Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FILTRO FHT-1200 DEFEITO


Posts recomendados

Boa noite pessoal! Estou tendo um problema com meu filtro.

Sem mais nem menos ele queimou invisível, fiz a substituição e no momento de ligar queimou novamente.

Coloquei outro e queimou de novo.

Desliguei tudo do filtro e coloquei mais um, e novamente queimou.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Agradeço desde já, abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mais provável é que seu varistor fase neutro, internamente, tenha chegado ao seu final de vida útil. Varistores podem ser considerados insumos para esses dispositivos de proteção. Duas razões básicas podem levar um varistor a seu final de vida.

- Ter de enfrentar um surto de tensão maior, mortal;

- Ter acumulado, ao longo de sua atuação, sucessivos surtos de tensão de tal modo a se esgotar su capacidade de absorção de energia de exceção..

 

De qualquer modo tenho a certeza de que se isso aconteceu ele, o varistor, em sua atuação, salvou seus equipamentos..

 

 

Se abrires o filtro e for isso dai vais encontrar pedaços desse varistor e sinal de muita fumaça, fuligem etc. Não se impressione, é só fumaça e dá de limpar com um cotonete embebido em álcool.

Quem sabe abres ele, tiras uma foto e mostra ai para nós como o dispositivo fez para proteger seus equipamentos. É para isso que ele foi projetado. Não fosse ele seria seu equipamento a ficar desse modo..

Se abrires tire foto de tal modo que apareça o número escrito nesse varistor, não nesse que deve estar explodido, mas em um dos outros dois que ai dentro estão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu comprasse um filtro de linha, com o intuito de proteger meus equipamentos e se uma hora depois dele ter chegado ele explodisse na tarefa dele, evitando danificar meus equipamentos eu ficaria extremamente feliz..

 

Abra, fotografe tudo o que conseguires, se tiveres dúvidas em alguma coisa, mostre e pergunte..

Depois deduziremos o que foi realmente e o o que aconteceu e se der, lhe mostro o que fazer, mesmo que você não faça mas para mostrar para alguém que tenha soldador e faça o trabalho para você..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mais provável parece não ter acontecido não. Penso em estar vendo os três varistores intactos mas só você, ai de perto, poderá avaliar se nenhum deles está com o corpo rachado ou furado.

 

Uma pergunta que cabe:

 

Ao testar sua proteção, após ter trocado o fusível, fizestes com os equipamentos plugados nas tomadas??

 

Se sim, repita a operação mas sem nenhum equipamento plugado nas tomadas. Talvez vá te custar mais um fusível.. Mas paciência..

 

Por acaso estás usando estabilizador ai antes do filtro de linha???  Qual a tensão dai, 110 ou 220 Volts??

 

Resta muito pouca coisa para estar queimando fusível de graça ai:

1) Fusível errado e de menor corrente que do original

 

2) Capacitor de filtro em curto

 

3 Algum curto entre trilhas ou na fiação de dentro do filtro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A imagem do lado direito, mostra um leve vestígio no  fio verde próximo ao varistor azul ( 14K 300V talvez ).

Enfim seria o primeiro que eu verificaria. 

Aqueles dois varistores azuis são a proteção da linha telefônica.. Para la só vai o fio terra, nem o fase nem o neutro vão para la, difícil dar curto entre fase e neutro naquele circuito (repara que só o fio verde vai para la..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqueles dois varistores azuis são a proteção da linha telefônica.. Para la só vai o fio terra, nem o fase nem o neutro vão para la, difícil dar curto entre fase e neutro naquele circuito (repara que só o fio verde vai para la..)

 

Verdade.... :D ( fui acometido pelo meu instinto estagiário agora..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Resolvi colocar fusíveis maiores para ver se o componente com defeito de denuncia logo.

Fiz os testes com fusíveis de 25A e 30A

O de 25 estourou como o de 10.

Já o de 30 fez um estouro na placa mas ele não se rompeu e manteve o filtro ligado. Seguem os vídeos abaixo.

http://youtu.be/WeifuqlUqKc 25A

http://youtu.be/H93PMCJd3WY

Algumas sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7357622a64e625cf70c1f21493ea686f.jpg

969e592763e1e8c9400220448c51e6e3.jpg

Ainda não fiz os testes mas aparentemente o varistor queimado é o vr1.

Já a trilha que foi pro espaço parece ser aquela próxima ao fio de terra, que ainda não identifiquei onde são os terminais.

Minha dúvida é a seguinte, quando coloquei o fusível de 30A o filtro permaneceu ligado, depois substitui por um fusível de 7A. E mesmo assim ele não estourou.

Queria saber após a troca dos componentes, como vou saber se o filtro está realmente protegido, já que não estourou mais nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que se faz nessas horas???

1) Troque os três varistores, independentemente daquele que esteja danificado

2) Recomponha a trilha evaporada

 

Para recuperar a trilha danificada pegue um pedaço de fio com capa, desencape cerca de 3 mm em cada ponta e solde nas ilhas ai demonstradas.

Recuperacao%20da%20trilha_zpszadu54zd.jp

 

Varistores, troque pelos mesmos, de mesma característica: http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-150-vac-s20k150-dnr20d241ks20k241-p-3318.html

 

Procure numa boa loja de componentes eletrônicos ai perto de você..

 

 

E seu filtro renascerá, com um custo de 3 x 1,65  por menos de R$ 5,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

997931dcc5479b3819185624140dfeb3.jpg

Boa noite!

Fiz o reparo na parte da tarde, porém não deu para postar a foto mais cedo.

O varistor com defeito era o vr2, fiz o teste nos 3.

Segue a foto. Espero que agora eu esteja protegido hehe.

Grande abraço é obrigado pela ajuda Faller.

PS: Não reparem as soldas porcas. Não tenho tanta muita pratica como se pode perceber hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana o tópico.

 

A Upsai não usa fusíveis térmicos protegendo os varistores! Ponto pra Clamper. Com 3 meses ainda não estava na garantia?

 

 

Achei um pouco pequena a bitola do fio vermelho, será que ele suporta 10A?

 

No vídeo que rompe o fusível de 30A, uma faísca quase se propaga na toalha. Tenso.  :)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana o tópico.

A Upsai não usa fusíveis térmicos protegendo os varistores! Ponto pra Clamper. Com 3 meses ainda não estava na garantia?

Achei um pouco pequena a bitola do fio vermelho, será que ele suporta 10A?

No vídeo que rompe o fusível de 30A, uma faísca quase se propaga na toalha. Tenso. :)

Deve ter um pouco mais de 3 meses mano, comprei no ML, nem verifiquei a data ao certo. Quanto a bitola do fio, mão me recordo se é de 0,5 ou 1,0mm. Realmente não sei se está subdimensionado.

Quanto ao vídeo também reparei a faísca "quase criminosa" felizmente nada se propagou rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ter um pouco mais de 3 meses mano, comprei no ML, nem verifiquei a data ao certo. Quanto a bitola do fio, mão me recordo se é de 0,5 ou 1,0mm. Realmente não sei se está subdimensionado.

Quanto ao vídeo também reparei a faísca "quase criminosa" felizmente nada se propagou rsrs.

 

Eu colocaria um fio mais grosso (ao menos da mesma espessura do fio branco que já vem no filtro) ou colocaria mais um ou dois fios vermelhos junto com este que já colocou.

Se tiver algum fio de ferro de passar roupa dando mole, ele é uma boa fonte de fio grosso de emergência  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!