Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como colocar as fans para rodar a 100% ?


Ir à solução Resolvido por ilkyest,

Posts recomendados

A necessidade do controlador de fan vai mais a gosto de cada um.

 

O controlador pode ser útil por exemplo para pessoas que queiram selecionar o perfil de rotação de acordo com o uso ou quando a placa mãe não possui conectores suficientes para as fans.

 

Existem fans que não acompanham adaptadores para ligar na fonte.

 

Eu pessoalmente prefiro evitar um controlador de fan, pois pelo preço seria possível comprar digamos umas 3 ou 4 fans.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A necessidade do controlador de fan vai mais a gosto de cada um.

 

O controlador pode ser útil por exemplo para pessoas que queiram selecionar o perfil de rotação de acordo com o uso ou quando a placa mãe não possui conectores suficientes para as fans.

 

Existem fans que não acompanham adaptadores para ligar na fonte.

 

Eu pessoalmente prefiro evitar um controlador de fan, pois pelo preço seria possível comprar digamos umas 3 ou 4 fans.

só minha ultima dúvida, a fan ligada na fonte ira roda a mesma coisa de uma fan ligada no controlador no nível máximo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma máquina antiga que o cooler roda muito rápido sempre, fazendo muito barulho. O que eu faço para reduzir a rotação? Outros pcs não são assim. Será que é placa mãe que não da suporte a cooler automático que gire mais lento quando está frio(usando menos o processador)?  A placa mãe é m2n-mx se plus. Existe cooler de baixa rotação? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@OpaioX essa placa mãe só controla o fan no conector de 4 pinos. O que veio na m2n-x-plus, por exemplo, foi um fan no processador que tinha um termistor que "sentia" o calor ali, e aumentava o fan

 

Os de 3 fios tem só sensor de rotação....os de 4 fios são controlados pela placa mãe. As novas, ela altera a tensão do fan, mas nem sempre. Na minha não faz nada

 

@Yan Dias Por vezes, pode ser que o controlador chegue até 95%. outros até 100%. Para um controlador de fan, se não quiser comprar um, uma solução boa é usar um controlador, feito por você, com um tip42C. 

http://e.cdn-hardware.com.br/static/c/m/97e434bb4aabf5b7d9de59ae5ce0ddb3

 

Use um potenciometro de 1k.

 

A solução melhor é por pwm, mas aquele ali, se quiser brincar, dá também.....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OpaioX essa placa mãe só controla o fan no conector de 4 pinos. O que veio na m2n-x-plus, por exemplo, foi um fan no processador que tinha um termistor que "sentia" o calor ali, e aumentava o fan

 

Os de 3 fios tem só sensor de rotação....os de 4 fios são controlados pela placa mãe. As novas, ela altera a tensão do fan, mas nem sempre. Na minha não faz nada

 

 

Então mesmo que o cooler tenha pinos, não tem como ou tem? Eu achei o encaixe escrito CPU FAN com quatro pinos na placa mãe, daí eu preciso de um cooler com esse entrada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma máquina antiga que o cooler roda muito rápido sempre, fazendo muito barulho. O que eu faço para reduzir a rotação? Outros pcs não são assim. Será que é placa mãe que não da suporte a cooler automático que gire mais lento quando está frio(usando menos o processador)?  A placa mãe é m2n-mx se plus. Existe cooler de baixa rotação? 

 

Na bios verifique se a opção CPU Q-Fan Control está habilitado.

Deixe configurado como Enabled e veja se isso não resolve o problema do ruído.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@EdsonSM pode ser esta aí e o cool 'n' quiet, ou o speedstep se Intel

@OpaioX sim e não... depende muito da mobo. 

 

A minha baixa a rotação, por tensão. Mas a Asus que eu tinha não..... O antec kuhler, por exemplo, se deixar ele "sob controle" ele  não funciona bem não. Tem de deixar ele completamente em full, e ele se controla.

num outro forum

http://www.hardware.com.br/comunidade/mobo-unpackin/1365982/

eu fiz o unpacking da asrock, e tem as guias de config, poderá te dar uma ajuda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na bios verifique se a opção CPU Q-Fan Control está habilitado.

Deixe configurado como Enabled e veja se isso não resolve o problema do ruído.

Eu achei na Bios sim essa informação, esta desabilitado. Mas meu cooler está ligado direto na fonte de energia rsrsrsr Acho que vou ter comprar outro cooler né?

 

@ilkyest  belo post no outro fórum, deve ter dado um trabalho...rsrsrsr  

 

Eu acho que somente vou saber se funciona se eu tiver um cooler com três pinos. Depois vou tentar comprar outro cooler (porque acabei de comprar esse sem pesquisar...e me ferrei), como é máquina velha, fica parada, era pra testes mesmo. 

 

 

Em todo caso, obrigado pelas respostas gente. valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você usa o cooler box de fábrica e ele tem 3-pinos?

Eu sempre imaginei que qualquer cooler original da Intel ou AMD fossem de 4-pinos.

 

Vi que sua placa mãe tem 1 CPU FAN e 1 CHA FAN.

A CPU FAN controla somente fans de 4-pinos e CHA FAN não faz controle rotação.

 

Eu pessoalmente optaria por comprar um cooler melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Você usa o cooler box de fábrica e ele tem 3-pinos?
Eu sempre imaginei que qualquer cooler original da Intel ou AMD fossem de 4-pinos.
 
Vi que sua placa mãe tem 1 CPU FAN e 1 CHA FAN.
A CPU FAN controla somente fans de 4-pinos e CHA FAN não faz controle rotação.
 
Eu pessoalmente optaria por comprar um cooler melhor.

 

O meu atualmente eu ligo direto na fonte...rsrsrs vou comprar uma cooler melhor. Mas antes vou pedir para ver os conectores para não comprar errado de novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera muito obrigado pelas dicas, ajudou muito na minha decisão final. Eu resolvi comprar um WaterCooler , pois a diferença de preço para um controlador era de apenas 40 reais, e estou muito satisfeito , pois meu processador passou de 78°C para no máximo 48°C e com isso todo meu sistema ficou mais frio, Coisa que na minha opinião um controlador nao ia conseguir fazer

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!