Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

XFX 7850 2GB - Cooler parou, pode ser controlador?


Posts recomendados

Bom dia galera,

Esse final de semana foi dia de limpeza completa no pc, tirei a placa de video e desmontei, apliquei nova pasta termica, escovinha pra tirar a poeira.

 

Após ligar tudo, o cooler da placa de video esta parado, no boot ele gira rápido e para, inicialmente pensei que o problema pudesse estar no cooler, que eu tenha danificado ele de alguma forma quando fiz a limpeza, mas testei ele em um conector da placa mãe e funcionou perfeitamente, ele não esta nem um pouco travado nem nada, no HWMonitor, antes da limpeza, mostrava o RPM do cooler, agora nem exibe mais, parece que o cooler esta desconectado mesmo, que a placa de video parou de "reconhecer" ele, ou o proprio controlador dela, parou de funcionar. 

 

Gostaria de saber se alguem ja viu isso antes ou se tem alguma ideia de solução.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente também não sei mas, se não tem nada desconectado, pode ser realmente um mal-funcionamento do tal controlador de rotação, cujo elemento chave deve ser um sensor de temperatura que fica na GPU.

Se não encontrar nada fisicamente errado e o ventilador não rodar, alimente-o direto e pronto.

Se for mesmo defeito no tal "controlador", acho que não tem como consertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, vou procurar algum defeito fisico, em relação a alimentar o cooler, conectando-o diretamente a fonte, ele ficará sempre em full load, e ele faz muito barulho nessa situação, outra opção é liga-lo a um conector com controle PWM da mobo, entretanto, o PWM atuará em função de um feedback dos sensores da mobo certo? pode acontecer da placa de video estar aquecendo e a mobo não, o cooler permanecerá praticamente em iddle, existe algum software que eu consiga controlar isso? alterando para o cooler conectado a mobo responda a um sensor da vga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, vou procurar algum defeito fisico, em relação a alimentar o cooler, conectando-o diretamente a fonte, ele ficará sempre em full load, e ele faz muito barulho nessa situação, outra opção é liga-lo a um conector com controle PWM da mobo, entretanto, o PWM atuará em função de um feedback dos sensores da mobo certo? pode acontecer da placa de video estar aquecendo e a mobo não, o cooler permanecerá praticamente em iddle, existe algum software que eu consiga controlar isso? alterando para o cooler conectado a mobo responda a um sensor da vga?

Mas se voce não tem acesso ao sensor da VGA, como vai conectá-lo à mobo? Na verdade, a VGA deveria fazer isso, mas se ela não está fazendo existe uma dúvida: onde está o problema? pode ser o sensor, pode ser o controlador e pode ser um circuito interrompido (tanto do sensor como do controlador de velocidade).

voce já pensou na possibilidade do ventilador não entrar enquanto a VGA não der uma "esquentada"?

voce falou que ligou o PC e o cooler da VGA não girou.

Tentou usar algum aplicativo que exija um pouco mais da VGA, para ver se o cooler roda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se voce não tem acesso ao sensor da VGA, como vai conectá-lo à mobo? Na verdade, a VGA deveria fazer isso, mas se ela não está fazendo existe uma dúvida: onde está o problema? pode ser o sensor, pode ser o controlador e pode ser um circuito interrompido (tanto do sensor como do controlador de velocidade).

O sensor de temperatura da VGA esta funcionando, por isso pensei em definir que o "sysfan" tinha que atuar em cima do sensor da placa de video, mas não sei se é possivel isso. Tambem não sei onde esta o problema, porque apenas isso parou de funcionar, parece que a placa de video ignora o fan, ele nao aparece nem no HWMonitor com 0% de velocidade nem nada, sumiu, por isso pensei que o problema pode ser onde controla o fan.

 

voce já pensou na possibilidade do ventilador não entrar enquanto a VGA não der uma "esquentada"?

Tentou usar algum aplicativo que exija um pouco mais da VGA, para ver se o cooler roda?

Eu fiz isso com o AMD Catalyst, ativei o Overdrive e coloquei manualmente o cooler me 100%, mas nem deu sinal de vida.

 

voce falou que ligou o PC e o cooler da VGA não girou.

Quando liga o pc, no momento que aperta o botao, o cooler gira sim, mas gira e para logo depois, por 1 segundo apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se antes o cooler aparecia no HWMonitor e nada foi danificado fisicamente quando voce fez a limpeza da VGA, alguma coisa queimou ou foi interrompida internamente.

Se foi internamente, na GPU ou em algum outro componente, não há muito que se possa fazer para consertar em casa.

Pelo que voce disse, a fiação está OK, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

O tópico é um pouco antigo mas vamos la.

Estava com exatamente o mesmo sintoma, e no meu caso a temperatura fazia cair o clock da placa, eu encontrei o problema, pode ser a mesma coisa em outros casos.

Comprei uma XFX 7850 1GB usada, o modelo com um unico cooler, pequeno pra falar a verdade. Enfim, notei alguns problemas logo de inicio,

1 - O clock da gpu caia de 860 Mhz para 450Mhz do nada e os jogos ficavam com aproximadamente metade dos fps, isso eu notava imediatamente no meio do game. Achei que pudesse ser software, mexi no MSI AB, nos programas da amd, e nada. 

2 - Eu ligava o computador e fazia um benchmark ou jogava, o clock era o ótimo 860 Mhz, depois de um tempo caia de novo, a temperatura estava alta,chegava nuns 95º

3 - Eu liguei o PC com o gabinete aberto e notei que o fan da VGA não ligava de inicio, mas depois que atingia certa temperatura ligava, achei que isso era um processo normal da placa pra não gerar barulho quando não precisa.

4 - Notei no MSI AB que dizia que a velocidade do cooler era 99% e não dava muito barulho, o que é estranho, devia fazer mais barulho.

5 - Onde descobri o problema por acaso. Como a temperatura estava alta, ela devia diminuir o clock para evitar queimar por super aquecimento. Resolvi retirar o dissipador da placa, limpar, tirar poeira etc, na hora que eu pego o fan que tirei para limpar, dou um leve empurrão nele e percebo que ele estava duro, difícil de rolar, isso explica tudo. O problema era no fan, que aumentava a temp que diminuia o clock.

Por isso no MSI AB dizia uma velocidade de fan, mas como ele estava duro, ele rodava bem mais lento, ou nem rodava quando não tinha energia suficiente. Infelizmente o fan não dá pra abrir pra tentar lubrificar etc, tentei forçar e acabei quebrando ele, nesse exato momento estou testando, com um fan de 120mm ligado na fonte, e esta tudo ok, a temp chegou a uns 83º, o clock não caiu, e parece que era esse o meu problema, tenta da uma olhada no estado do ventilador/fan da propria VGA e veja se ele rola suave. Aproveita para limpar a poeira se precisar... Espero que isso ajude. As fotos são de agora, tirei o fan da placa e está com um fan de gabinete em cima do dissipador, agora preciso conseguir outro fan desse tamanho e acho que o problema está resolvido.

post-630156-0-59126400-1448724721_thumb.

post-630156-0-99245500-1448724746_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!