Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!!

Preciso apresentar um projeto para conclusão do curso de Adm que consiste na criação de um chuveiro que economize o máximo de água. Como sou TOTALMENTE leiga nesse assunto, gostaria de saber se alguém sabe como criar um dispositivo que libere a água através de um sensor de presença, mas que também tenha um temporizador condicionado a quantidade de água utilizada. Por ex.: Após completar 15 litros de água utilizada, haja um bip e o chuveiro desliga automaticamente.

Agradeço qualquer ajuda ou sugestão para melhorar essa ideia.

• Membro VIP
Postado

pra alguém totalmente leiga, medir a vazão pra mensurar os litros pode não ser totalmente fácil. Sugiro um timer comum

temporizador-analogico_1.jpg

em série com um sensor de presença comum

qa222327.jpg

ambos conectados a a um solenóide de máquina de lavar

valvula-solenoide-automaco-irrigacocaixa

e controlar o tempo do banho=tempo da água ligada

Foi uma visão simplista. Não sei se tem valor pra tcc mas... tentei né

Pra algo mais dedicado aguarde novas conjecturas de alguém mais ... dedicado

bj

• Membro VIP
Postado

Uma opção mais barata ao contator é usar relê de 220Vx30A para o contato e 5V ou 12V para a bobina.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624542842-rele-5v-30a-250-ac-sla-05vdc-sl-a-arduino-pic-_JM

Mas simplesmente desligar a alimentação do chuveiro, não adianta. Melhor é cortar a água mesmo, pois tem pessoas que até gostam de um longo banho frio pra refrescar o calor. Então usar a válvula/solenoide sugeria pela amiga @Isadora Ferraz é a melhor opção. Assim o chuveiro usa seu próprio dispositivo interno pra desligar a resistência.

Quanto a vazão da água, esta pode ser medida facilmente por um microcontrolador de baixo custo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620592506-sensor-hall-fluxo-vazo-agua-12-automaco-arduino-pic-_JM

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Boa tarde!!