Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

address reservation e IP FIXO


Diogodias

Posts recomendados

Isso não muda nada pois um atacante que já estiver na sua rede pode facilmente identificar os computadores, então mudar o IP não ajuda. Sem falar que a maioria dos roteadores caseiros só libera 100 IP's.

 

O que você precisa ficar atento é configurar o Firewall do Windows (ou Firewall de terceiros) para que nenhuma conexão de entrada seja aceita. Se você achar que podes ser um alvo de ataque (um alvo que vale a pena atacar), configure bem o Firewall do roteador, use VPN, e troque o IP do modem sempre que possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde galera, acontece que no meu roteador eu tenho o ip do meu pc reservado gostaria de saber se fixa o ip na minha placa de rede do pc , ajuda em alguma coisa segurança , conectar mais rápido a rede?

 

A "reserva" e o fixo são utilizados para facilitar as configurações.

 

Vantagens da "reserva"

  • Gerenciamento dos endereços, você consegue saber quais equipamentos estão com o IP fixo.
  • Se houver necessidade de troca de equipamento por outro, você pode facilmente atribuir o mesmo IP apenas substituindo o MAC na tabela.
  • Se houver algum problema de DNS padrão, você pode trocar por outro confiável e todos passam a consultar a este novo.

Vantagens do IP Fixo

  • A configuração manual de DNS, ficando fora do roteador se desejar.
  • Se DHCP parar de funcionar, os serviços locais baseados em IP continuam funcionando. (Um servidor de arquivos, uma impressora)

Na segurança não existem grandes diferenças, mas alguns ataques utilizam DNS Poison (que é a utilização de um DNS falso) para redirecionar os sites para clones e obter seus dados. Com o IP fixo pode ser mais difícil fazer este procedimento, considerando que alguns equipamentos possuem serviços remotos e brechas que possibilitam ataques para troca do DNS, DDoS, etc. (E no caso a segurança é maior se você utilizar um DNS conhecido, como Google, OpenDNS, etc)

 

Eu na maioria das vezes prefiro a "reserva" por causa da facilidade que ela traz nas configurações, mas em servidores por exemplo é comum usar IP fixo pois mesmo que o DHCP do roteador deixe de funcionar os serviços de rede interna continuam funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...