Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FITA DE LED RGB COM 3 OPÇÕES


escott

Posts recomendados

Seguinte galera, estou criando um projeto de iluminação de led e sou leigo no assunto. preciso que alguem com esperiencia e pasciencia me ajude!

seguinte...

 

Tenho uma fita de led rgb 5050 + controle ede 44 teclas para fita 5050 + um conector de 2 saidas!

Quero fazer um esquema de ligar 2 pedaços de led um em cada saida desse conector.

porém queria fazer da seguinte forma.

colocar algum sistema que permitisse eu acender/controlar apenas 1 fita de cada vez e depois as 2 de uma vez!

Pois se eu conectar as duas fitas nos dois conectores e controlar com o controle ele vai fazer o mesmo nas duas pontas, mais queria fazer algo individual!

 

vou colocar um exemplo com imagens para ficar mais fácil de entender!

 

Estava pensando em colocar uma chave gangorra de 3 posições para fazer isso, teria como sera?

Ou algum outro sistema para fazer essa mesma ação?

 

vamo la com as imagens.

 

 

POSIÇÃO 1

QUANDO EU COLOCAR A POSIÇÃO 1 IRA LIGAR APENAS A FITA "A" E A FITA "B" FICARA DESLIGADA

post-456678-0-74391300-1426707491_thumb.

 

 

 

POSIÇÃO 2

QUANDO EU COLOCAR A POSIÇÃO 2 IRA LIGAR A FITA "B" E A FITA "A" FICARA DESLIGADA

post-456678-0-90066800-1426707494_thumb.

 

 

 

POSIÇÃO 3

QUANDO EU COLOCAR A POSIÇÃO 3 IRA LIGAR AS DUAS FITAS, TANTO A "A" QUANTO A "B"

post-456678-0-31307700-1426707498_thumb.

 

 

 

Agora vou explicar o que eu vou fazer, vai ser um painel de acrilico com uma logo transparente no meio que esta representado pela fita "A"

E a fita "B" seria uma outra fira que vai ficar envolta do painel.

Pois não quero ligar as duas ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é mais fácil que parece @

Ele só quer manter apagado ou ligado.

@escott

Tem como mostrar o conector onde vai ligado a fita? E uma foto da ponta da fita também.

O negocio é só adaptar a chave entre o conector e a fita. Dá para usar uma saída somentE do conector.

O problema que vejo na chave gangorra tradicional é que a posição central desliga tudo.

Basicamente essas chaves tem 3 pernas. A do meio é a comum.

A perna do meio vai na alimentação do conector. uma perna da extremidade vai em uma fita e a outra extremidade na outra fita. Ligando somente a alimentação.

O difícil que vejo é separar os cabos que estão dentro do conector.

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é mais fácil que parece @

Ele só quer manter apagado ou ligado.

@escott

Tem como mostrar o conector onde vai ligado a fita? E uma foto da ponta da fita também.

O negocio é só adaptar a chave entre o conector e a fita. Dá para usar uma saída somentE do conector.

O problema que vejo na chave gangorra tradicional é que a posição central desliga tudo.

Basicamente essas chaves tem 3 pernas. A do meio é a comum.

A perna do meio vai na alimentação do conector. uma perna da extremidade vai em uma fita e a outra extremidade na outra fita. Ligando somente a alimentação.

O difícil que vejo é separar os cabos que estão dentro do conector.

Falou

Eu ainda nao comprei o controle, so tenho apenas a fita rgb 5050.

vou comprar o controle de 44 teclas pois ele esta o mesmo valor que o controle normal.

 

seguinte, o esquema do adaptador eu posso fazer com fios soldados mesmo, 4 vias para ligar o esquema RGB.

quer seria esse: 

909174831_377.jpg

 

 

 

 

na verdade eu vou usar 4 opções na fita

as 3 que citei no inicio do post

que sao:

 

OPÇÃO 1 = 

FITA "A" ON

FITA "B" OFF

 

OPÇÃO 2 = 

FITA "A" OFF

FITA "B" ON

 

OPÇÃO 3 = 

FITA "A" ON

FITA "B" ON

a opção 4

seria:

 

OPÇÃO 4 = 

FITA "A" OFF

FITA "B" OFF

 

porém essa opção eu posso usar diretamente no controle  que seria desligar tudo apertando a tecla OFF

 

então agora preciso saber como faco para usar a opção 1,2,3.

lembrando que ainda nao comprei nada, tenho apenas a fita 5050

e lembrando que a fita é de 12v

pois vou ligar ela no computador

vai ser um projeto de um computador.

 

então vou usar pouca fita, mais ou menos

na parte "A" vou usar uns 50cm

e na "B" vou usar apenas 3 leds que seria so para acender uma logo.

então se tiver uma maneira de fazer e que eu tiver que comprar algo, me falem que ainda preciso comprar todo o resto, os cabos e o controle.

queria algo que fosse o mais simples possivel pois como falei, sou leigo em eletronica, porém tenho uma soldadora boa e sei manusear e queria eu mesmo fazer esse servico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fosse só para ligar todos os leds das fitas, todos on ou todos off, até daria de fazer, com a chave sugerida, 1 polo 3 posições.

Mas certamente vais querer modular cada cor de led, para isso vais adotar o controle certo.

Isso eleva para ter de operar cada canal, ou seja, vais ter de ligar e desligar cada um dos 3 canais, de modo independente, ora para uma fita, ora para outra, ora para ambas..

 

A chave é bem mais complicada, seria uma chave de três polos por três posições, mais alguns diodos..

 

Essa chave, acho, é bem mosca branca... Difícil de se achar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria algo do tipo?

 

post-543152-0-43525800-1426778565_thumb.

 

Com a chave, se controla qual fita recebe alimentação. A cor de cada uma, você aciona pelo controle.

 

O controle de cores fica depois dos conectors 1 e 2.

 

Lembre-se que as chaves que tive contato, a posição do meio, desliga ambas e não deixas ambas ligadas.

 

Detalhe, pelo que você falou, seu controle de cores mantém a mesma cor em cada conector. O problema que vejo é que cada vez que você alternar entre cada ponta, terá que mudar sua cor.

 

Custava o desenvolvedor da fita ter colocado algo no controle? Bem trivial.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria algo do tipo?

 

attachicon.gifligacao_fita.png

 

Com a chave, se controla qual fita recebe alimentação. A cor de cada uma, você aciona pelo controle.

 

O controle de cores fica depois dos conectors 1 e 2.

 

Lembre-se que as chaves que tive contato, a posição do meio, desliga ambas e não deixas ambas ligadas.

 

Detalhe, pelo que você falou, seu controle de cores mantém a mesma cor em cada conector. O problema que vejo é que cada vez que você alternar entre cada ponta, terá que mudar sua cor.

 

Custava o desenvolvedor da fita ter colocado algo no controle? Bem trivial.

 

Falou

cara seria isso, porém tem como fazer com que a posição do meio ao invés de desligar tudo, essa posição ligase as 2?

pois a opção de desligar tudo eu faco no controle.

eu preciso que também ligue tudo junto.

 

igual o amiga 

Isadora Ferraz

 

falou, com 2 chaves, ficaria mais fácil né?

poderia ser qualquer chave?

uma chave pequena tipo aquelas push?

 

igual a essa:

chave_pbs11a_vermelha.jpg

 

 

na verdade se desse pra fazer com uma chave so, iria ficar mais bem acabado o projeto, pois nao ia precisar de 2 botões, mais caso nao de apenas com 1, se eu usar 2 desses push um para cada led, daria certo?

 

 

 

outra coisa, alguem sabe me informar um fusivel para colocar nessa fita? tenho medo de dar alguma pane e dar problema no meu computador, pois meu computador tem quase 6 mil em pecas! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim amigo @escott . Liga uma, acende uma fita. Liga outra, acende outra fita. Também vale pro desliga. Liga as duas, acende as duas fitas. Me perdoe por ter descrevido óbvio mas me deu vontade.

Agora, um detalhe... dei um ctrl-f e vi a palavra computador só no seu último post. Você tem alguma ideia de como interconectar o led ao pc? Por gentileza, não te assustes se alguém mencionar a palavra 'acoplador ótico' ou 'relé'. Aí o buraco é mais em baixo.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escott e @Isadora Ferraz

 

O problema que vejo sobre colocar no computador é o seguinte:

 

O controle das cores é um mini módulo, visto pelas fotos lá no primeiro post. Me parece que ele possui alimentação individual e vai na tomada.

 

Do jeito que desenhei ou você sugeriu de usar duas chaves, tem que verificar de onde vai sair os 12V. Imagino dar problema pois se ele ligar em 12V da fonte do computador e o módulo vier da rede, é capaz de nem acender pois temos referências diferentes.

 

A não ser que ao invés de ligar o módulo de cores na tomada ele ligar no computador direto, aí não vejo problema.

 

Sobre a chave, pode usar dessas push tambem. Mas tem que ser as com trava ou então ela volta sozinha.

 

Sobre o fusível, acho dispensável. Imagino que sua fonte seja de boa qualidade e tenha proteção de curto na saída dela. Todas tem né...

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lhe aconselho enormemente simplificar as coisas

Adote uma chave liga desliga, das mais comuns, para cada fita de led a comandar

Faça o diagrama abaixo.

Veja como é na prática uma fita de led...

Ligue cada plug das fitas de led no controlador, via adaptador derivador (dá de ligar até 3 fitas.

Interrompa o fio preto da fita, entre o plug e a fita e ali coloque a chave liga desliga..

 Veja ai no diagrama como ficaria uma fita. As demais são iguais, uma chave, liga desliga, para cada fita

 

Fita%20de%20led%20com%20chave_zps94ewnlm

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lhe aconselho enormemente simplificar as coisas

Adote uma chave liga desliga, das mais comuns, para cada fita de led a comandar

Faça o diagrama abaixo.

Veja como é na prática uma fita de led...

Ligue cada plug das fitas de led no controlador, via adaptador derivador (dá de ligar até 3 fitas.

Interrompa o fio preto da fita, entre o plug e a fita e ali coloque a chave liga desliga..

 Veja ai no diagrama como ficaria uma fita. As demais são iguais, uma chave, liga desliga, para cada fita

 

Fita%20de%20led%20com%20chave_zps94ewnlm

me explique esse esquema em uma linguagem leiga ! kkkkkk

Assim ta certo?

 

_online.jpg

vou colocar uma chave push com trava para cada led, ligando nos cabos pretos do led e no cabo preto que sai do adaptador!

depois vou ligar o RGB normal direto do adaptador para a fita.

e ligar o de energia do adaptador em um nolex de 12v.

seria isso mesmo?

isso pode oferecer algum risco para meu computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@escott e a quem interessar...

Não precisa quebrar a cabeça agora...

Mas quando precisar ( e creio que um dia sairá da condição de leigo ) de algo mais bem elaborado, usar um contador binário de 4 bits.

Saídas A e B controlam 1 relê cada.

Com apenas um toque num push-botton sem trava ligado ao clock do contador dá pra fazer os 4 estágios.

1 - 00 = 2 relês desligados

2 - 01 = Apenas relê na saída A ligado.

3 - 10 = Apenas relê na saída B ligado.

4 - 11 = Ambos ligados.

próximo toque retorna ao estado n. 1.

Com menos de R$10 dá pra fazer.

 

Com um contador 4017 + diodos também é possível ligar mais de 2 relês.

 

Quando aprender mais um pouco, já dá pra usar um contador UP/DOWN e assim retornar para os estados anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escott e a quem interessar...

Não precisa quebrar a cabeça agora...

Mas quando precisar ( e creio que um dia sairá da condição de leigo ) de algo mais bem elaborado, usar um contador binário de 4 bits.

Saídas A e B controlam 1 relê cada.

Com apenas um toque num push-botton sem trava ligado ao clock do contador dá pra fazer os 4 estágios.

1 - 00 = 2 relês desligados

2 - 01 = Apenas relê na saída A ligado.

3 - 10 = Apenas relê na saída B ligado.

4 - 11 = Ambos ligados.

próximo toque retorna ao estado n. 1.

Com menos de R$10 dá pra fazer.

 

Com um contador 4017 + diodos também é possível ligar mais de 2 relês.

 

Quando aprender mais um pouco, já dá pra usar um contador UP/DOWN e assim retornar para os estados anteriores.

Era isso que eu queria :/

Mais como agora não sei, como vou fazer isso? kkkkk

Teria alguem que faça?

Ja que o custo é baixo, e a mão de obra? seria quanto para mandar alguem fazer isso?

 

 

Se por acaso eu não encontre onde faça esse que voce citou, aquele que eu postei esta certo?

Aquele esquema de cima que eu postei anteriormente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

_online.jpg

@escott

Se fala deste,  está correto.

Eu no seu lugar tentaria.

Dá pra usar um pequeno pedaço de placa padrão

Estou sem tempo, mas alguma alma caridosa do forum poderá ajudar.

 

Só para deixar ciente,  também tem a possibilidade de colocar uma chave de 5 posições.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632883160-chave-seletora-simples-5-posições-para-guitarra-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633194427-chave-seletora-guitarra-stratocaster-5posicoes-qualidade-top-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631035931-chave-seletora-5-posições-strato-santo-angelo-ac0061-_JM

 

 

Um pouco mais caras, mas dá pra usar as posições 1 e 5 pra

desligar.

Também neste caso teria de isolar as 2 entradas positivas das fitas com 2 diodos na posição das 2 ligadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@escott

Por favor releia meu post anterior editado.

Não é questão de $, mas sim de tempo. Eu faria de graça, com todo prazer.

Também não tenho muita paciência pra fazer desenhos (não técnicos) como os postados acima. Mas tenho certeza que tem gente que gosta... é um trabalho quase artístico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E teria como usar 2 kits de fita de Led próximos um do outro mais sem um interferir no outro ? Ex. Comprar 2 controles e o receptor e ligar um em cada fita maus quando clicar em um botão ele não fazer a ação na outra fita ?

Não deu para entender essa sua pergunta...

 

Com dois controles e duas fitas cada uma faz o que programastes para ela e deu !!!  São totalmente independentes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou explicar melhor.

Li na na internet que lâmpadas de Led rgb se você colocar elas perto uma da outra podes usar apenas um controle, pois o sensor delas estado próximos capta o sinal de um controle só.

Com as fitas também é assim?

Se eu comprar 2 kit de controle e deixar os dois receptores bem próximos, se eu quiser ligar apenas 1 fita, vai ligar apenas 1 ou as duas, pelo motivo de estarem próximos os receptores ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim deu para entender..

Esses controles via infra vermelho dessas lâmpadas devem ser dos mais simples e desse modo não devem ter codificação diferentes uns dos outros, desse modo um só transmissor seria sim recebido pelos dois receptores e executaria a exata mesma função nas duas fitas.

Isso é um dedução que está saindo da minha cabeça, jamais testei dois deles para perceber se efetivamente não separam os pares RX-TX. É achologia da pura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte. o projeto esta tudo ok!

resolvi que não vou mais usar RGB e sim uma fita branca fria com controle monocromatico, do mesmo esquema com 2 chaves...

 

Agora pintou um problema aqui, preciso trocar o led de uma placa de video.

essa placa de video possui um logo mais é na cor verde! queria colocar ela branca e ligar e desligar com o controle

porém o espaco onde fica o led e meio limitado.

encontrei em alguns foruns gringos eles fazendo a troca desse led.

porém nao encontro esse led em lugar nenhum aqui!

e eis a questao, mesmo se eu encontrar teria como ligar ele no meu esquema de controle com chave e ligar na fonte?

 

 

segue o video da troca desse led.

 

 

o led usado para troca seria esse: 

http://www.ebay.fr/itm/140908155354?var=440098574621&ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

 

 

SMD LED 335

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Pessoal , tenho uma questão que gostaria de discutir com os amigos e achei que se encaixava no assunto deste tópico. Tenho uma fita de led RGB 12v e uma fonte também de 12v e 200mA.

Gostaria de colocar algo em torno de 1 metro , na tampa do gabinete , pois ele tem uma janela de acrilico (Modelo k380) , para decorar o PC. Mas eu gostaria que a luz emitida fosse apenas branca e pra não precisar comprar controle e controlador , gostaria apenas de adaptá-la para pegar nessa fonte e usar um interruptor ou qualquer coisa que seja apenas para ligar/desligar sem precisar tirar a fonte da tomada. Essa fita de led foi usada para iluminar o som do carro do meu irmão e ele me deu o que sobrou (uns 3 metros), ela está cortada. Se o mestre @faller que já me fez fazer otimas escolhas em fontes puder ajudar , ou qualquer outro amigo que manja mais que eu , o que não é difícil , agradeceria demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!