Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos eu instalo txcar(dispositivo q abre o portão com o fatol) em motos só q algumas motos só dão 2v queria uma forma de transformar em 12V pensei usando um relé mais estou em dúvida espero resposta muito obrigado

Postado

Olha tenho que instalar uma dispositivo no farol da Moto é o TXCAR( dispositivo que abre o portão automático  com um toque no farol) a especificação da sua alimentação  e 12V só que em algumas motos a  alimentação do farol e menor(2 a 6V) queria uma forma de  usar   estes 2 a 6V para talvez alimentar um Relé para acionar o dispositivo?? da certo ? tem Relé com alimentação de 2V?? tem outra solução?? obrigado 

Postado

Olha tenho que instalar uma dispositivo no farol da Moto é o TXCAR( dispositivo que abre o portão automático  com um toque no farol) a especificação da sua alimentação  e 12V só que em algumas motos a  alimentação do farol e menor(2 a 6V) queria uma forma de  usar   estes 2 a 6V para talvez alimentar um Relé para acionar o dispositivo?? da certo ? tem Relé com alimentação de 2V?? tem outra solução?? obrigado 

Tem rele para 5 volts... agora com menos de 6 volts eu nunca vi não já vi de 6v e 12v.

Postado

Pergunta de leigo nesse equipamento.

Precisa ser no farol?

Não dá para pegar direto da bateria?

sim poço pega direto da bateria mais no farol e mais "confortável"  para o cliente nos carros consigo pega os 12V no fusível responsável pelo farol alto, mais ela comodidade queria efetuar o mesmo procedimento na moto pelo farol por enquanto estou fazendo isto, tiro  a alimentação direto da  bateria e acrescento uma pequena  botoeira  sem retenção!  minha área e elétrica predial, industria e segurança eletrônica, na parte de eletroeletrônica tenho noção básica, mais acredito que tem uma forma de montar um sistema para resolver isto!!  

• Membro VIP
Postado

A lâmpada, de luz alta, irá receber 12 Volts para acender, certo??? Então tire dai a alimentação para alimentar o circuito transmissor e deu... Chegando defronte ao portão dê um pequeno flash de luz alta e seu circuito de abertura do portão acionará pelo tempo desse flash..

Para tornar mais elegante o circuito você ;poderia fazer um monoestável, com o LM555, que ao receber alimentação alimente sua saída por dois segundos e depois desligue, que é para que não fiques com o transmissor alimentado ao usares a moto a noite, com luz alta.. E claro, o transmissor ficaria ligado na saída do monoestável...

Postado

@faller creio que as motos mais "parrudas" têm a alimentação como um carro e tensão dd 12V.

Já as pequenas, além da tensão ser de 6V, a alimentação do farol é feita pelo dínamo, daí aquela coisa que quando acelera o farol acende bem, mas em baixa rotação fica fraco. A variação é grande...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pertinente a observação do amigo @Ricardo S Ferreira . Há de se observar também se a lampada é alimentada por dc ou ac. Desculpe pois não conheço muito bem a parte elétrica da moto.

então +1 chute (pra variar). Talvez seu farol seja de led e não lâmpada. Led trabalha com V + baixa mesmo. Neste caso você deve localizar algum circuito regulador do led e pegar os 12V na entrada dele.
Agora se a moto for bateria de 6V e seu circuito exigir 12, aí sua inquietação tem sentido. Uma opção é você usar estas pilhas 12V. Outra, regulador step up. Mas ... com calma...

Postado

Pertinente a observação do amigo @Ricardo S Ferreira . Há de se observar também se a lampada é alimentada por dc ou ac. Desculpe pois não conheço muito bem a parte elétrica da moto.

então +1 chute (pra variar). Talvez seu farol seja de led e não lâmpada. Led trabalha com V + baixa mesmo. Neste caso você deve localizar algum circuito regulador do led e pegar os 12V na entrada dele.

Agora se a moto for bateria de 6V e seu circuito exigir 12, aí sua inquietação tem sentido. Uma opção é você usar estas pilhas 12V. Outra, regulador step up. Mas ... com calma...

m

Muito obrigado!!!

@faller creio que as motos mais "parrudas" têm a alimentação como um carro e tensão dd 12V.

Já as pequenas, além da tensão ser de 6V, a alimentação do farol é feita pelo dínamo, daí aquela coisa que quando acelera o farol acende bem, mas em baixa rotação fica fraco. A variação é grande...

OK e uma boa observação, muito Obrigado

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...