Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computadores se acessam somente por IP e não por nome.


Posts recomendados

Boa Tarde,

Senhores estou precisado de ajuda, tenho um cliente que tem 5 maquinas em sua rede essas maquinas estão em um grupo de trabalho no caso "Engenharia", a algum tempo esses pcs estão dando problema de acesso entre eles eles são separados por nome que vão de "MicroA" a "MicroD" e a o "Servidor" (mais esse servidor e somente uma maquina win7 como as outras, não e realmente uma maquina server), então quando eu vou em rede e tento acessar algum compartilhamento eu não consigo acessar a maquina , mais se eu for por IP sim, exemplo se tento acessar do "MicroA" o "MicroC" ele não acessa mais se eu digitar na barra de pesquisa o IP do "MicroC" que e 192.168.0.11 eu consigo entrar normalmente e se eu fizer isso em todas as maquinas eu consigo e o mesmo estava ocorrendo com as impressoras  , eu já travei todos os IPS das maquinas e impressoras , já troquei o nome do grupo de trabalho e ate mesmo o roteador pro ele servir de servidor DHCP antes do travamento e de GATEWAY também, todas as maquinas são WIN 7 HOME PREMIUM me salve engano talvez uma STARTER, sera que pode ser algum tipo de vírus ? Usei o anti malware bits , Panda e nada de encontrar alguma coisa que possa estar afetado isso ,sera que possa ter algum tipo de virus que afeta o arquivo host ?

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde...

 

hoje entrei no forum justamente atras deste problema relatado pelo amigo, se eu não encontrasse iria criar um post justamente assim. Estou com um novo cliente com uma rede da seguinte forma: 15 computadores, 8 impressoras. Rola de tudo por lá no quesito SO Windows: São 10 Win 7 (x32 e x64), 3 Win 8 e 1 Win 2008 Server. Tava tudo normal até 1 mês atras quando começou a não conectar mais através dos nomes dos computadores em uma máquina. Só que agora já são 4 maquinas. 2 win 7 e 2 win 8. A rede não é gerenciada por domínio, o 2008 Server está lá só pra sustentar um sistema de estoque e financeiro. Já coloquei todo mundo IP fixo. O gateway padrão e servidor DNS é o modem da velox, um D-Link DSL-2730N ligado a um roteador D-Link DGS-1024D 24 portas. A unica coisa que vi em comum em todas as maquinas que deram este problema é que todas são 64 bits. Já verifiquei e modifiquei várias coisas, mas sem sucesso. Minhas perguntas são:

 

1- Pode ser culpa do 2008 Server que tem um sistema instalado nele e é acessado através de mapeamento?

2- Pode ser culpa do modem que é o servidor DNS?

3- Pode ser culpa do x64?

 

Já faz mais de semana que tô atrás de ajuda pra resolver isso. Se alguém por aqui poder mós ajudar (né Fonseca ?) ficaremos muito agradecidos de verdade. Já to até pensando em formatar e botar um x32 só pra testar.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa Tarde,

Senhores estou precisado de ajuda, tenho um cliente que tem 5 maquinas em sua rede essas maquinas estão em um grupo de trabalho no caso "Engenharia", a algum tempo esses pcs estão dando problema de acesso entre eles eles são separados por nome que vão de "MicroA" a "MicroD" e a o "Servidor" (mais esse servidor e somente uma maquina win7 como as outras, não e realmente uma maquina server), então quando eu vou em rede e tento acessar algum compartilhamento eu não consigo acessar a maquina , mais se eu for por IP sim, exemplo se tento acessar do "MicroA" o "MicroC" ele não acessa mais se eu digitar na barra de pesquisa o IP do "MicroC" que e 192.168.0.11 eu consigo entrar normalmente e se eu fizer isso em todas as maquinas eu consigo e o mesmo estava ocorrendo com as impressoras  , eu já travei todos os IPS das maquinas e impressoras , já troquei o nome do grupo de trabalho e ate mesmo o roteador pro ele servir de servidor DHCP antes do travamento e de GATEWAY também, todas as maquinas são WIN 7 HOME PREMIUM me salve engano talvez uma STARTER, sera que pode ser algum tipo de vírus ? Usei o anti malware bits , Panda e nada de encontrar alguma coisa que possa estar afetado isso ,sera que possa ter algum tipo de virus que afeta o arquivo host ?

 

Muito obrigado.

 

Em qualquer estação, execute o comando abaixo no prompt:

 

ipconfig

 

E poste o resultado. Depois volte ao prompt e digite este comando;

 

nslookup

 

Poste o resultado também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora em responder os ips das maquinas estão fixos.

Ip config
Microsoft Windows [versão 6.1.7601]
Copyright © 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
 
C:\Users\ALBERICO>ipconfig
 
Configuração de IP do Windows
 
 
Adaptador Ethernet Conexão local:
 
   Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :
   Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::88cc:4baf:eeb9:cf89%11
   Endereço IPv4. . . . . . . .  . . . . . . . : 192.168.1.11
   Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
   Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.1.1
 
Adaptador de túnel Conexão Local* 3:
 
   Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :
   Endereço IPv6 . . . . . . . . . . . . . . . : 2001:0:9d38:90d7:207c:3981:3f57
:fef4
   Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::207c:3981:3f57:fef4%13
   Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : ::
 
Adaptador de túnel isatap.{F6073688-F0C8-4840-8D89-A147325121E7}:
 
   Estado da mídia. . . . . . . . . . . . . .  : mídia desconectada
   Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :
 
C:\Users\ALBERICO>
 

 

 

Nslookup 
 
C:\Users\ALBERICO>nslookup
Servidor PadrÒo:  google-public-dns-a.google.com
Address:  8.8.8.8
 
>
 
 

 

 

Obs: Também troquei o nome das maquinas o engraçado e que se eu mando listar as maquinas em rede elas aparecem , quando tento acessar não consigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Desculpa a demora em responder os ips das maquinas estão fixos.

 

 

Obs: Também troquei o nome das maquinas o engraçado e que se eu mando listar as maquinas em rede elas aparecem , quando tento acessar não consigo. 

 

 

Esqueci de mencionar o parâmetro /all, digite novamente o comando;

 

ipconfig /all

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alow meus amigos.... tenho novidades:

 

Um dos computadores perdeu acesso na rede..... quando fui chegar ele tinha voltado ao padrão 'obter endereço de IP automaticamente', o rapaz responsavel lá da administração jurou que ninguém mexeu, só que percebi que em mais duas maquinas isso aconteceu.... quando tentei por IP fixo novamente ele entrava na rede, mas não entrava na internet.. foi aí que descobri o problema: tinha de mudar o IP da maquina.

 

Se na primeira vez no IP fixo eu coloquei 192.168.1.20, agora se eu colocasse de novo ele não entrava na internet, aí foi só colocar 192.168.1.40 que funcionou.

 

O engrçado que depois isso foi se alastrando e o problema se deu em várias maquinas.

 

Quam pode ter causado isso? será que estamos diante de uma 'virose' na rede ou pode meu roteador está me enganando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta... as maquinas esta setadas com ip fixo ou dinamicos?

Rode o comando nbtstat -n (no prompt) e poste os resultados...

delisgue e ligue os aparelhos, assim limpando as memorias flash.

Uma dica legal... sao as reservas de ip, sendo assim, fica setado o nome ou ip das maquinas.

alem de travar o router.... assim evitando acesso indevido.

e previne futuros problemas com usuarios finais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Glayson... Uma ferramenta ótima que você também pode usar também é o wireshark... Não é muito difícil... Pois você consegue levantar toda uma topologia dia sua rede ...

Não esquecendo de pingar pelo nome do host ... Pra ter certeza que tuda está respondendo ...

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, estou procurando mesmo a solução/causa disto!

 

A minha situação é a mesma de vocês, e observei que só acontece em uma máquina com Win7 x64, ela não consegue acessar outras máquinas com Win7 x86, nem permite que o inverso aconteça, mas se digitar o ip da máquina que deseja acessar (\\10.1.1.1 por exempo) ela acessa tudo que está lá compartilhado!

Detalhe: nada disso acontece com Windows XP ou Server2008, o acesso de um lado ou outro é totalmente normal. O interessante é que você acessa a pasta de rede e os outros computadores estão lá, visíveis, mas ao clicar duas vezes sob o ícone da máquina não acessa, nem a pau!

 

Já testei ping pra tudo que é lado, tanto com o número IP quanto com o nome do HOST e a resposta é sempre com sucesso!

 

Acredito que seja algum bug dessa versão x64, se alguém já descobriu aí compartilha com a galera!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos,

 

bem... fui lá nomeu cliente evamos as novidades do caso. Primeiro: Todos os computadores que estavam com perda da capacidade de resolver DNS voltaram ao normal, isso mesmo, do nada voltram a resolver 'nomes'. Segundo: executei um serviço de organização maior na rede, coloquei um path panel antes do switch, mantive os IP's fixos nas máquinas e executei todos os testes de 'ping' e tudo estabilizou. Outro teste foi o de copiar e colar arquivos de grandes tamanhos pea rede para ver se afetava o trafego, mas todos os testes deram normais.

 

Jolao, usei o wireshark e o NetTraffic. A rede lá estabilizou e agora é saber se o Sistema lá vai deixar de dar problema já que o analista acusava problemas na rede física para perda de dados.

 

Mas o real motivo da perda da capacidade de resolver DNS eu não detectei. Thiago Alcantara eu fiquei com essa impressão também de que o problema fosse em relação a versão x64 do windows, mas vários outros PC's da rede mesmo com win x64 não apresentram este problema.

 

Mas proponho que não desistamos de saber o real motivo deste problema... vamos pesquisar e tentar conversar com mais pessoas para ermos mais esse conhecimento incluso em nossa área de trabalho. Pretendo entrar em contato com a equipe da Miscrosoft pra ver se 'pesco' algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal que estabilizou.... , vamos por parte ... Pelo menos eu acho que Sistema operacional não influencia, segundo; acho que seria melhor que sair vetando ip fixo manual, eras as reservas via dhcp do router ... Com isso você tem um melhor controle dos mac's .... Mas assim; isso é o meu ponto d vista.

Um teste bacana que você pode fazer dependendo do ambiente, e colocar todo mundo pra trafegar uma ISO ao mesmo tempo, para ver se vai rolar Troubleshooting na rede, e claro que isso depende de seus equipamentos ... Dai acho que com esse teste você mata o problema, e ai o tráfego também .

Mas é isso ai....

Vamos vamos esperar o parecer de mais alguém ai que possa nos dar uma ideia do que você passou ...

valeu... Chefe.

Abraço, sucesso ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não me engano, você está tentando usar WINS ou NETBIOS. Não sei ao certo o que são, nem a diferença entre os dois. O que sei é que sempre foram problemáticos para mim. Dependem de serviços em cada máquina interessada em propagar ou conhecer nomes na rede Windows.

 

Minha sugestão é esquecê-los e buscar um meio de ter DNS; ou contentar-se com IP (por padrão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!