Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desktop x Notebook para Games e Sugestão


Ir à solução Resolvido por andrighi,

Posts recomendados

Olá,

 

Primeiramente me chamo Pedro, e desde já adianto, sou leigo na área de informática, manjo muito pouco. Há + o – 3 ~ 4 anos, comprei um XPS15 da DELL, com as seguintes especificações:

 

·         Processador Core i7-2670QM CPU @2.20GHz Com Turbo Booster;

·         Memória de 8Gb DDR3;

·         HD Sata 750gb ;

·         Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 540M com 2Gb DDR3;

·         Rede Wireless b/g/n Intel;

·         Bluetooth ;

·         Tela 15.6 polegadas LED Full HD (1920x1080);

·         Webcam de 2.0Mp;

·         Leitor de Blueray e gravador de DVD;

·         bateria 9 células;

 

 

Acontece que, mesmo sabendo que esse computador não era próprio para game, eu jogava nele alguns joguinhos (CS 1.6 e League of Legends de mais pesados!) além de usar para faculdade e no dia a dia. Acontece que o chip de vídeo foi pro pau (já levei em algumas assistências, acho que é isso, sou leigo lembrem) e não tem conserto. E isso me deixa muito chateado visto que paguei na época uns R$3.300,00, que naquela época era pra ter um computador ótimo. Enfim, depois fui ler em alguns forums que esse modelo tinha um certo histórico referente à placa de vídeo, mas tudo bem, ele durou seus 3 anos bem.

 

Então vão minhas duas dúvidas:

 

1 – Gostaria de comprar um PC Desktop ou Notebook para games. Posso dispor de até uns R$4.200,00, mas queria mesmo gastar entre 3 ~3.500,00. Pelos preços que eu tenho pesquisado, achei a diferença muito baixa entre os 2, ficando claro pra mim que valeria a pena comprar notebook. Mas como não entendo muito, nesse valor, quero um PC que aguente rodar esses jogos mencionados na configuração Top da balada, e talvez outros jogos que eu compre no futuro (um pouco mais pesados), me recomendam desktop ou notebook? E porque (pode explicar bem resumidamente, não vou enteder muito mesmo haha)?

 

2 – A segunda na verdade é uma sugestão nesse valor qual seria? Eu pesquisei vários notebooks da avell, tem ótimo feedback, e a assistência é a meia hora de casa então super tranquilo, fiquei bem propenso a comprar deles. Também vi uns da Asus. Tô bem chateado com a Dell mas li que a linha alienware é ótima para jogos, mas não sei o custo benefício. Desktop não pesquisei porque realmente não saberia por onde começar.

 

Enfim é isso, ficou grande o post mas acho que bem claro. Pesquisei no fórum antes, e não achei posts diretamente ligados a isso, só a segunda pergunta, mas como não sei se vou pegar Desktop ou Notebook achei melhor por tudo junto. Ah sim e eu vejo muito filme, então algo com leitor de bluray seria bem vindo.

 

No mais, aguardo sugestões, por favor, me indiquem algo que eu só entre, jogue, não me estresse pra nada, e dure alguns anos ai, porque meu Dell me decepcionou (pode ser com nome, link, menos com peças que se eu for tentar montar vou dar PT). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desktop for the win (FTW):

 

http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer-intel-geforce/computador-t-gamer-intel-i5-4690-3.50ghz-4-geração--8gb-ddr3--hd-1tb--dvd-rw--msi-geforce-gtx-970-gaming-4gb-chdmi--gab-corsair-spec-031.ptml

 

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-maxwell-lv2-i5-4460-gtx-970-b85m-8gb-1tb-500w-pcyes-tiger-black-box

 

A principal diferença entre eles é o processador. Na sua faixa de preço você pode por uma GTX 970. Não é algo necessário para rodar em full HD, mas não tem jogo no mercado que ela não consiga maximizar. Caso queira economizar, tem essas opções:

 

http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer-amd/computador-t-gamer-amd-fx-8320-3.5ghz-octa-core--8gb-ddr3--hd-1tb--dvd-rw--xfx-amd-radeon-r9-280x-black-edition-3gb-chdmi--gab-pcyes-rhino-vermelho.ptml

 

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-support-i5-4590-gtx-960-b85m-8gb-1tb-500w-cougar-solution-af-2-box

 

Deixa eu responder agora suas perguntas. Além do preço, os componentes do notebooks levam apenas o nome da geração das placas. Isso quer dizer que uma GTX 970M é bem mais lenta que uma GTX 970 "full". A mesma coisa vale para os processadores. Os notebooks para jogos costumam também ser pesados. Apesar de mais fáceis de transportar, um notebook de 3.5Kg até 4.5Kg não é exatamente discreto para levar por aí. A segunda pergunta já respondi.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, com R$4200 da pra montar um PC top que aguenta jogos Next Gen no Ultra, e PC tem a grande, enorme, vantagem de que se der problema em alguma peça, você simplesmente compra outra e troca, ja notebook você tem que levar em assistências, os caras te cobram um absurdo pra arrumar ou nem tem como arrumar, mas se você quer mais pela portabilidade esquece...

 

Ja que você é leigo como disse, compre um PC Gamer montado em uma loja de confiança, Pichau ou Terabyte são as melhores, tem PCs nessa faixa de preço 3000-4000 que aguentam jogos atuais de boa, mas eu sempre recomendo montar o PC por completo peça por peça, por que ai você monta exatamente de acordo com o que quer e com 4200 da pra montar uma config bem legal, mas como você é leigo no assunto acho que seria um problema montar um PC, por isso recomendei comprar montado mas em lojas boas que não vão te enganar com componentes de baixa qualidade, e mesmo assim, mais pra frente você pode fazer um upgrade na Placa de Vídeo ou no Processador...

 

Uns PCs bons na faixa de preço que você pediu:

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/pichau-rtb-i5-4460-com-contac-16-gtx970-h97m-8gb-1tb-500w-corsair-spec-02-box

/\ Esse aqui acho que está perfeito para jogos atuais, e esta bem proporcial, no maximo precisa de um SSD e de memórias melhores.

 

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-maxwell-lv2-i5-4460-gtx-970-b85m-8gb-1tb-500w-pcyes-tiger-black-box

/\ Esse aqui é quase igual, porém a Placa de Vídeo é a VGA base da NVidia, tem melhores do mesmo modelo no mercado, pois só possui 1 cooler e não tem o clock tão alto. E falta um SSD tambem.

 

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-draconem-lv9-fx-8350-r9-280x-8gb-500gb-600w-pcyes-rhino-red-box

/\ Esse é plataforma AMD, e com uma fucking R9 280X, mas também é placa base e so vem um cooler e clock base.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia,

 

Antes de mais nada gostaria de agradecer as respostas, achei bem explicativas, tirando que não entendo a frase do andrighi "além do preço, os componentes do notebooks levam apenas o nome da geração das placas. Isso quer dizer que uma GTX 970M é bem mais lenta que uma GTX 970 "full"."

 

Mas pessoal aqui que vem minha grande dúvida, o primeiro computador que ele me mostrou, que me pareceu ótimo, e sai na faixa de R$4.000,00, qual a grande diferença dele pra um notebook na mesma faixa de preço, com essas especificações:

 

ROCESSADOR:

Intel Core i7 Haswell - 4710MQ 2.5 GHz, 6MB Cache (3.50 GHz com Max Turbo)

MEMÓRIA:

8 GB HyperX Impact DDR3 (1600 MHZ) / ( 2 x 4 GB )

 

HARD DISK (HDD), SSD OU SSHD:

HD 1TB - 7200 RPM

UNIDADE ÓPTICA:

Leitor/Gravador DVD 8X DVD±R/RW/4X +DL Super-Multi Drive & Software

 

PLACA DE VÍDEO:

NVIDIA GeForce 840M GPU (2GB vídeo dedicado)

TELA (LCD):

15.6" HD+ 16:9 (1366x768p) LED-Backlit

 

Porque essa é minha grande dúvida. PRA MIM eles parecem quase iguais (inclusive nos olhos do ***** aqui o notebook tem um processador melhor apesar de perder um pouco na placa de vídeo), e por "serem iguais" eu estaria perdendo comprando um desktop que não vou ter mobilidade nenhuma em vez de optar pelo notebook. Além da possível quebra de componentes e troca mais fácil de um desktop, como já foi falado pelo @DouglineSB , tem algum outro grande fator pra optar pelo desktop? ou os pc's são totalmente diferentes e eu que tô brisando aqui...

 

Valeu pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Todos os componentes recebem pelo marketing o mesmo nome. Isso quer dizer que apesar de um I7 4710MQ aparentemente ser um I7, esse modelo nem se compara ao um I7 de mesa (desktop). Por isso fiz referência ao "full" da GTX 970. Os dispositivos móveis são mais lentos, contém menos instruções que os dispositivos desktop (mesa). O motivo é para diminuir o TDP (thermal design power) e possibilitar economia de bateria. Ao comprar um notebook para jogos você está comprando um dispositivos que pode ser, em termos de poder de processamento até duas gerações atrás do mesmo dispositivo comparando a um de mesa.

Trocando em miúdos: uma GTX 970M em termos de poder de processamento está mais próximo de uma GTX 770 (desktop). É claro que isso é uma comparação grosseira, mas é assim que funciona. Por isso pra jogos é mais recomendado usar um desktop. 

 

http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-GTX-970M.126694.0.html

http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i7-4710MQ-Notebook-Processor.115117.0.html

 

Os desktops são muito, duas gerações "muito" mais rápidos que os notebooks. Além do mais a placa de vídeo é quem dita a qualidade para jogar, algo que a Geforce 840M não tem para jogar. Usando esse chip você joga alguns MOBA's no mínimo e olhe lá...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andrighi

 

Realmente é isso ai, sempre falei isso pra amigos que vinham pessoalmente me perguntar sobre note vs desk. Apesar de todas as specs serem próximas/iguais ao de desktop, Os notebooks possuem todo aquele hardware gigantesco de um desktop comprimido em um "teclado" e uma tela, então são obrigatoriamente "capado" devido a alimentação ser limitada já que o mesmo é voltado pra economia, assim mantendo uma boa duração de bateria e em temperatura adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não são voltados a economia os notebooks gamers, e sim a baixo TDP. Acho que quem tem grana para comprar um note e um desktop, faça isso, porém se precisa da mobilidade, e não faz questão dos jogos mais atuais no full, vá de notebook.

Eu comprei recentemente um Avell FullRange G1711 MAX, estou muito satisfeito, posso ir onde quiser com ele e rodar os jogos que quero facilmente. Ja vi casos de pessoas que reclamam e não sei porque implicam sobre notebook para jogo, porém hoje em dia está mudando aos poucos isso, a grande diferença de perfomance entra ambos está diminuindo. Vide a tecnologia Maxwell, TDP baixissimo, e já vi um barebone equipado com um processador i7 de desktop. Conforme a tecnologia avançar a diferença vai diminuindo.

Uma das coisa que pesou a mim a comprar o Avell por 5600, foi pois não tenho espaço em casa, e eu precisava do notebook. Assim foi ele e se encaixou perfeitamente em ambos. Sugiro que quando verificar, veja toda a sua necessidade e quando for comprar pense em tudo, pois eu poderia pegar 4k e montar um pc top, e eu até montei orçamento com todos os componentes e ficou 4200, e com os 1400 comprar um note só para algumas coisas, maas preferi ir com os 3 anos de garantia Avell e com o compromisso que ja vi deles em realmente dar o suporte adequado, assim fiquei bem mais tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima

 

"Voltados a economia" no sentido de necessitarem obrigatoriamente ter TDP baixo, então por mais que os caras queiram por desempenho lá dentro, vão ter que ser "econômicos" pra da certo, senão não vai ter carcaça de notebook que seja suficiente pra refrigerar hardware high-end. TDP de desktop sempre vai ser maior e consequente com mais desempenho, salve apenas o processador que versão de alto desempenho conseguem se sair bem como de desktop, mais VGA sempre é inferior pelo menos 1 nível a baixo.

 

E aqui está

 

Mais claro que sim, desempenho de notebook high-end é bom, mas se pegar o mesmo valor o desktop sai superior, perdendo mobilidade. Só se equivalem mais se o usuário não tiver nada de um PC, como periféricos e monitor... mas como na maioria das vezes tem, só a CPU terá sempre mais desempenho pelo preço do Note.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!