Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Humberto Souza

Dúvida sobre Transistores Mosfets

Recommended Posts

Fala galera tudo beleza? 

Essa é minha primeira postagem no fórum, já li as regras gerais então peço desculpas se estiver fazendo algo fora do padrão, garanto que vou seguir as regras.

Então, estou começando a trabalhar com reparo de placas-mãe, e meu conhecimento é um pouco escasso, estou estudando quase 24 horas pela net mas como não consegui sanar essa dúvida vim perguntar a vocês, fico muito grato por qualquer ajuda! 

O problema é o seguinte, peguei algumas placas pra treinar, e uma delas é uma gigabyte de soquete 1155, logo posto a marca por que estou no trabalho, ela estava com um curto no 12v do cpu, então fui testar os mosfets do vcore e percebebi que dois deles estavam em curto total. Fiz a remoção dos mesmos e aí surgiu a dúvida, como saber se os mosfets das outras placas eram compatíveis? Eu vi que tinha uma marca escria ''nikos'' no caso e uma numeração, mas como os outros que eu tinha não tinham nada escrito procurei o mais parecido e coloquei.

A placa que não ligava mais ligou de primeira, porém continuou sem dar vídeo, e o cpu não esquenta. Os mosfets de entrada estão todos normais, inclusive o que eu troquei, com 12v entrando. Porém o estranho é, os de saída estão todos com 0v no dreno, fiz e refiz o teste mas eles parecem ter parado completamente. Queria saber o que testar agora, e se existe algum outro componente que pode ser testado como o gerenciador de frequência, do qual eu sei muito pouco e não consigo achar nenhum teste com ele na internet, nem pesquisando na gringa...

Sei que são muitas perguntas, peço desculpas pelo texto gigante, mas qualquer ajuda será bem vinda! Hoje a noite vou recomeçar os testes, se alguém quiser me acompanhar fico agradecido por demais! Só pelo chat mesmo já dá pra ir desenrolando, não vejo a hora de consertar minha primeira placa! hehe 

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post