Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais um topico sobre fonte 12v 20A+


Posts recomendados

Pessoal... sei que tem milhoes de topicos sobre fonte 12v e etc... mas e o seguinte...consegui 2 transformadores de nobreaks um de 500va e outro de 300va...e fiz conforme esse esquema 

 

LM7812-high-current-power-supply-by-TIP2 

Usando Tip 2955.

 

Minha duvida... tem algum outro componente q pode ser usado no lugar do tip?? pois sao muito caros e difícil de encontrar... e seguidamente da problema, sei o basico de eletronica, nao estou usando nenhum circuito impresso.

 

queria que pelo essa fonte desse ums 20A min.

 

Sei que tem varios tópicos sobre fontes e etc... mas ja tenho esse circuito praticamente montado apenas os tips que me causam problema.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-imagine...

1 transistor pnp só do jeito que está aquele. coletor dele nas bases de alguns npn 2n3055 p.ex. , coletor deste(s) npn(s) nos 24v com emissor + R´s na saída

-o óbvio...

vai esquentar e não é pouco. dissipador tem que ser cavalar e com ventilação forçada

-o nem tanto...

aconselhável mais um limitador de corrente além do fusível

-o outro...

um regulador chaveado tem menos perdas.

-e outro...

Um mosfet de 100A não custa muito caro. Diodo(talvez) + trafo (ferrite apenas): aproveita de uma velha fonte de pc

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme a @Isadora Ferraz bastaria um mosfet IRF3205, ela já daria conta, mas só num conversor Step down, o famoso conversor Buck, acionado por PWM.

Nem é recomendado fazer mosfets trabalharem com regulação linear

 

Por outro lado, trabalhando em modo linear, teria que ter a mesma quantidade de mosfets que a de transistores bipolares que tem aí no circuito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto você pensa em pagar em um transistor de potência:

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=tip2955&x=0&y=0

Ou quem sabe algum desses daqui, muito melhor (ainda por cima é par darlington) que o 2N2955, e mais barato:

http://proesi.com.br/tip147-f-transistor-to-3pf-isolado.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os r´s são pra tentar equilibrar as correntes devido a ganhos diferentes. Quanto maior, menos corrente e esta, no meu ver (sim as vezes vejo elétrons!), tende a se equilibrar melhor entre eles. Mas no caso não sei se ha´ necessidade pois a corrente é bem alta.

 

Mas sinto calor só de olhar este circuito. Eu ia fazer um trocadilho sem graça com o lance de aquecimento global e tal mas acho que nem vale a pena. Peço a gentileza de num futuro não muito distante considerar uma fonte chaveada ou adaptar o regulador chaveado nesta sua.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro precisamos saber qual a tensão no secundário do trafo  que você pretende usar. O esquema que você postou está dimensionado para um trafo de 24V que pode entregar 35A. Já sabemos a potência  do maior trafo que você tem 500VA, sabendo a tensão, podemos ter uma ideia de quantos amperes ele vai poder entregar e o quanto de potência os seus transistores terão que dissipar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagocamana

Posso dar uma ajudinha ao amigo, para motar um circuito baseado em PWM. 

Veja o esquema que postei. Ele está dimensionado para 200A, 

Porém para 20A, só precisará de apenas um mosfet IRF3205 e 2 resistores de 0R10 por 10w.

 

O próprio circuito já tem proteção de curto-circuito e limitador de corrente, que no caso de usar apenas 2 resistores de 0R10, irá limitar a corrente em 20A. 

 

Poderá usar núcleo de fonte ATX. Nem vai precisar modificar. Aquele amarelo. 

 

A proteção e limitação de corrente baseia-se no fato que ao aplicar os 20A em cima dos dois resistores de 0R10, dará uma queda de tensão de 1V, que por sua vez seguirá para o pino 3 do CI, limitando o PWM e a corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas sinto calor só de olhar este circuito. Eu ia fazer um trocadilho sem graça com o lance de aquecimento global e tal mas acho que nem vale a pena.

Só pra ficar claro, não estou brincando e nem de gozação.

Em época de racionamento, se estes transistores fossem colocados em dissipadores, e estes devidamente isolados eletricamente do circuito, eu aproveitaria  o calor pra aquecer a água do banho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

claro né chicão. esta vaga já está preenchida e foi conquistada a duras penas. E não gosto de concorrência kk

 

Eu curti o circuito do amigo albert. O lance do gnd quase me confundiu mas achei curioso. Que tal se colocasse símblos diferentes?

Resta saber qual é aquele ci driver, pra que serve e o controlador que me parece um 3844 42

não poderia colocar um outro mosfet ou pnp ou algo assim no lugar do driver?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resta saber qual é aquele ci driver, pra que serve e o controlador que me parece um 3844 42

não poderia colocar um outro mosfet ou pnp ou algo assim no lugar do driver?

abç

O controlador é este mesmo.

Gera um PWM, e o pino 3 limita a largura dos pulsos conforme a tensão se aproxima de 1V. Este limita a corrente.

 

Já o pino 2 o ganho é mais elevado. É capaz diminuir a largura do PWM com apenas alguns milivolts. Este estabiliza a tensão de saída. 

 

No lugar do driver pode usar transistores em push pull.

BD139 e BD140 seriam bons candidatos.  

2SMkG.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Primeiro precisamos saber qual a tensão no secundário do trafo  que você pretende usar. O esquema que você postou está dimensionado para um trafo de 24V que pode entregar 35A. Já sabemos a potência  do maior trafo que você tem 500VA, sabendo a tensão, podemos ter uma ideia de quantos amperes ele vai poder entregar e o quanto de potência os seus transistores terão que dissipar.

 

 

 

os dois trafos a saida esta entre 18~19, lembrando que a saida e para 12v ~ 14 v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , @albert_emule

vocês estão postando conversor chaveado, mas a educaçao/interesse do criador do topico é tanta que nem ao menos se pronunciou a respeito aos posts que vocês postaram, nem ao menos um agradecimento pelas informações...

Eu ja teria parado no 1 post!

 

Nao é bem assim... estou de olho no tópico, o caso é que nao gostaria de mudar de projeto visto que ja tenho ele todo montado... apenas com o problema nos tips

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Boa tarde pessoal, sou novo aqui portanto me decupem alguma coisa ai. Primeiro gostaria de agradecer a suas boa vontade em responder/ elimina a duvida do colega Tiago. Eu montei esse circuito que ele postou com diferença que coloquei 08 TIP 2955.

pretendo fazer outro para 120Amperes. Levando em consideração que para cada TIP 2955 vou ter 5 Amperes vou precisar de 24 desses (Muito calor e muitas peças). Gostaria que alguém me ajudasse no seguinte:

Tem algum componente que consiga uma corrente maior? (>5Amperes).

José Bento citou tip147. Qual a vantagem dele sobre o TIP2955?

Pesquisando descobri 3 tipos de TIP 2955 (A, B, C,) tem diferença entre os 3?

 

Desde já agradeco...Absss 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!