Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer 'aspire v5 123-3824 netbook bios não reconhece usb bootavel


mrtropz

Posts recomendados

Ola, comprei um aspire v5 123-3824 netbook achando ser bom negocio, veio com windows 8, detestei as "funcionalidades" que não funcionam nele, e o fato dele estar pesando netbook.
Então quis instalar uma versão do win 7 x65 o home basic.
Beleza, não conseguia fazer reconhecer o usb flash drive storage no reboot, então reconfigurei o bios, tentei em legacy, não deu certo e nem iniciava direito tmb, ai voltei pro uefi, entrando em segurança habilitando uma senha, consegui escolher onde dar o boot uefi, ai formatei instalando linux Xubuntu, troquei de pendrive, e não reconhece nem uma versão do windows, desde o xp ao 7.
como eu faço pra conseguir dar boot? Alguém ai ja exorcisou um aspire v5 123?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o o pendrive bootavel pelo lili usb creator, pela ferramenta de criar usb bootavel do windows seven, e pelo ZOTAC.
não funcionou nem um, até reconhece que existe um usb com uma iso e diz até que iso se trata, mas não inicia nem aceita comando, é com se travasse a tela.
ja tentei mudar as isos, pegar outras, mas não funcionaram também, sempre o mesmo resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você conhece os programas em questão? Lili USB Creator, ZOTAC Creator e Win 7 USB/DVd Creator?
Sim criei o pendrive bootavel com esses programas a partir de uma ISO.
Xubuntu.ISO (configurando uma senha no boot menu, consegui mudar a opção no proprio UEFI pra reconhecer o pendrive com xubuntu, com ele formatei o win 8)
Win 7.ISO ( tentei a mesma coisa, que o xubuntu, não deu certo, e mudando pra LEGACY, nada responde, e no UEFI ele não reconhece)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço esses programas, mas sei como é o processo de criacão de um pendrive bootável.

você criou um pendrive bootável a partir de uma imagem iso do dvd do Windows 7.

Depois você priorozou a ordem de boot os dispositivos do seu note, para iniciar a partir pelo usb.

Ligou o note e ele não iniciou pelo usb, certo?

Mas o que aconteceu, apareceu alguma mensagem? Avisou que o dispositivo de boot não foi encontrado?

Avisou que algum arquivo não foi encontrado? Ou simplesmente o dispositivo não foi lido?

 

Tentou testar esse pendrive em outro PC, para ver se ele dá boot normalmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o que me intriga é que num desktop e num notebook funcionaram, só no netbook aspire v5 123 que não funciona.
No modo Legacy com usb como preferencial Aparece uma tela preta dizendo o nome do da imagem, ou o conteudo do usb, mas fica travado, não da tecla de comando, não responde.
No modo UEFI, mesmo selecionado USB, ele não entra, não aceita o boot, então pula logo pra inicialização do xubuntu.

Consegui fazer o wine rodar a modo de instalação do windows no xubuntu, mas ele trava, não aceita formatar daí.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o que me intriga é que num desktop e num notebook funcionaram, só no netbook aspire v5 123 que não funciona.

No modo Legacy com usb como preferencial Aparece uma tela preta dizendo o nome do da imagem, ou o conteudo do usb, mas fica travado, não da tecla de comando, não responde.

No modo UEFI, mesmo selecionado USB, ele não entra, não aceita o boot, então pula logo pra inicialização do xubuntu.

Consegui fazer o wine rodar a modo de instalação do windows no xubuntu, mas ele trava, não aceita formatar daí.

 

Faça o seguinte:

 

- Pressione F10 na inicialização (assim que ligar), para acessar a bios;

- procure a opção "Secure Boot" na árvore de menus (se houver algum aviso "intimidador", ignore e siga em frente);

- desabilite o "Secure Boot" (ignore o aviso "warning")

- ative "Legacy boot options"

- habilite o boot pelo dispositivo USB

- salve e saia

Ao reinicializar, aperte e segure F9, já com o pendrive bootável inserido.

Veja se isso funciona.

Se ajudar clique em "curtir", se resolver clique em "Resolvido".

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... bios do acer é pelo F2, o menu de boot pelo F12
O menu dele é muito resumido, mas nas poucas opções consegui desabilitar o modo uefi seguro de bot.
ele até procura um usb, mas não encontra, não reconhece.

Alguem ai conhece o BIOS do Acer em questão, alguem ja tentou fazer o que eu to fazendo no mesmo aparelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... bios do acer é pelo F2, o menu de boot pelo F12

O menu dele é muito resumido, mas nas poucas opções consegui desabilitar o modo uefi seguro de bot.

ele até procura um usb, mas não encontra, não reconhece.

Alguem ai conhece o BIOS do Acer em questão, alguem ja tentou fazer o que eu to fazendo no mesmo aparelho?

As teclas de atalho podem variar de marca para marca, porém o processo é o mesmo.

Resumindo:

 

1 - Desabilitar o Secure Boot;

2 - Habilitar o boot via dispositivos "legacy";

3 - Colocar o drive USB como primeira opção de boot;

4- Ao ligar, tem que apertar uma das teclas de função (F) para dar boot pelo USB (é parecido com os PC's comuns, onde você precisa apertar uma tecla qualquer para dar boot pelo CD, mesmo quando ele está selecionado como primeiro dispositivo de boot).

A dificuldade é que as marcas não querem divulgar a tecla que deve ser pressionada, para evitar que o usuário troque o sistema operacional. Eles só divulgam a forma de se iniciar o processo de restauração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro...

O sintema menu do Aspire V5 123-3824 Apresenta as janelas assim

Info/Main/Secure/BotSetting/Exit

Em BotSetting, você pode alterar a ordem de drives a serem botados, em UEFI existem 8 opções, que estão assim:
1 USB FDD
2 USB HDD
3 USB CD
4 HDD
5 SysLinux
6 esses aqui pra baixo não importam o 7 e o 8 tmb.
é possivel alterar de UEFI pra LEGACY apenas, no modo UEFI é possivel desabilitar o secure boot, no LEGACY não existe secure boot.
No modo legacy ele não consegue iniciar o sistema operacional que agora é o ubuntu 14, antes o xubuntu 14. Acho gozado que ele só consiga botar as isos linux, e não reconhece nem uma iso ou versão windows... to pensando em tirar o hd dele formatar por um desktop, colocar de volta e instalar o sistema opreacional win 7 home basic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro...

O sintema menu do Aspire V5 123-3824 Apresenta as janelas assim

Info/Main/Secure/BotSetting/Exit

Em BotSetting, você pode alterar a ordem de drives a serem botados, em UEFI existem 8 opções, que estão assim:

1 USB FDD

2 USB HDD

3 USB CD

4 HDD

5 SysLinux

6 esses aqui pra baixo não importam o 7 e o 8 tmb.

é possivel alterar de UEFI pra LEGACY apenas, no modo UEFI é possivel desabilitar o secure boot, no LEGACY não existe secure boot.

No modo legacy ele não consegue iniciar o sistema operacional que agora é o ubuntu 14, antes o xubuntu 14. Acho gozado que ele só consiga botar as isos linux, e não reconhece nem uma iso ou versão windows... to pensando em tirar o hd dele formatar por um desktop, colocar de volta e instalar o sistema opreacional win 7 home basic.

Em Secure, não aparece nenhuma opção para desabilitar o secure boot?

A ideia é primeiro desabilitar o Secure Boot e só depois ir para as opções Legacy e selecionar o dispositivo de boot.

Veja a ordem dos procedimentos no primeiro post de 19 de março as 2h08min.

Considere as teclas F que funcionam no seu note.

 

Ou tente fazer o q você disse e veja se vai funcionar, não tenho certeza se vai dar certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom o problema que depois de desabilitar o secure boot, e trocar de UEFI pra LEGACY ele não deixa selecionar a ordem de boot.
pelo f12 eu posso escolher o usb, e então ele diz que não reconhece o que tem dentro do pendrive.

Fichinha de pensar que o problema ta na iso, mas troquei as isos de fontes diferentes, xp,vista,seven, qualquer uma, ele não reconhece nem uma. Mas se for qualquer iso de linux, ai ele reconhece... sei lá porque...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EHEHEHHE!! \o/!!!

Adivinha o que deu certo?

Retirei o hd, e formatei ele por um desktop em formato ntfs. Coloquei de volta. Desabilitei o secure boot em uefi, mudei de uefi pra legacy, criei um pendrive pelo programa rufus, e ai simplesmente leu, simplesmente resolveu funcionar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pow show a dica .. obrigado.. vou deixar aqui uma dica simples, mas talvez alguem precise... fiz este procedimento e passou certinho, porém ao tentar entrar na instalacao do windows ao tentar carregar para selecionar qual a particao que seria utilizada, ele dizia DRIVE NAO ENCONTRADO.. em resumo 

 

1 - ele dava o boot pelo pendrive.

2 - mas depois de carregado o instalador do windows ele nao achava mais o pendrive para continuar "escolher qual windows seria instalado -> qual particao blablabla";

 

Solucao: o Pendrive estava conectado na USB 3.0 (AZULZINHA) o qual pelo menos meu pednrive de instalacao do windows 7 se perde na hora de carregar a instalação, foi mudado para a porta USB 2.0 padrão.. e ai funcionou.

 

Nao sei se é problema na instalacao do win7 para reconhecer USB3.0 ou no Notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 18/03/2015 às 01:08, Wal SJC disse:

Faça o seguinte:

 

- Pressione F10 na inicialização (assim que ligar), para acessar a bios;

- procure a opção "Secure Boot" na árvore de menus (se houver algum aviso "intimidador", ignore e siga em frente);

- desabilite o "Secure Boot" (ignore o aviso "warning")

- ative "Legacy boot options"

- habilite o boot pelo dispositivo USB

- salve e saia

Ao reinicializar, aperte e segure F9, já com o pendrive bootável inserido.

Veja se isso funciona.

Se ajudar clique em "curtir", se resolver clique em "Resolvido".

Obrigado!

Muito obrigado, funcionou corretamente, porém...

Estou instalando windows Xp 32 bits, ele carrega todos os aquivos até que no inicio da instalação aparece a odiável "tela azul"

Sou meio leigo no assunto, será que ficaria bom instalando outro OS para as configurações desse netbook:

Processador AMD E1 - 2100 1.0 Ghz

2gb RAM

320Gb Hd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde pessoal estou com um Netbook ACER V5-123-3728 com o mesmo problema, não consigo entrar no Setup da Bios ao carregar, consigo somente depois dele tentar efetuar restauração e não consegue, daí tenho opções de acesso via Boot do Windows instalado mas mesmo assim limitado, quando uso a opção alternar carregamento da Bios e desativar UEFI ele até dá boot, carrega, mas o teclado trava e não tenho acesso a nenhuma configuração congelada na tela....   Se alguém souber de uma solução para este problema agradeço por demais pela dica e help !!!!      Agradecido !

 

 

noduser

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal alguém já teve problemas com este modelo de Netbook ACER V5-123-3728.   Estou com um aqui e o teclado não obedece ao comando, ao teclar em qualquer tecla o Notebook se desliga, se alguém já passou por algo semelhante e souber repassar a solução me retorne ou serei forçado a tentar comprar um novo teclado, no aguardo de uma solução, sem mais.

 

 

Obs: Quem tiver os arquivos da Bios em DOS por favor me repasse quero tentar reverter a versão da Bios para tentar reparar este Bug de Teclado.    Att

 

 

noduser

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Boa tarde. Coisa fácil de fazer amigo, você não está fazendo o passo do f10, eu estava me batendo um monte aqui e não estava conseguindo formatar o pc. 

 

1ª> grave a iso do windows desejado pelo Programa "Yumi" no seu pendrive.

2ª> Inicie seu netbook, aperte "F2"

3ª> va até "BOOT", coloque em 1° "USB FDD" que no caso é seu pendrive.

4ª> Aperte "F10" e ENTER em "Yes" para salvar as alterações.

5ª> Logo irá iniciar, vai aparecer as opções do F2 e F12.:

Mesmo não tendo opção de F10, clique F10 que irá prosseguir normalmente para os procedimentos de formatação.

 

Se ajudou, Curta.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!