Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com memória DDR3 apitando


Posts recomendados

Parece piada, mas percebi que várias pessoas estão com problemas na vengeance. Até cheguei a comentar isso:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1107918-problema-com-minha-memoria-dual-channel/#entry6085355

 

Tente ativar o xmp e ver se funciona.

 

Eu estou começando a achar que a sua placa mãe está muito fresca cara!

 

você tem visto esse problema só com mobo gigabyte?

 

Se eu pegar uma Asus P8b75-m Lx Plus vai ser compativel?

 

A mobo é DDR3 aceita memoria 1066/1333/1600MHz sem precisar de OC, só de 1800Mhz p cima é que é com OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

você tem visto esse problema só com mobo gigabyte?

 

Sinceramente, eu já vi com tudo quanto é marca. Não posso culpar exclusivamente a gigabyte dessa vez.

 

A questão é que até hoje as memórias de alta densidade ainda são loteria. Antes você espetava qq coisa DDR3 da kingston e Corsair e se não funcionasse você nem pensava em incompatibilidade, já pensava em defeito (exceto se fosse acima da capacidade da placa mãe)

 

Minha recomendação é:

 

Observe as assinaturas dos usuários, veja quem usa mobos com muita memória e bata um papo com ele.

 

Ps: Mais um com problema com vengeance, que resolveu o problema trocando a Mobo

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1068272-compatibilidade-entre-mem%C3%B3rias-corsair/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É não tem jeito, vou ter que trocar a mobo e ver se vai agora, mais gastança..

 

E olha que coincidentemente eu estava olhando para essa asus P8Z77-V PRO rs.

 

Mas engraçado, lá nesse topico o usuário will1202 tem quase a mesma placa que eu e usa 8GB de memoria (2 x 4GB).

Tá lá na assinatura dele: Intel core i3 2100, Gigabyte b75 -d3h, 8gb ram (2x4gb)

A minha é B75M-D3H

 

Mas eu andei pesquisando compatibilidade de processador com memoria, meu Core i5 3470 3.2GHz não tem compatibilidade com memorias ECC:

http://ark.intel.com/pt-br/products/68316/Intel-Core-i5-3470-Processor-6M-Cache-up-to-3_60-GHz

 

Para identificar aquelas que são ECC, elas possuem 5, 9 ou 18 chips, ao invés dos habituais 4, 8 e 16.

E as duas corsair novas que comprei no kit tem 8 chip de um lado só. Olhando entre o dissipador e a placa da memoria deu para ver 8 chip de um lado, no outro lado só em uma espuma entre a placa e o dissip. É uma single side.

 

Concluo que não é incompatibilidade do meu core i5 com essas duas novas memorias.

 

 

Uma duvida Hqxriven, o dual channel só funciona com memorias dual side? ou single side também? só p confirmar.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Uma duvida Hqxriven, o dual channel só funciona com memorias dual side? ou single side também? só p confirmar..

 

Uma imagem vale mais que mil palavras...

 

CuUb9wJl.jpg

 

SE você puder se arriscar cara (não há garantia, mas poxa eu to usando e funcionando) tenta trocar ou adquirir os modelos simples da Corsair. (esse especificamente que estou usando, só por desencargo de consciência)

 

Depois que eu tava de saco cheio eu fui numa loja física que vendia muitas memórias conversei com o proprietário e aí com a ajuda dele tudo se resolveu.

 

Eu já tinha perdido mais de 1400 conto cara, só nessa droga.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marcelo.br, bom dia (hahahaha, estava indo desligar o pc e vim aqui no fórum rapidamente)...

 

VocÊ testou cada pente do kit novo sozinho em cada slot da placa-mãe? 

 

O arranjo é simples, mas trabalhoso, basta testar cada pente em cada slot da mobo,(ex: o pente1 funcionou no slot 3 da placa-mãe, o pente 2 funcionou no mesmo slot...por ai até achar onde eles funcionam juntos, comigo foi assim, tinha marcação na memos pra saber) pode não ser o seu caso, estava apenas relatando o que ocorreu comigo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala apolo!

 

Eu testei as duas juntas em dual, mas vou testar cada uma em separado.

 

Vi o link do topico da saga do amigo Airton, aqui em cima no post #27 do Hqxriven, com um problema parecido com o meu, o bom é que pelo menos cada memo do Airton faz o pc iniciar, e mesmo com as 4 juntas liga normal também, só não reconhece 8GB dos 16. mas pelo menos o pc liga e entra na bios.

 

Aqui nem na bios eu to entrando, o pc apita direto, desliga e liga de novo, e apita....

 

Mas eu vou fazer esse teste.

E se ocorrer a mesma coisa quando eu testar um modulo em cada slot, e depois o outro modulo?

Pode já me falar de uma vez onde está o problema? 

eu já digo que só se for a mobo mesmo, como o Hqxriven falou para trocar.

 

Acho estranho porque no manual da minha mobo está assim:

 

- 4 soquetes x 1,5V DDR3 DIMM suportando até 32 GB de memória de sistema
* Devido às limitações do sistema operacional Windows de 32 bits, quando uma memória física de mais de 4 Gb estiver instalada, a capacidade da memória exibida será inferior a 4 Gb.
- Arquitetura de memória com Dual Channel
- Suporte para módulos de memória DDR3 1600/1333/1066 MHz
* Para suportar DDR3 1600 MHz, é necessário instalar uma CPU Intel 22nm (Ivy Bridge).
- Suporte para módulos de memória não-ECC
- Suporte para módulos de memória Extreme Memory Profile (XMP)
* Para suportar memória XMP, é necessário instalar uma CPU Intel 22nm (Ivy Bridge).
(Vá ao website da GIGABYTE para a lista de módulos e velocidades de memórias suportadas.)
 
 
Essas duas memos novas atendem às especificações.
Meu core i53470 é um Ivy Bridge (terceira geração), descarto o problema com processador, até porque a primeira memo que já uso está em 1600Mhz normal com XMP ativado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só com 1 dessa memória nova no mesmo slot da sua antiga a máquina também apita?

 

Com uma só dessas duas novas que vieram no kit vou ter que testar como o Apolo disse, pegar um modulo primeiro e ir colocando em cada slot até pegar.

 

Se for só o primeiro modulo corsair (o primeiro que comprei, quando mobo e memoria se viram pela primeira vez) funciona normal em cada slot, nos dois brancos e dois azuis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o pente novo, sozinho,  não rodou, é certeza que ele tem algum defeito!

Quando voce tem só um pente de memória, se ele estiver bom e não estiver operando acima da frequencia nominal, tem que rodar de qualquer jeito!

Peça troca ou devolução!

 

Pois é, eu vou fazer esse teste aqui agora rapidinho, aí hoje pela manhã eu volto com o resultado.

Ele já trocou e comprou até o kit...

 

@marcelo.br em que canais você está colocando (pergunto porque até eu mesmo me confundo as vezes)

 

É no 3_1 e no 3_2?

 Os canais são o seguinte, conforme especifica o manual da mobo:

 

Slot DDR3_1 (branco)

Slot DDR3_3 (azul)

Slot DDR3_2 (branco)

Slot DDR3 _4 (azul)

 

Encaixei cada uma das novas nos DDR3_1 e DDR3_2. Depois nos DDR3_3 e DDR3 _4.

Eu havia mencionado por engano que coloquei nos DDR3_1 e DDR3_3 como brancos.

Mas o correto é o acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/463254-ga-b75m-d3h-reconhece-memorias-1600-como-1333-ta-certo-isso-2.html

 

Achei esse link e um cara usa corsair value ( a mais simples, como eu tb uso) nessa placa mãe.

 

Logo é possível que funcione!

 

EDIT:

 

Infelizmente achei algumas reclamações sobre essa placa, dá uma olhada depois:

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/465594-aviso-gigabyte-ga-b75m-d3h.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, fiz o teste com cada modulo.

 

Escolhi uma delas e testei em cada slot começando do slot 1:

 

Slot 1 - pc apitou e não iniciou

Slot 2 - pc apitou e não iniciou

Slot 3 - pc apitou e não iniciou

Slot 4 - agora funcionou. Entrei na bios para checar algumas coisas, reiniciei o pc e entrei no windows normal. Até abri o cpuz para ver como está a memoria.

 

 

Agora o teste com o segundo modulo:

 

Slot 1 - pc apitou e não iniciou

Slot 2 - pc apitou e não iniciou

Slot 3 - pc apitou e não iniciou

Slot 4 - pc apitou e não iniciou

 

Pensei, será essa agora tá com defeito?

 

Em seguida pus a primeira memoria que testei no slot em que ela pegou, e a segunda no outro slot da mesma cor para fazer o dual channel.

resultado: pc apitou de novo e não iniciou.

Troquei as memorias de slot e continuou a mesma coisa.

 

Engraçado que depois eu resolvi voltar a primeira memoria testada no slot 4 em que ela pegou.

e o que aconteceu? não funcionou, pc apitou.

 

Pensei, ah então só pode ser memo mal encaixada, ou uma poeirinha aqui e ali.

 

Limpei todos os slots com uma escova. Testei de novo, nenhuma das duas memos funcionou em nenhum dos slots. Nem a que pegou no slot 4 funcionou.

 

Mas depois testei minha primeira memoria, a antiga, em cada um dos slots e funcionou perfeito em todos. 

Então não é problema com os slots com defeito.

 

E agora o que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas depois testei minha primeira memoria, a antiga, em cada um dos slots e funcionou perfeito em todos. 

Então não é problema com os slots com defeito.

 

E agora o que faço?

 

É cara, você já fez o que podia. Até comprou outros pentes em kit.

 

Não tem jeito, a placa não tá querendo colaborar.

 

Minha recomendação continua a mesma da página anterior:

 

Observar as assinaturas dos usuários, veja quem usa mobos com muita memória e bata um papo com ele. (inclusive saber a bios que ele está usando, o processador, etc)

 

Essa placa mãe aí só está dando estresse, assim não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É cara, você já fez o que podia. Até comprou outros pentes em kit.

 

Não tem jeito, a placa não tá querendo colaborar.

 

Minha recomendação continua a mesma da página anterior:

 

Observar as assinaturas dos usuários, veja quem usa mobos com muita memória e bata um papo com ele. (inclusive saber a bios que ele está usando, o processador, etc)

 

Essa placa mãe aí só está dando estresse, assim não dá.

 

É eu vou providenciar outra placa mesmo.

 

Em qual você acha que posso ir, ASUS , Gigabyte..?

Eu achei aquela giga nova que o Airton arrumou e solucionou o problema dele.

 

E sobre essa corsair value que você falou, tem relatos de problemas igual ao meu causados por ela? ou ela é muito boa?

Qual o modelo correto dela?

 

o vendedor do kit está disposto a trocar caso for preciso. mas vou arrumar a mobo primeiro.

vou conversando com o pessoal aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em qual você acha que posso ir, ASUS , Gigabyte..?

 

Eu sou chato nesse ponto cara, eu gosto de montar máquina estilo entusiasta com placa mãe pra overclock sem usar over (da mesma forma que eu uso)

 

http://overbr.com.br/noticias/gigabyte-enfrentando-serios-problemas-nas-placas-z77-faltam-componentes

 

A minha preferência é MSI ou Asrock, comprada em lógica física e com boa reputação. No caso seria uma uma Z77

 

Eu não gosto de recomendar modelo porque falta aquela experiência que só o usuário que usa a placa no dia a dia tem.

 

Quando eu comprei a minha (P55) eu entrei em contato com um cara que fez um review e fiz N perguntas.

 

 

E sobre essa corsair value que você falou, tem relatos de problemas igual ao meu causados por ela? ou ela é muito boa?

Qual o modelo correto dela?

 

Cara essa memória é a zebra. É a ovelha negra.

 

O correto é NENHUMA memória single side funcionar, mas não sei como ou porquê ela funciona.

 

http://www.biostar.com.tw/app/en/support/faq_content.php?S_ID=577

 

Will my TP55 motherboard support 8GB memory module?

Intel P55/H55 chipset will not be able to support 8GB (double side) or 4GB (single side) size memory module.

It's due to chipset support limitation.

 

Como te mostrei na imagem anterior eu uso uma single side no P55.

 

O meu modelo é:Corsair Value Select CMV4GX3M1A1333C9

 

No link da página anterior eu vi caras usando 8 gigas na mesma mobo que você usa:

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/463254-ga-b75m-d3h-reconhece-memorias-1600-como-1333-ta-certo-isso-2.html

 

Nessa assinatura por exemplo:

 

| Corsair AX650W | i7 2600k | GA-B75M-D3H | 8 Gb Corsair 2x4 Value | HD Seagate 500 GB|

| Logitech G9x Laser™ + CM AK-47 | CM Stealth (MX Red) | Edifier x100 220v |

| DeLL UltraSharp u2410F Rev A06 | Upsai FHT-1200 - 220V |

 

Coincidência?

 

Quem sabe.

 

Mas por todos os problemas que vi nessa mobo (passei horas vendo) acho que vale dropar essa e pegar uma mobo melhor.

 

Mobo fresca é a pior coisa que tem, eu usava uma gigabyte que era fresca demais (h55) e dava crash enquanto uma intel tinha o problema corrigido por bios.

 

A sua mobo não pode ir pra RMA não cara?

 

Veja o exemplo abaixo:

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/462756-asrockz77-extreme-4-nao-reconhece-16gb-de-ram-nem-mostra-perfil-xmp-na-bios-2.html

 

Funcionava Dual Channel direitinho mas nos 4 slots não dava, depois do RMA tudo ficou direitinho...

 

Quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me explique melhor o que é esse RMA, para que serve. Como fazer isso?

 

 

Achei a lista de memorias suportadas pela placa-mãe GA-B75M-D3H e achei isso:

 

CORSAIR      8GB        CMZ32GX3M4X1600C10

 

 

Na etiqueta dela tem que ter o codigo CMZ32GX3M4X1600C10.

Parece que é aquele kit com 32GB (4 x 8GB).

 

Quer dizer que se eu quero ter 8GB vou ter que comprar o kit com esse codigo?

 

 

 

Agora para a placa GA-Z77M-D3H, as memorias corsair tem que ser:

 

CORSAIR           4GB         CMZ16GX3M4X1866C9R

 

Engraçado é que minha memoria que já uso aqui tem o codigo CMZ16GX3M4A1600C9, que não está na lista da minha placa, mas está funcionando normal.

 

Será que esses codigos tem que ser seguidos a risca de acordo com a lista? ou não tem nada a ver?

 

Talvez eu pegue uma asus P8b75-m Lx Plus, mas estou com medo de as memorias não funcionarem, baixei a lista de memorias dessa placa-mãe e não encontrei o codigo CMZ8GX3M2A1600C9R, que é o das duas memorias novas do kit.

O codigo da memoria que tá na lista dessa asus é CMZ8GX3M2A1600C7R  (2 x 4GB). Uma diferença só no n° 7 final, quase batendo com as minhas.

 

 

Hqxriven o seu codigo de memoria CMV4GX3M1A1333C9  está na lista da sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!