Ir ao conteúdo

Meu Processador está com o clock acima do normal. Como resolver?

Satou Yuri

Posts recomendados

Postado

O processador(i5 3230M) do meu Acer Aspire tem 2.6Ghz, e, pelo CPU-Z, deu pra ver q a velocidade dele atual é de 3.1Ghz(ele fica variando entre 2899 - 3100 Mhz). Isso é normal? Por que meus jogos andam perdendo muito desempenho após o pc ficar ligado por mais de 30 minutos. Tenho que reiniciá-lo para voltar ao normal. E logo e já volta a travar graficamente, me obrigando a reiniciar de novo. Tem alguma solução? (Desculpe se falei alguma besteira, não manjo muito de configuração de computador)

post-755790-0-20410400-1426103543_thumb.

• Membro VIP
Postado

Geralmente a opção Turbo entra em ação quando algum aplicativo demanda maior performance, veja se não tem nenhum processo consumindo recursos.

Quanto a queda de performance, pode estar relacionado com outros problemas como aquecimento, pois quando ele atinge um determinado valor o Turbo se desliga e quando possível ele retorna novamente. Para algumas plataformas é possível desabilitar este recurso, via BIOS ou via Programa, veja se isto não lhe ajuda. (Exemplo)

Postado
  Em 11/03/2015 às 20:39, dwatashi disse:

Geralmente a opção Turbo entra em ação quando algum aplicativo demanda maior performance, veja se não tem nenhum processo consumindo recursos.

Quanto a queda de performance, pode estar relacionado com outros problemas como aquecimento, pois quando ele atinge um determinado valor o Turbo se desliga e quando possível ele retorna novamente. Para algumas plataformas é possível desabilitar este recurso, via BIOS ou via Programa, veja se isto não lhe ajuda. (Exemplo)

Eu usei o que estava escrito no seu Exemplo, mas após alguns minutos com o pc ligado, o computador começa a ter quedas de desempenho gráficas, ou seja, não consegui resolver o problema da queda de desempenho. Mas em compensação, o Clock voltou a 2.6(Ele varia mais ou menos entre 1995 - 2496º). Você(ou qualquer um que esteja lendo esse tópico) saberia me dizer como posso resolver essas quedas? 

Postado
  Em 11/03/2015 às 19:59, Math.Pi disse:

O clock máximo é 3.2GHz.

2.6GHz é o clock padrão: http://ark.intel.com/pt-br/products/72164/Intel-Core-i5-3230M-Processor-3M-Cache-up-to-3_20-GHz-rPGA

Quanto ao travamento, tem que verificar se o HD está bom, se a memória e processador estão com alto nível de uso, se está esquentando.

Meu HD é de 500GB, e tem 406GB livres. Esse problema não é recente. Antes eu pensava que era um problema de temperatura, então mandei formatar e limpar o notebook. Os técnicos limparam o cooler e trocaram a pasta térmica. Após essa formatação, o PC não passa de 60º(ao contrário de antes, que chegava a 80º rapidinho), mas o problema infelizmente continua: Ligo o PC, após 30 min ou menos, ele começa a ter falhas gráficas, me levando a reiniciar o pc. Logo as falhas gráficas somem, mas voltam novamente, e assim por diante... ;-; Alguma solução?

Em 12/03/2015 às 00:21, Satou Yuri disse:

Eu usei o que estava escrito no seu Exemplo, mas após alguns minutos com o pc ligado, o computador começa a ter quedas de desempenho gráficas, ou seja, não consegui resolver o problema da queda de desempenho. Mas em compensação, o Clock voltou a 2.6(Ele varia mais ou menos entre 1995 - 2496º). Você(ou qualquer um que esteja lendo esse tópico) saberia me dizer como posso resolver essas quedas? 

OBS: Estou começando a suspeitar que o problema não envolve o clock.

• Membro VIP
Postado

Pegue uma distro Linux live, que inicializável através do CD ou Pendrive.

Assim, você pode por exemplo descartar se o problema não está no HD.

Recentemente peguei um Dell que veio com HD com problemas, ele até funcionava mas em operações simples o sistema era pouco responsivo. Depois de atualizar o windows e Office com uns 4GB de updates e reboots o HD deixou de reconhecer.

Quanto ao clock variável, é uma característica do processador e ele geralmente influencia pouco no desempenho cotidiano.

Postado
  Em 12/03/2015 às 17:52, dwatashi disse:

Pegue uma distro Linux live, que inicializável através do CD ou Pendrive.

Assim, você pode por exemplo descartar se o problema não está no HD.

Recentemente peguei um Dell que veio com HD com problemas, ele até funcionava mas em operações simples o sistema era pouco responsivo. Depois de atualizar o windows e Office com uns 4GB de updates e reboots o HD deixou de reconhecer.

Quanto ao clock variável, é uma característica do processador e ele geralmente influencia pouco no desempenho cotidiano.

[LEIA ATÉ O FINAL!](História Completa. Eu já tinha feito outros posts em relação a esse problema pensando que era a temperatura. Mas não era. Bom, leia o texto) Ele não era assim antes. Funcionava perfeitamente. Depois que eu fiz um overclock usando o Throttlestop e o Turbo Boost 2.0, ele começou a ter esse problema. Mesmo desinstalando os programas, nada mudou. Então, minha mãe mandou o notebook para um técnico, e ele disse que seria necessário formatar a máquina. Eles formataram, limparam o Cooler e trocaram a pasta térmica. Quando o pc voltou aqui pra casa, estava funcionando normal. Decidi então deixar ele como estava antes. Mexi no plano de bateria e coloquei tudo no máximo. Ativei os 4 núcleos do processador pela msconfig. Após alguns dias, ele funcionou normal(assim como antes do overclock). Após isso, eu estava reiniciando ele, quando o Windows 8 começou a fazer aquelas atualizações que ele faz de vez em quando. Quando o pc ligou de novo, fui jogar, e, após alguns minutos, percebi que o problema tinha voltado. Coloquei o plano de bateria como no seu "Exemplo" que você deu alí em cima. Nada mudou. Tirei o esquema de ligar com os 4 núcleos. Não mudou nada também. O problema não é no HD, pois funciona normal. Na temperatura também não, por que além de ter trocado a pasta térmica e limpado o cooler, notebooks da Acer esquentam mesmo. Atualmente ele não passa de 60-75º. O problema também não deve ser o clock, por que mesmo fazendo o que o seu Exemplo dizia, o clock realmente voltou ao normal, mas o problema continua. O QUE PODE SER? PROCESSADOR FICOU ZUADO?? Se quiser posso até postar um vídeo que eu gravei dele rodando um VÍDEO DE FACEBOOK. Ele fica todo lagado, como se tivesse dificuldade para reproduzi-lo. Não sei mais o que fazer. Tem alguma ideia? Não posso pegar outro computador ;-; Poderia me ajudar por Skype ou sei lá?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!