Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte OCZ StealthXStream com fan parada


Posts recomendados

Saudações

 

Tentei procurar algum tópico que me ajudasse, mas não encontrei. Se estiver repetindo eu peço desculpas.

O meu problema é com a fonte OCZ StealthXStream 600W.

Reparei que a fan de 120mm dela parou de rodar, mas ainda permitindo o funcionamento normal do PC.

Imaginei que a fan estivesse com problemas. Troquei por uma Cooler Master, daquelas básicas, como ação emergencial, mas não resolveu.

Retirei a fonte do PC, fiz o jumper para a fonte ligar, e medi a tensão de saída que alimenta a fan.

Para minha supresa não batia nem 0,5V! Aí nem tem como a fan rodar mesmo.

Eu sei que a rotação da fan é controlada em função do sensor térmico, e com a fonte aberta e ventilada não reflete as condições ideais para medição, mas na minha leiga opinião, acho que 0,5V está errado.

O que pode ser e o que posso fazer?

Ah sim. Eu forcei um game com a fonte sem ventilação e como podia-se esperar, a fonte desligou o PC.

Em carga até média até que dá para ir sem ventilar, e até demorei para perceber o problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce tiver recursos em casa, poderia desligar o cabo da fan da saída que está com 0,5 Volts e ligá-lo em um ponto interno da fonte que tenha 12 volts, dentro da própria fonte. Antes disso, porém, teste a fan, para ver se não está em curto.

E confirme se a fan é de 12 volts mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wal.

 

Valeu pela resposta.

Você pensou o mesmo o que eu.

Eu apenas evitei fazer alguma alteração interna na fonte puxando algum fio.

O que fiz foi aproveitar o chicote normal que alimenta o gabinete e pluguei na fan.

Ah, e claro, isolei os fios que alimentavam a fan da fonte.

Com essa ligação direta, está funcionando bem.

A Fan é de 12V mesmo. A fonte regula a rotação variando a tensão.

Mas mesmo em dias frios, a fan sempre estava rodando.

Eu queria tentar arrumar para deixar como projeto original.

Esse sistema de rotação variável deixava a fonte super silenciosa.

Raramente exigia rotação máxima da fan.

Bom. Por enquanto vou trabalhando com ela desse jeito. Esse arranjo dá conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato é que o regulador de tensão que ajustava a velocidade da fan deve ter queimado.

Se voce tiver um amigo expert em eletronica, pode pedir para ele dar uma olhada.

Eu, no seu lugar, deixaria como está.

Em time que está ganhando não se mexe!


Se quiser clicar em curtir, eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!