Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal,

Gostaria de fazer um circuito indicador de estado de tensão da rede elétrica 127 V AC para fins didáticos, já procurei pelo Google mas não achei nada que fosse parecido, o circuito que preciso é o seguinte são 3 leds um vermelho indica tensão baixa, um verde indica tensão normal e um amarelo indica tensão alta:

exemplo de funcionamento:

LED vermelho acende = tensão abaixo do normal

LED verde acende = tensão no nível normal

LED amarelo acende = tensão acima do normal

exemplo de valores:

tendo em vista que o circuito será aplicado a medição de uma rede de 127 V AC padrão.

100 - 80 volts = tensão considerada abaixo do normal

101 - 130 volts = tensão considerada normal

130 - 150 volts = tensão considerada acima do normal

Este tipo de indicação de nível de tensão eu já vi em um estabilizador ragtech que segue na imagem em anexo.

OBS: os exemplos de valores que citei acima foi apenas um chute pois pode ser que não seria o adequado para faixa de operação, então se alguém puder corrigir caso eu esteja equivocado.. :unsure:

post-756966-0-02767100-1424886830_thumb.

Postado

@ErickCs

Uma ideia:

1 - Abaixa a tensão da tomada com um transformador, digamos de 6V. Se a tensão no primário muda, no secundário também. Ou seja, ele não fica em 6V constante.

2 - Retifique com diodos e filtre com capacitor.

3 - Coloque essa saída contínua em 3 comparadores de tensão. Nesse ponto você precisará de um tensão de referência que pode ser uma fonte extra, como por exemplo, uma de celular, modem, etc....12V por exemplo.

4 - Na saída dos comparadores, coloque LEDs com resistores.

Falou

• Curtir 1
Postado

@mroberto98 ou quem puder responder.

Aproveitando o tópico.

Pergunta besta: Estou bolando um circuitinho (pelo menos tentando) que usa dois 741 para fazer duas comparações distintas como esse mostrado.

Eu poderia usar um 324 e usar somente dois Op Amp e deixar os outros pinos desligados?

LM741.PDF Datasheet

LM324.PDF Datasheet

Nao entendi muito bem... Os unicos pinos que precisa usar é as entradas e a alimentaçao, os pinos extras de compensasao nao sao necessario.

• Curtir 1
Postado

Beleza, então não preciso ligar os pinos que sobrarem, para o circuito funcionar, já é uma dúvida a menos.

Quanto a outra pergunta, serei mais claro.

No circuito que você propôs ao autor do post, está usando 4 CIs 741.

No meu circuito seria o mesmo caso, mas com somente dois OP Amps.

Queria usar um 324 que já tem 4 OP Amps.

Queria saber se posso usar dessa maneira e usar um 324 e usar somente duas entradas do 324 ao invés de 2 CIs 741.

Assim economizaria espaço na PCI

Postado

Nao, +15VDC você liga na fonte, a fonte você liga na rede, e o +HV você liga em 170Vdc (rede retificada)

é porque eu sou iniciante em eletronica.. eu nao entendi em que ponto os dois circuitos se interligam na esquerda temos um circuito com uma ponte de diodo e a direita um circuito com CI's e transistors, como posso fornecer 170V ao +HV pois se irei monitorar uma rede de 127V ?

Caso você tenha algum post ou site que fale sobre a montagem deste circuito por favor me cite. obrigado!

Postado

Os 170V sao DC, você consegue retificando a rede!

Na esquerda temos um retificador para a fonte de 15Vdc, para ter os 170V, faca outra ponte e filtre e tera 170V!

Você tem algum post ou site que fale sobre a montagem deste circuito por favor me cite. obrigado!

Postado

Nao, foi eu que o fiz

Se eu montar somente o circuito da direita irá funcionar? o circuito da esquerda esta me confundindo sou iniciante na eletronica, porque nao entendi a aplicação do mesmo no funcionamento, pois a fonte que montarei para usar já sera retificada.

Postado

Onde voce vai tirar 15V para alimentar os amp op?

eu iria montar uma fonte de 15V.. agora deixa eu te perguntar se eu colocar 127V onde esta o simbolo ~ do circuito da esquerda vai sair 15V ?

Postado

ah ta, pow eu não sabia porque eu estava dando falta de um transformador no circuito.. bom agora as duvidas que restam são: posso utilizar BC557 no circuito a direita? os capacitores do circuito a esquerda devem ser para que valor de tensão ? e tem um exemplo de retificador para conseguir os 170VDC pois eu deveria ter um ganho de 43V pois 127+43=170V.

• Membro VIP
Postado

Quando você retifica e filtra a tensão AC de 127 Volts o capacitor de filtro se carrega com a tensão de pico da senóide da rede elétrica, de 127 Volts RMS. O valor dessa tensão de pico será de 127 x raiz de dois

127 x 1,41 = 179 Volts...

Ou se quiser 120 Volts x raiz de dois = 170 Volts praticamente...

Postado

@ErickCs

EDIT

Havia entendido errado o circuito do Roberto e dei umas explicações erradas, baseadas no meu mau entendimento.

Então estou editando o meu post para não te confundir e deixando algumas explicações que podem (talvez) te ajudar.

Apesar de o Faller já ter postado enquanto eu digitava, vou deixar o post aí, não consigo apagar o post.

tem um exemplo de retificador para conseguir os 170VDC pois eu deveria ter um ganho de 43V pois 127+43=170V.

Quando nós retificamos uma tensão alternada e depois a filtramos, acontece um fenômeno onde a tensão é elevada em função do "alisamento" dessa tensão, causada pelo capacitor de filtro.

Pesquise sobre retificação, filtragem e ripple.

Quando essa tensão é "alisada" ela é elevada a tensão de pico, que é mais alta que a tensão original do trafo.

sendo assim quando você retificar e filtrar a tensão da tomada de 127Vac, terá uma tensão de pico que será por volta ou pouco mais que 170Vdc.

Mas nem sempre a tensão da tomada será 127V, em muitos lugares será 115V, 120V, 125V, 130V. (A tensão de pico é proporcional a tensão original)

Você usará uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico na tomada, ea saída do capacitor ligará em HV do circuito da direita.

Postado

Nao há trafo nenhum no circuito, voce simplesmente vai ligar o C3 na tomada! E na saida do C4 tera os 15V pra alimentar os CI!

Para ligar o HV, você precisa de outra ponte de diodos + capacitor, igual na fonte de 15V, porém cem C3, somente a ponte e o capacitor de saida. E ligar isso na tomada. Dai vai sair um tensão DC de alta tensão para alimentar os divisores.

O transistor nao pode ser BC, deve ser BFxxx, acho que o BF423 é PNP e o 422 que é NPN, só verificar!

C1 pode ser um poliester de 63V.

C3 tem que ser de 200V ou 250V.

Q1 deve ser BF e o Q2 pode ser um BC557

Postado

ok! senhores,

Agradeço pela boa vontade que vocês tiveram em me ajudar, vou fazer a lista de material para comprar e vou montar no protoboard para teste.. caso eu tenha alguma duvida postarei novamente e assim que eu montar definitivamente soldado em uma placa e funcionar o circuito, postarei fotos para enriquecer mais o post.

Obrigado! :)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!