Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!!

Preciso apresentar um projeto para conclusão do curso de Adm que consiste na criação de um chuveiro que economize o máximo de água. Como sou TOTALMENTE leiga nesse assunto, gostaria de saber se alguém sabe como criar um dispositivo que libere a água através de um sensor de presença, mas que também tenha um temporizador condicionado a quantidade de água utilizada. Por ex.: Após completar 15 litros de água utilizada, haja um bip e o chuveiro desliga automaticamente.

Agradeço qualquer ajuda ou sugestão para melhorar essa ideia.

• Membro VIP
Postado

pra alguém totalmente leiga, medir a vazão pra mensurar os litros pode não ser totalmente fácil. Sugiro um timer comum

temporizador-analogico_1.jpg

em série com um sensor de presença comum

qa222327.jpg

ambos conectados a a um solenóide de máquina de lavar

valvula-solenoide-automaco-irrigacocaixa

e controlar o tempo do banho=tempo da água ligada

Foi uma visão simplista. Não sei se tem valor pra tcc mas... tentei né

Pra algo mais dedicado aguarde novas conjecturas de alguém mais ... dedicado

bj

• Membro VIP
Postado

Uma opção mais barata ao contator é usar relê de 220Vx30A para o contato e 5V ou 12V para a bobina.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624542842-rele-5v-30a-250-ac-sla-05vdc-sl-a-arduino-pic-_JM

Mas simplesmente desligar a alimentação do chuveiro, não adianta. Melhor é cortar a água mesmo, pois tem pessoas que até gostam de um longo banho frio pra refrescar o calor. Então usar a válvula/solenoide sugeria pela amiga @Isadora Ferraz é a melhor opção. Assim o chuveiro usa seu próprio dispositivo interno pra desligar a resistência.

Quanto a vazão da água, esta pode ser medida facilmente por um microcontrolador de baixo custo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620592506-sensor-hall-fluxo-vazo-agua-12-automaco-arduino-pic-_JM

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Boa tarde!!

Preciso apresentar um projeto para conclusão do curso de Adm que consiste na criação de um chuveiro que economize o máximo de água.

@ilkyest

Caro colega, acho que não preciso falar porque não vale ser pronto. :rolleyes:

• Membro VIP
Postado

postei porque eu, mesmo, não conhecia. e poucos sabem que existe.

O grande problema aí, que eu vejo, é a corrente demandada pelo chuveiro. Terás de trabalhar com 30, 40A, daí eu vejo o grande limitador.

Indo na ideia do que a @Isadora Ferraz postou, Julgo eu que poderias pensar em um sensor de presença dessas minuterias, que tem um timer. A partir daquele ponto, X minutos. O drama é a corrente mesmo.

EU diria, porém, que algumas solenóides trabalham em baixa tensão, terias de ver neste caso. Umas solenoides boas, e se não me falha a memória, operavam em 220, eram das máquinas enxuta....

tipo esta

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRlLmJXC_VNMD9tYHPSGXSBxnIG_AV87VORT4L1JdyiLokbbfdq

Outra coisa também util, pode ser a válvula solenoide de algumas máquinas consul, mais recentes. Ao centrifugar, o motor dá "verdadeiras pauladas" ao ligar e desligar, julgo eu que esses solenoides iriam guentar o tranco de boa.

produto.jpg

Postado

Galera, muito obrigada pelas dicas!

Como eu mencionei no post não tenho quase nenhum conhecimento sobre o assunto.  

O projeto em si, precisaria de algo, tipo um ''hidrômetro'' que pudesse contabilizar a quantidade de água que seria liberada para àquele banho. Nesse caso não sei como seria feita essa programação, porque cada chuveiro tem uma vazão de água diferente e, caso fosse contabilizado por tempo esse uso, a quantidade de água iria variar muito.

Alguém conseguiu entender o meu raciocínio?

Mais uma vez muito obrigada pelas dicas!

• Membro VIP
Postado

eu acho que, @Viviane Costa, se teu conhecimento é pouco, pela eletronica mesmo, tu não terás algo muito "ontime". a não ser meu "controlador" que postei, pela eletrônica terás de estudar mesmo. As idéias da Isadora e do Xykote são boas, e até podemos ajudar, mas... terás de ter teu empenho.

Em tempo:

Na verdade, a vazão da água é algo não muito preocupante. Imagine... tem-se balde de 20 litros, e outros de 30... se tu queres 15 litros, tu terás 15 litros em quaisquer dos baldes, só que os baldes "encherão em tempos diferentes". no teu caso, a única coisa é que Chuveiro A, gastará 20 litros em X tempo, e chuveiro B, em Y... mas serão, de qualquer forma, 20 litros.

Diria que, na verdade, a coisa é mais psicológica que física, digamos assim. É a historia do oxigenador na água. Gasta menos porque parece que o sabão e a água rendem mais... e daí fica-se menos tempo, e por conseguinte menos água.

Uma coisa que "me rolou" agora... ninguém tem aí o esquema elétrico das bombas de gasolina? que essas sim, seriam muito bem adaptáveis à situação que a @Viviane Costa precisa... bastaria programar em litros, e voi lá.... Claro, o gatilho seria o registro abrindo, e como teríamos a criticidade da gasolina, ela é perfeitamente adaptável à agua, visto que agua não explode.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O grande problema aí, que eu vejo, é a corrente demandada pelo chuveiro. Terás de trabalhar com 30, 40A, daí eu vejo o grande limitador.

o foco é economia de água, penso não haver necessidade do contator

O projeto em si, precisaria de algo, tipo um ''hidrômetro'' que pudesse contabilizar a quantidade de água que seria liberada para àquele banho. Nesse caso não sei como seria feita essa programação, porque cada chuveiro tem uma vazão de água diferente e, caso fosse contabilizado por tempo esse uso, a quantidade de água iria variar muito.

Alguém conseguiu entender o meu raciocínio?

Concordo que por tempo deve haver diferença, só discordo que vai ser expressiva. E sim, acho que alguém conseguiu entender...rs . Mas enfim vejamos...

um "hidrômetro" medidor de vazão seria o ideal. Mas partindo do princípio que és totalmente leiga, haveria a dificuldade em lhe explicar (e você entender) detalhes como:

-digamos que do medidor de vazão saia sinais de pulso: se não, adaptar algo ótico nele

-uso de microccontrolador

-saber de antemão a medida de litros por pulso ou fazer uma rotina de calibração

-aplicar sinal do hidrômetro -os pulsos - num contador

-abrir solenóide, contar até a medida desejada, fechar

-etc

É simples pra quem tem algum conhecimento técnico (e espírito de macgyver)

Pra não te deixar na mão, veja esta outra ideia sem 'lógica' pra alguém com (quase) zero de conhecimento em eletronica, programação e etc:

Duas bóias elétricas numa caixa de 100L p.ex., uma com diferença de 20L (quantidade liberada) da outra. A boia de baixo em série com o solenóide da água. Atinge os 20L, boia abre e fecha a água que vai pro chuveiro. Operação externa controla re-abertura. P.ex. uma chave em paralelo com a boia de baixo. Uma outra em série com a de cima pra controlar a entrada. Bom.. melhorar só desenhando mesmo.

Talvez sirva como semente... ou esterco rs

abç

• Membro VIP
Postado

Corrente não é problema. O próprio chuveiro se desligará quando a válvula/solenóide interromper o fluxo de água.

@Isadora Ferraz

Pelo visto é simples de implementar um programinha em qualquer uC. É só contar os pulsos.

Veja estes sites.

http://www.seeedstudio.com/wiki/G3/4_Water_Flow_sensor

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-sensor-de-fluxo-de-agua

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...