Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu estou com um mini system da philips modelo: fwm663x/78 400w rms 2.1 O problema foi que ele caiu com a cara no chão e como ele é bem pesado teve sua frente toda quebrada até a placa onde os botões de liga/ desliga, am/fm, mp3 link, tuner, usb e etc, partiu em 2. o aparelho liga mas não tem como colocar ele para tocar uma musica porque todos botões pararam de funcionar, ao abrir ele eu vi que a placa do amplificador e aquela outra placa(a principal) onde o trafo é preso estava intacta não tinha um quebrado ou coisa do tipo e eu queria saber se seria possível retirar o amplificador para fazer ele funcionar fora do aparelho com um auxiliar onde eu possa auxiliar ele num celular ou computador

eu tirei uma foto dele mas não esta muito boa a imagem porque a camera do meu celular é ruim a noite

post-721803-0-88560200-1428708167_thumb.

Postado

Que pena! Esse aparelho tem um som sinistro! 

Você tem algum conhecimento em eletrônica? 

sim eu tenho um conhecimento básico sobre eletrônica, ja cheguei até a montar alguns amplificadores de som e consertar alguns aparelhos, mas não quero mexer nesse aparelho sem saber como fazer pois tenho medo de danificar o mesmo

• Coordenador
Postado

O problema dele é que a fonte esta na placa lateral e o amplificador esta na placa de "baixo", tem como você colocar mais fotos dele?

Foque na parte entre o trafo e a placa amplificadora (de baixo)...

Pela foto apresentada, não dá para ver onde estão os diodos retificadores da tensão alta (42V para o CI de potência)

• Curtir 2
Postado

O problema dele é que a fonte esta na placa lateral e o amplificador esta na placa de "baixo", tem como você colocar mais fotos dele?

Foque na parte entre o trafo e a placa amplificadora (de baixo)...

Pela foto apresentada, não dá para ver onde estão os diodos retificadores da tensão alta (42V para o CI de potência)

aqui estão algumas fotos que eu tirei dele. os diodos ficam na placa do amplificador

post-721803-0-18998300-1428755599_thumb.

post-721803-0-35701500-1428755611_thumb.

post-721803-0-39319200-1428755625_thumb.

post-721803-0-22471200-1428755638_thumb.

post-721803-0-76151300-1428755651_thumb.

post-721803-0-53570200-1428755662_thumb.

post-721803-0-46341300-1428755672_thumb.

• Coordenador
Postado

O fonte para os integrados de saída, esta na placa do amplificador, porém a placa precisa dos 12V e dos 5V que estão na placa lateral.

Se você não quiser ter muito trabalho, mantenha as duas placas, a outra solução seria você remover o trafo, e montar uma fonte separada dessa placa lateral.

Na última foto você vê as entradas do som do canal direito e do esquerdo (Fio Blindado Vermelho, preto, branco) à esquerda do conector, o outro conector leva as tensões AC de 42V para os diodos retificadores que alimentam o amplificador de saída.

Ainda no conector da última foto, você precisa também de uma tensão de 12V para alimentar os outros CIs da placa amplificadora, e ainda os comandos de Ligar (tirar de Stand-By) o amplificador, na serigrafia é o AMP-ON, e o MUTE...

Esses comandos geralmente são ativados por 5V, mas tem que testar, pois podem ser ativados com 0V também (difícil) mas tem aparelho que são...

Você simulando esses dois comandos Stand-By (Amp-On) e MUTE, e com a fonte funcionando, basta você aplicar seu sinal de som no cabo blindado, lembrando que você estará sempre com o "volume no máximo"! Pois quem controla o volume é o processador que estava no painel do aparelho...

Para controlar o volume, coloque um potenciômetro duplo de 47K Log, não use potenciômetros Lineares para o controle de volume,

O curso do potenciômetro, deverá ficar ligado à entrada do seu amplificador, as laterais Uma ao comum e a outra para sua "entrada AUX".

Basicamente é só isso...

PS: A tensão para os CIs amplificadores (42Vac), passam pelos fusíveis de 5A (logo acima e bem próximo ao trafo, na 4ª foto você vê eles) e depois passa pelo relé... Acredito que o mesmo sinal que ativa o AMP-ON, ativa também o relé...

• Curtir 5
Postado

O fonte para os integrados de saída, esta na placa do amplificador, porém a placa precisa dos 12V e dos 5V que estão na placa lateral.

Se você não quiser ter muito trabalho, mantenha as duas placas, a outra solução seria você remover o trafo, e montar uma fonte separada dessa placa lateral.

Na última foto você vê as entradas do som do canal direito e do esquerdo (Fio Blindado Vermelho, preto, branco) à esquerda do conector, o outro conector leva as tensões AC de 42V para os diodos retificadores que alimentam o amplificador de saída.

Ainda no conector da última foto, você precisa também de uma tensão de 12V para alimentar os outros CIs da placa amplificadora, e ainda os comandos de Ligar (tirar de Stand-By) o amplificador, na serigrafia é o AMP-ON, e o MUTE...

Esses comandos geralmente são ativados por 5V, mas tem que testar, pois podem ser ativados com 0V também (difícil) mas tem aparelho que são...

Você simulando esses dois comandos Stand-By (Amp-On) e MUTE, e com a fonte funcionando, basta você aplicar seu sinal de som no cabo blindado, lembrando que você estará sempre com o "volume no máximo"! Pois quem controla o volume é o processador que estava no painel do aparelho...

Para controlar o volume, coloque um potenciômetro duplo de 47K Log, não use potenciômetros Lineares para o controle de volume,

O curso do potenciômetro, deverá ficar ligado à entrada do seu amplificador, as laterais Uma ao comum e a outra para sua "entrada AUX".

Basicamente é só isso...

PS: A tensão para os CIs amplificadores (42Vac), passam pelos fusíveis de 5A (logo acima e bem próximo ao trafo, na 4ª foto você vê eles) e depois passa pelo relé... Acredito que o mesmo sinal que ativa o AMP-ON, ativa também o relé...

obrigado pela resposta, vou fazer como você me disse, e também vou deixar a placa lateral daria muito trabalho retirar o trafo e fazer as ligações diretas no amplificador, tambem vou fazer isso hoje a noite ou amanhã ai eu te falo o resultado.

Postado

Beleza! Boa sorte ai.

eu tentei ligar o amplificador colocando 0 e 5v mas não funcionou fui procurar o problema vi que o relé não tava acionando eu posso tirar o relé e ligar diretamente?

• Coordenador
Postado

Sim, você pode simplesmente jampear os contatos pelo lado da solda...

Na foto abaixo eu circulei em vermelho o relé...

As linhas pretas, são os jump's que você deve fazer para unir os contatos do relé...

post-442138-0-62170400-1428966545_thumb.

PS: Não ligue o aparelhos sem as caixas de som instaladas...

Postado

não to conseguindo fazer ele funcionar, não sei o motivo mas os 12v que sai da placa para alimentar ele não esta funcionando, vai dar mais trabalho mas vou tirar o trafo e montar uma fonte separada

• Coordenador
Postado

Esses 12V deve ser formado em um regulador na placa lateral, procure por um regulador LM7812 e retire os 12V diretamente dele...

Postado

Esses 12V deve ser formado em um regulador na placa lateral, procure por um regulador LM7812 e retire os 12V diretamente dele...

eu encontrei só dois reguladores um utc7805 e um utc7808 na quarta foto você pode ver eles presos num dissipador seguindo as trilhas vi que o fio que leva 12v é ligado num pequeno transistor que tambem  é ligado na perna do  do 7808 através de um zener

• Coordenador
Postado

Entendi, meu esquema não "bate" completamente com esse seu som ai, mas se o transistor que você esta falando, que esta junto com o regulador 7808, for o Q609, é só você remover ele e colocar um jump entre emissor dele (esta junto com o regulador 7808), para o coletor dele, esse coletor vai para o capacitor C629 (470uF/25V).

• Curtir 1
  • 4 anos depois...
Postado

Ressuscitando o tópico

Tenho um mini system sem o painel frontal e queria aproveitar o amplificador.

Queria saber se tem como jumpear os conectores frontais para ligar o auxiliar .

IMG_20191230_135732.jpg

IMG-20191230-WA0005.jpg

IMG-20191230-WA0004.jpg

IMG-20191230-WA0003.jpg

IMG-20191230-WA0002.jpg

IMG-20191230-WA0001.jpg

IMG-20191230-WA0000.jpg

Postado
15 horas atrás, Skizzito disse:

Queria saber se tem como jumpear os conectores frontais para ligar o auxiliar .

Tem sim, mas primeiro precisa do esquema do aparelho pra saber o que significa cada conector. 

Sem esquema só se "tiver as manha". 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!