Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Humberto Souza

Dúvida sobre Transistores Mosfets

Recommended Posts

Fala galera tudo beleza? 

Essa é minha primeira postagem no fórum, já li as regras gerais então peço desculpas se estiver fazendo algo fora do padrão, garanto que vou seguir as regras.

Então, estou começando a trabalhar com reparo de placas-mãe, e meu conhecimento é um pouco escasso, estou estudando quase 24 horas pela net mas como não consegui sanar essa dúvida vim perguntar a vocês, fico muito grato por qualquer ajuda! 

O problema é o seguinte, peguei algumas placas pra treinar, e uma delas é uma gigabyte de soquete 1155, logo posto a marca por que estou no trabalho, ela estava com um curto no 12v do cpu, então fui testar os mosfets do vcore e percebebi que dois deles estavam em curto total. Fiz a remoção dos mesmos e aí surgiu a dúvida, como saber se os mosfets das outras placas eram compatíveis? Eu vi que tinha uma marca escria ''nikos'' no caso e uma numeração, mas como os outros que eu tinha não tinham nada escrito procurei o mais parecido e coloquei.

A placa que não ligava mais ligou de primeira, porém continuou sem dar vídeo, e o cpu não esquenta. Os mosfets de entrada estão todos normais, inclusive o que eu troquei, com 12v entrando. Porém o estranho é, os de saída estão todos com 0v no dreno, fiz e refiz o teste mas eles parecem ter parado completamente. Queria saber o que testar agora, e se existe algum outro componente que pode ser testado como o gerenciador de frequência, do qual eu sei muito pouco e não consigo achar nenhum teste com ele na internet, nem pesquisando na gringa...

Sei que são muitas perguntas, peço desculpas pelo texto gigante, mas qualquer ajuda será bem vinda! Hoje a noite vou recomeçar os testes, se alguém quiser me acompanhar fico agradecido por demais! Só pelo chat mesmo já dá pra ir desenrolando, não vejo a hora de consertar minha primeira placa! hehe 

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais