolers para jogar o ar para fora do gabinete e criar o vácuo necessário para "puxar" o ar frio de fora para dentro. Não irei dar como encerrado o tópico agora, pois voltarei mais a frente para concluir o tópico após instalar os coolers e dar o meu depoimento, pois poderá servir de ajuda a outros usuários do fórum.

Só mais uma dúvida pessoal : CoolerMaster / Hyper 212X ou o da assinatura do rodrigo , o Seidon 120v  Water cooler , qual desses dois eu devo comprar? Qual seria entre os dois a melhor forma de refrigerar o processador?

Mais uma vez obrigado pela atenção de todos.

Postado

Só mais uma dúvida pessoal : CoolerMaster / Hyper 212X ou o da assinatura do rodrigo , o Seidon 120v  Water cooler , qual desses dois eu devo comprar? Qual seria entre os dois a melhor forma de refrigerar o processador?

Mais uma vez obrigado pela atenção de todos.

Um Hyper T4, resolve seu problema

http://www.megamamute.com.br/Produto/Cooler-para-Processador-120mm-Hyper-T4-COOLER-MASTER-74164

Descubra se seu gabinete suporta um cooler desses

Postado

Um Hyper T4, resolve seu problema

http://www.megamamute.com.br/Produto/Cooler-para-Processador-120mm-Hyper-T4-COOLER-MASTER-74164

Descubra se seu gabinete suporta um cooler desses

Obrigado RS Faria. Esse cooler está 89,00 no boadica . O problema é saber se ele cabe no meu gabinete, pois ele tem aproximadamente uns 18 cm de largura.

Postado

@Narutoo Shippuudenn

Qual o seu gabinete? O Hyper T4 tem uns 15 cm de altura.. Ainda sobra o TX3 EVO que é menor..

@RS Faria

Não sei exatamente qual o meu gabinete, mas o que sei dele é que a largura é de 18cm e possui entrada frontal inferior para cooler, duas laterais para cooler de 120mm e uma saída traseira para cooler de 80 ou 90mm. O TX3 EVO daria conta do FX-8320 ?

Mais uma coisa, se eu optar pelo water cooler Seidon 120v , ele daria conta do processador ou seria melhor o TX3 EVO? No caso do water cooler, acho que eu não tenho como instalar na parte traseira do gabinete, pois a saída é de 90mm e o water tem dimensões de 120mm. Teria como instalar a saída dele na lateral do gabinete? Ou opto por trocar o cooler por um refrigerado a ar mesmo? 

OBS: não to afim de trocar o gabinete agora e nem to com grana pra comprar um de boa qualidade e dimensões ideias para comportar os coolers.

Postado

Water Cooler tem instalação mais complexa.. É voltado pra entusiasta, que faz overclock..

Acho que o TX3 já daria uma boa melhorada aí.. Tenta descobrir o modelo do seu gabinete.. Se quiser postar umas fotos dele aqui, alguém deve saber o modelo..

Postado

Water Cooler tem instalação mais complexa.. É voltado pra entusiasta, que faz overclock..

Acho que o TX3 já daria uma boa melhorada aí.. Tenta descobrir o modelo do seu gabinete.. Se quiser postar umas fotos dele aqui, alguém deve saber o modelo..

Obrigado . Creio que o meu gabinete seja genérico, por isso não encontro a marca dele. Por isso eu havia te questionado sobre o comprimento ser possível a instalação do cooler. Acho que, se for possível usar neste gabinete, vou de TX3 mesmo, pois está custando cerca de 60 reais no boadica. E vou tentar colocar mais coolers internos também, puxando o ar para fora do gabinete. 

Acho que eu não teria problemas em instalar o water cooler , não vi dificuldade ao analisar alguns vídeos na internet.

A minha dúvida é se o cooler cabe no lugar do de 90 mm , apesar da ventoinha do water cooler ser de 120mm (Acho que dá pra usar a carcaça de um de 90mm como espaçador para o dissipador e a ventoinha do water cooler).

Postado

OBS: não to afim de trocar o gabinete agora e nem to com grana pra comprar um de boa qualidade e dimensões ideias para comportar os coolers.

Mas não adianta comprar um water cooler para colocar em um gabinete genérico que tem a fonte em cima. Ainda mais porque você não vai conseguir encaixar um water cooler de 120mm em um exaustor de 90mm. Esse tipo de gambiarra é um tiro pela culatra. Dinheiro mal investido. Se fosse em um gabinete de qualidade, até daria para fazer um "mod" (não é mais gambiarra  :lol: ). Mas ficar entupindo um gabinete genérico de tralha não costuma dar certo. Se é que o Seidon vai entrar aí.

Use a grana do water cooler para comprar um gabinete até 200 reais que seja ventilado, com grelha no teto e nas laterais, e que tenha a fonte embaixo. E compre o TX3. Depois, se você se animar a fazer um overclock, compre o water cooler. Do jeito que está, pode criar um efeito dominó de problemas. É o tal do troço, é melhor descomplicar do que complicar.

Postado

Mas não adianta comprar um water cooler para colocar em um gabinete genérico que tem a fonte em cima. Ainda mais porque você não vai conseguir encaixar um water cooler de 120mm em um exaustor de 90mm. Esse tipo de gambiarra é um tiro pela culatra. Dinheiro mal investido. Se fosse em um gabinete de qualidade, até daria para fazer um "mod" (não é mais gambiarra  :lol: ). Mas ficar entupindo um gabinete genérico de tralha não costuma dar certo. Se é que o Seidon vai entrar aí.

Use a grana do water cooler para comprar um gabinete até 200 reais que seja ventilado, com grelha no teto e nas laterais, e que tenha a fonte embaixo. E compre o TX3. Depois, se você se animar a fazer um overclock, compre o water cooler. Do jeito que está, pode criar um efeito dominó de problemas. É o tal do troço, é melhor descomplicar do que complicar.

Ok. Esse gabinete http://www.coolermaster.com/case/mid-tower/k280/ poderia ser útil pra minha finalidade e utilizando o TX3 ?

E esse http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001579 ?

E o mais em conta (to sem grana rss) é esse : http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00002025

Postado

Eu acho ele um pouco fechado. Só com uma grelha lateral e com o teto fechado. 

Talvez alguém aqui indique. Eu sei que o Thermaltake Versa I e II são bem arejados e tem o exaustor traseiro de 120mm (para um futuro water cooler). Mas eu sei que tem opções melhores (só não lembro de cabeça).

Postado

Eu acho ele um pouco fechado. Só com uma grelha lateral e com o teto fechado. 

Talvez alguém aqui indique. Eu sei que o Thermaltake Versa I e II são bem arejados e tem o exaustor traseiro de 120mm (para um futuro water cooler). Mas eu sei que tem opções melhores (só não lembro de cabeça).

E esse http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001579 ? Esse eu encontrei por 170 reais , achei bem em conta.

Postado

Em geral o pessoal recomenda o Archon Black quando o orçamento esta entre R$ 150.

http://www.pichau.com.br/gabinete-cougar-archon-black-5mm5-box

Ele é bem ventilado e espaçoso.

Obrigado. O meu problema é que estou pretendendo comprar no boadica e não achei nenhum gabinete cougar por lá. Mas vou dar uma procurada melhor. Ah, e eu achei o meu gabinete por lá, é esse treco aqui : http://www.boadica.com.br/produtos/f1318/75948.html

Em tempo , encontrei esse gabinete : http://www.cougar-world.com/products/pc_case/mg100.html por 120 reais no boa dica e um outro da cougar mas são extremamente pequenos, não servindo pra minhas finalidades posteriores.

Alguém conhece a  C3 Tech ? Sabe ser esse gabinete é bom ? http://www.boadica.com.br/produtos/f2097/128426.html

Postado

Amigos se tiver postando no local errado me perdoem estou aproveitando o tópico cm. O mesmo modelo q venho aqui tirar minha dúvida, estou migrando para o PC gamer então já tenho em mãos o fx8320+uma memória corsair de 8gb pretendo pegar uma r9 280x toxic ou se recomendarem outra td bm cm uma fonte corsair w750 e a maior dúvida ql placa mãe seria mais recomendada pra esse conjunto?

Postado

Amigos se tiver postando no local errado me perdoem estou aproveitando o tópico cm. O mesmo modelo q venho aqui tirar minha dúvida, estou migrando para o PC gamer então já tenho em mãos o fx8320+uma memória corsair de 8gb pretendo pegar uma r9 280x toxic ou se recomendarem outra td bm cm uma fonte corsair w750 e a maior dúvida ql placa mãe seria mais recomendada pra esse conjunto?

Da GA-970A-UD3P para cima (preço bom pelo ML). Se tiver uma grana sobrando, chipset 990FX. Pode colocar em uma GA-970A-DS3P, mas você não vai poder fazer overclock (o VRM é muito fraco para um octacore). Mas eu recomendo gastar cem reais a mais e levar a GA-970A-UD3P, que tem o dobro de fases no VRM e é mais segura para os octacore.

Postado

Obg pela atenção amigo, então acha q pra esse conjunto essa gigabit é a mais indicada? Se for mesmo então vou amanhã mesmo ver achei uma aqui no ML na média de 450.00R$ tinha visto outra no modelo do amigo aí em cima e outras Asus também essa q você indica é mais em conta até.

Postado

Obg pela atenção amigo, então acha q pra esse conjunto essa gigabit é a mais indicada? Se for mesmo então vou amanhã mesmo ver achei uma aqui no ML na média de 450.00R$ tinha visto outra no modelo do amigo aí em cima e outras Asus também essa q você indica é mais em conta até.

Bom, é o que eu falei. Se tiver uma graninha sobrando, as de chipset 990 são melhores para os FX. Mas não precisa ser essas caras da ASUS.

Pode ser uma GA-990FXA-UD3: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617895660-placa-mãe-gigabyte-ga-990fxa-ud3-am3-amd-990fx-usb30-_JM

Tem até uma GA-990XA-UD3 por 500 reais: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628707350-placa-me-ga-990xa-ud3-am3-amd-990x-gigabyte-usb-30-_JM

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...