Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre adaptação de dispositivos e portas seriais


Posts recomendados

Fala, galera ! beleza ?! espero que sim e que todos tenham tido uma ótima páscoa.  :jump:

 

 

     Galera da grande expertise em eletrônica, robótica e mecatrônica ! preciso muito de vossa sabedoria. É o seguinte : imaginemos que eu queira adaptar um controle de videogame antigo ( tal como Master System, Atari, NES, Mega Drive e outros) a um PC. Imagino que talvez,  alguns já queiram pressionar o botão de "resposta rápida" e dizer: " olha ! tem um video sobre isso aqui neste link, ó !" ou não? :confused:  pois bem... sei que há videos bons no assunto, mas, permitam-me completar minha falta de conhecimento no assunto. Voltando...imagine que eu peguei um joystick de um videogame antigo qualquer e queira conectar em um PC. Só que aí vem o choriço : queria fazer com que este, fosse adaptado Wireless. Isso mesmo ! "sem fio". E aí, este pobre mancebo quer tentar compreender muitas coisas. O que os meus camaradas experientes orientariam-me ? tipo...faço estes com módulos de rádio frequência ? ( digam que não, por favor, é triste comprar módulo rf para um experimento improvável :cry: ) precisarei de microcontroladores do tipo ATMega tanto no emissor, quanto no receptor ? e o principal : seria melhor fazer a conexão do imaginário receptor via USB, ou...eu poderia fazer também este imaginário item, através de uma porta PS2 ? porque o que meu raciocínio muito imaturo nestes conceitos compreende, é que, se eu optasse por uma adaptação USB, seria necessário o desenvolvimento de um "firmware" e as demais portas seriais, já possuem um entendimento inerente da BIOS placa mãe, não é isso ?! :tantan: ou não ? :tantan:

 

     E aí, meu povo e "minha pova" ? como seria possível o desenvolvimento de algo assim ? :help:

 

                                            Obrigado por sua atenção  !

                           

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você vai desenvolver aplicativo no pc ou vai usar algum já pronto?

Bem, se seu controle antigo já era adaptável na serial (aplicativo pronto) e você quer que fazer um upgrade para wireless, uma opção no mínimo curiosa é isso

serial-bluetooth-adapter-setup-2.gif

http://www.nordfield.com/wireless-serial-rs232-bluetooth-adapter

De fato foi só chute pois pode não funcionar com seu (desconhecido) controle antigo.

 

Agora, se quer desenvolver aplicativos com usb, bluetooth, zigbee, wifi e coisas do gênero do zero... hmmm, acho que não vou te alcançar tão cedo.

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]você vai desenvolver aplicativo no pc ou vai usar algum já pronto?

Bem, se seu controle antigo já era adaptável na serial (aplicativo pronto) e você quer que fazer um upgrade para wireless, uma opção no mínimo curiosa é isso[...]

 

Cara amiga Isadora.

    Está aí algo importante que você acabou me chamando a atenção. Bom... o controle é de 1983 :crazy: , 9 pinos, para um PC cuja placa, não possui entrada DB9... :cry:...quanto ao aplicativo, não sei também... :confused: ...existem uns drivers por aí pela rede , que pelo o que vi nos famosos videos da internet, conseguem realizar a leitura do dispositivo para emulação.  De repente, eu até vou ver mesmo este lance de um componentezinho já pronto, mais prático, né ? mas, eu queria montar um circuitozinho de teste... :( e sinceramente, não sei o que fazer. Li em um fórum gringo destes qualquer, que tinha um camarada fazendo por "infravermelho", é mole ? o princípio que ele usou, seria similar a mouses e teclados wireless que trabalham com infravermelho na emissão e recepção — isso é, se eu entendi bem, porque como eu disse, o site era gringo e não sou muito bom em "gringuês" não. Enfim, quero montar algo, mas, não sei o que fazer, não sei o que é melhor. No mais, muito,mas muito  brigado por sua ajuda, gostei desse wireless serial aí ! ;)

 

 

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é um controle de placa de som, é um controle de console. Enfim, isso é algo que provavelmente muita gente já fez, então procurar algo similar atrás de ideias não é difícil.

 

O adaptador da figura com a porta serial vai no dispositivo com a porta serial, ou seja, no microcontrolador... o PC usa um adaptador Bluetooth pra se comunicar. Existem n módulos pequenos que fazem algo do tipo. USB também não é tão difícil assim em alguns microcontroladores, porque tem muita coisa pronta pra isso, porque fazer USB do zero é muito ruim mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victhor393,

 

Bim... pelo que me lembro dos consoles antigos, eles não usavam nenhum potenciômetro, eram apenas 8 contatos dispostos circulares para "simular posição", e mais alguns botões, como tiro, e mais umas três funções diversas. Pelo menos no Atari antigo era assim.

 

Já no Apple II, existia uma simulação de resistências..... aí complica um pouco mais.

 

De qualquer maneira, acho que a parte mais complicada não será em fazer o link wireless, seja por RF ou por Infra, mas sim fazer o driver para isso rodar no PC.

 

Se voce não tem como escrever o aplicativo para isso no PC, todo o resto dançou também ..... Mas se souber fazer, então poste qual vai ser o controle que você vai usar, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,  por favor, me perdoem. Parece até "urucubaca". Toda vez que tento ver algo neste fórum,  a minha situação no trabalho complica de maneira absurda... :( ...vamos lá ! caro vtrx, é como o amigo falou: não é som, é para game console. Ma agradeço por sua resposta. Você está certo, caro victhor393 ! Deus me livre, "fazer USB do zero" ! como você disse, tem coisa pronta aí, eu só não consegui visualizar algo "wireless", do jeito em que me proponho a tentar — veja, "tentar" — desenvolver. Agradeço por sua sugestão, valeu mesmo ! e caro aphawk: realmente, essa ideia do driver me intimida mesmo. Por isso, a crença — talvez ingênua e infundada — de que adaptando o receptor RF ou Infra nas portas seriais mais antigas ( não USBs), é possível que na emulação, o dispositivo seja reconhecido, por favor, me corrija se eu estiver "viajando na batatinha" — a propósito, acabei de comer um pacote de uma batata frita famosa  :D. Brincadeiras à parte, estou anexando imagens do meu gamepad velhinho e, consegui atéuma imagem de "pinouts" do mesmo, para postar aqui também. Desculpem o tamanho, nao sou habilidoso com estas coisas não. Peço perdão se eu vier a demorar na resposta, tá difícil aqui na empresa, muita coisa pra fazer, Obrigado a todos por responderem.

 

 

Atari-2600-Joystick.jpg

17q8hxssywkvdjpg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu falei antes, existem uns módulos Bluetooth que podem ser usados com um microcontrolador com porta serial, e o receptor no PC precisa apenas de um adaptador Bluetooth USB qualquer.

 

O problema dos módulos é que existem alguns que implementam a pilha (implementação do protocolo) de forma interna, sendo necessário muitos poucos recursos do microcontrolador e simplificando bastante o código, porém possuem funcionalidade meio limitada; existem outros que não possuem pilha interna e precisam que seja implementada pelo microcontrolador, esses são mais flexíveis em questão de funcionalidade mas requerem mais recursos do microcontrolador. Então isso complica um pouco, caso você escolha um módulo sem pilha própria, por algum motivo.

O ideal para sua aplicação seria um módulo Bluetooth com pilha própria e suporte ao perfil HID, usado por teclados, mouses e controles. Não é necessário nenhum driver no PC. A maioria dos módulos Bluetooth que afirmam serem especificamente para uso com microcontroladores normalmente possui pilha própria, mas alguns só suportam o perfil de porta serial, que não é exatamente o que deveria ser usado... então você vai ter que ir atrás de um módulo que suporte o perfil HID.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pela descrição a da pinagem, isto não devia ser conectado na serial do pc diretamente né? Se fosse provavelmente tinha um adaptador e um driver emulador pro pc e tal.

Agora trazer um treco destes dos anos 70 pro século 21 e wirelessmente ainda, hummmmm... é um desafio e tanto. Pode ser o projeto da sua vida. Não sugiro não pensar em não desistir de não tentar conseguir não fazer pois não pode não ter insucesso... ou não

boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, galera ! observações muito pertinentes.victhor393, vou me atentar ao uso dos módulos. Acho que improvisarei e colocarei um conector de pilha pelas laterais do controle... :D..."controle quadradão"...rsrsrsrsrs...e de repente, penso em uma forma do módulo ser colocado com o Microcontrolador dentro do "tijolão"...rsrsrsrs. Com sua ideia, pensei aqui em algo com um receptor infravermelho USB  novamente — estou obcecado com isso, só pode :crazy: . Tipo...eu teria que programar e adaptar um micro controlador ao controle, mais um IR de emissão dos sinais manipulados por tal microcontrolador e depois,  criar um um receptor USB de infra também  e certamente, também com um microcontrolador programado para tal. "Brincadeira" maneira, hein ?! com o bluetooth seria um pouco menos...digamos..."cansativo", eu acho — :unsure: . Obrigado a todos, desculpe mais uma vez por demorar a vir responder, mas tá um pega vacapá lunático na empresa e o tempo é muito curto. Continuo aguardando vossas concepções de suma importância.Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Receptores IR são muito chatos, se tirar o emissor da frente do receptor ele não funciona. Dá para colocar mais LEDs e fotodiodos para amenizar o problema, da última vez que usei um desses helicópteros IR a performance foi até satisfatória por causa disso. Claro que RF (Bluetooth) é muito melhor nesse aspecto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!