Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema HD 7770


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Hoje aconteceu algo com minha HD 7770 e acho que talvez ela tenha ido pro saco.

Eu estava jogando quando de repente o Pc travou e a tela ficou toda cinza. Reiniciei o PC  e apos a tela de iniciando o Windows  , a tela ficava preta e nao saia dali.

Entrei em modo de segurança e desinstalei o driver de video e o pc voltou a reiniciar , porém com as cores todas borradas e somente na resolução 640x480.

Ao reinstalar o driver de video  o problema voltou. Com o video onboard o pc inicia normalmente.

E ai, sera que minha placa ja era?

 

Desde ja agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua fonte de alimentação é forte o bastante para segurar todo o seu micro e você possua aterramento adequado e mesmo assim isto aconteceu, então a situação é preocupante, ainda mais quando sintomas desta natureza ocorre.

Se você utiliza a sua placa gráfica constante em jogos e com configurações acentuadas e estressantes a sua placa de vídeo, este problema pode indicar um possível fim da vida útil dela, caso os componentes não suportem esta condição de operação. Uma dica é manter os jogos proporcional à configuração do micro para que nenhum item trabalhe acima de sua capacidade máxima suportada, já que isto reduz a vida útil da peça envolvida (peças voltadas exclusivamente a overclocks são exceções neste caso).

O que pode ser feito é deixar a placa descansar por algum tempo até esfriar totalmente e depois repetir as atividades e de preferência, utilize algum programa para monitorar o hardware quando em operação.

Caso o problema persista, então será necessário retirar a placa e verificar se ela está com impureza nos contatos ou oxidação avançada. Veja se seu micro internamente está com temperaturas aceitáveis, com fluxo de ar suficiente para evitar aquecimento. 

Já li tentativas de reflow (se quiser fazer isso, procure por mais informações, pois este método é perigoso e pode custar a placa e até causar acidentes se mal procedido) em que o proprietário da placa removia o sistema de dissipação, limpava a placa toda, lavava ela com álcool isopropílico (na placa toda, para remover impurezas mais profundas) e depois de secar, colocava a placa no forno a uma temperatura controlada por um determinado tempo e então, depois de esfriar, a placa voltava a funcionar, claro que este método só é aconselhável para placas que não apresentam imagem na tela, sem falar do cuidado a ser tomado para não causar acidentes.

http://www.tecmundo.com.br/mito-ou-verdade/16961-mito-ou-verdade-assar-uma-placa-de-video-estragada-pode-faze-la-reviver-.htm

http://www.tecmundo.com.br/hardware/58842-placa-video-forno-entenda-bga-o-que-ele-maquina.htm

Uma outra solução mais complexa seria um reballing, onde deve possuir um equipamento preparado para tratar de remoção, reparo ou substituição das esferas e recolocação do chipset (GPU ou os módulos da memória gráfica) no PCB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro. Minha config é a seguinte:

 

Processador Core i3 2120

Placa mãe MSI H61m-p21

4 GB de memória Kingston 

Hd 500GB

Fonte Corsair CX430

Gigabyte Radeon HD 7770

Windows 7 Ultimate x64

 

Essa config tem cerca de 2 anos de uso.

 

Valeu pelas dicas Wilsansilva. Ja retirei ela e dei uma limpada com um pincel mas nada. Pelo que eu vinha acompanhando a temperatura dela estava normal , então foi algo repentino. Vou ver se faço alguns testes e ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victorlima012 Então limpar não é o suficiente. Ela pelo menos exibe alguma coisa na tela? Entra pelo menos em modo seguro? 

Tente pelo menos o seguinte: com uma chave de fenda, feche os contatos dos capacitores (eles saem do outro lado da placa) para descarregar e depois remova o sistema de dissipação da placa e aplique bastante álcool isopropílico nela e escove todos os contatos (todos mesmo) da placa, tanto na parte da GPU quanto no outro lado. Deixe secar em temperatura ambiente. O álcool seca rápido. Depois de pelo menos 30 minutos, ponha o dissipador de volta e veja se funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera, agradeço todas as dicas de vocês, mas ja tentei de tudo e nao resolveu. Ja limpei com alcool isopropilico , ja limpei e reapliquei a pasta termica , ja testei em outro pc e o problema persistiu. O estranho é que ela exibe imagem na tela somente sem o driver de video instalado, mas daquela forma que eu ja disse, com as cores todas borradas e em 640x480. Só falta eu assar ela =/

Nao creio ser problema de driver pois ate ja formatei o o pc. É algo fisico mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, resolvi fazer a tecnica do forno e eis que minha placa ressucitou. O problema é que ela ta esquentando muito passando dos 80 graus em jogos. Vou ter colocar uma nova pasta termica e queria aproveitar e trocar a da cpu de uma vez também. Alguem saberia uma boa pasta que de pra usar nos 2? valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu micro é bem ventilado? Quais jogos você roda para atingir esta temperatura. Uma dica é reduzir a qualidade gráfica dos games e ver se a temperatura se estabiliza. Outro detalhe é não encher de pasta a GPU ou a temperatura aumenta muito mesmo. Se puder, deixa o seu micro sem a tapa lateral e veja se a temperatura baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!