Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Politica de resfriamento diminuindo a capacidade do processador.


Posts recomendados

Primeiramente, desculpem se postei no tópico errado, por ser meu primeiro post fiquei em duvida entre processadores e sistemas operacionais. Mover caso nessesario.

Bom... Meu problema é o seguinte:

POLITICA DE RESFRIAMENTO DO SISTEMA.

No modo passivo, ela diminui a velocidade do processador antes de aumentar a velocidade da fan.

No modo ativo, o contrario.

Em ambos os modos ela diminui a velocidade do processador, então, não havendo uma terceira opção, fui ao registro:

Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSetings\5433251...\94D3A615...

Chegando lá coloquei ambos os valores do modo passivo e ativo em zero. Eis que me deparo com uma terceira opção:

DefaultPowerShemeValues.

Obvio que desativando ambas as duas primeiras a terceira entraria em ação por ser a "default" exatamente o que ela faz? Não diz ali. Eu não quero o sistema de resfriamento diminuindo a velocidade da minha CPU, nem mesmo para impedir overheat. é possível simplesmente excluir esse modo padrão? Dar um delete nele sem complicações com o sistema?

Nessas mesmas configurações do CPU duas pastas acima (893dee8e...) temos a porcentagem minima da capacidade do processador para ser usada, com 3 DWORD: value increment(1) value max(100) e value min(0) entre parenteses seus valores binários. Modifiquei o "value min" para 50 isso significa q a capacidade de processamento nunca ira baixar de 50% correto? (value units esta marcado como -81,percent.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu estiver enganado, que alguém me corrija, mas não é o Windows que controla isso..

 

Toda essa parte, pelo que sei, é feita pela BIOS.. Controle de temperatura do processador, velocidade de fan e clock da CPU, tudo pela BIOS..

 

 

Você deve estar fuçando nas opções de gerenciamento de energia do Windows.. Não é aconselhável mexer naquilo, dentro do Windows.. Fuçar no Registro então..... Sempre vi o Registro do Windows, como um campo minado.. Se você não souber aonde mexer e como mexer, pode acontecer um desastre aí..

 

Mal que pergunte, porque está fazendo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para impedir que o sistema diminua a velocidade do meu processador para protege-lo de overheat

????

 

 

Estamos tentando entender o problema.. Passa sua configuração completa e tente explicar, com mais detalhes, o que está acontecendo aí.. Aparentemente, seu PC está tendo queda de desempenho, por causa de temperatura..

 

Mas, é melhor que você explique..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu estiver enganado, que alguém me corrija, mas não é o Windows que controla isso..

 

Toda essa parte, pelo que sei, é feita pela BIOS.. Controle de temperatura do processador, velocidade de fan e clock da CPU, tudo pela BIOS..

 

 

O bios é responsável por habilitar funcionalidades. A partir do momento em que sua função foi cumprida, outro compilamento (S.O.) fica responsável por ler estes dados/requisitos/possibilidades e realizar os procedimentos da melhor forma possível, claro, dentro da boa vontade do fabricante por uma boa programação.

 

Exemplo: o windows controla sim a rotação baseado na leitura temperatura/rpm do cooler/ventoinha. Esta leitura nem sempre é lida de forma correta, mas deveria. No entanto, caso queira, pode burlar o sistema operacional e realizar a rotação da forma que desejar utilizando de programas com linguagens de baixo nível, como o caso do speed fan. Desta forma você aumenta ou diminui a rotação do cooler sobre o desejo do S.O. uma vez que quem terá prioridade de comunicação e comando sobre o bios será o software utilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BIOS continua executando como um programa em modo SMM. Processadores x86 possuem vários modos de operação, dentre eles este que permite que o BIOS interrompa a execução de qualquer coisa em modo protegido (i.e. o SO) para realizar suas próprias tarefas.

O SO não controla a rotação do cooler. Quem faz isso é aquele CI que fica junto do southbridge na placa, o "Super-IO", que monitora as tensões, rotação dos ventiladores, etc. Algumas placas possuem suporte a um "modo manual" em que o SO pode controlar a velocidade do ventilador usando aqueles programas, tipo os que são incluídos nos CDs das placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato o componente de hardware responsável pelo monitoramento e as possíveis velocidades das ventoinhas estão no super IO.

http://en.wikipedia.org/wiki/Super_I/O

 

No entanto, o controle não é limitado a ele uma vez que o windows possui o controle apesar de geralmente não interferir, porém tem opção. Outro detalhe são os programas que permitem fazermos alterações nas rotações dos coolers justamente pelo fato do Super IO não limitar o controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a política de resfriamento. Windows 8.1 x64 não importa o hardware quando meu problema é com o software... Quanto ao churrasco... Kkk bem por aí. Chipset da intel aqui. Então ela diminui a capacidade de processamento através de trottle... o que realmente me da dor de cabeça, e sim estou tentando torrar meu hardware.Na BIOS não encontrei nenhuma configuração aplicável a minha necessidade. Uma vez que nem desativando o modo passivo e ativo surtiram efeito por conta deste modo padrão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hausac minhas ventoinhas funcionam normalmente o problema é esse maldito controle de energia do windows. Se a fan aumenta a velocidade, n importa o motivo, o windows diminui a velocidade de processamento por achar que é culpa do calor. Se eu manter a fan a 100% com programas, da na mesma. Preciso desabilitar esse controle de temperatura do windows sobre minha cpu. Ele faz isso através de trottling já que é chipset intel. Portanto recorri ao registro, desabilitei ambos os modos passivo e ativo, mas estou com receio de excluir essa chave "padrão" por isso ainda não consegui resultado, preciso de uma explicação sobre essa chave (no post inicial) já que a mesma não tem "argumentos" apenas dwords. Acredito eu ser a única solução, que me foi passada diretamente por técnicos da intel, mas, eles não quiseram dar mais explicações por algum motivo...

Hausac minhas ventoinhas funcionam normalmente o problema é esse maldito controle de energia do windows. Se a fan aumenta a velocidade, n importa o motivo, o windows diminui a velocidade de processamento por achar que é culpa do calor. Se eu manter a fan a 100% com programas, da na mesma. Preciso desabilitar esse controle de temperatura do windows sobre minha cpu. Ele faz isso através de trottling já que é chipset intel. Portanto recorri ao registro, desabilitei ambos os modos passivo e ativo, mas estou com receio de excluir essa chave "padrão" por isso ainda não consegui resultado, preciso de uma explicação sobre essa chave (no post inicial) já que a mesma não tem "argumentos" apenas dwords. Acredito eu ser a única solução, que me foi passada diretamente por técnicos da Microsoft, mas, eles não quiseram dar mais explicações por algum motivo...

Victor, sim estou analisando e lidando com este problema já faz um tempinho. Realmente o problema não é meu hardware por isso não dei mais informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegoweiller

Tentando fazer a pergunta básica.

 

O que você está fazendo no PC quando ocorre a queda de desempenho devido a interferência do sistema de energia do PC ?

 

ex.: estou fazendo um encode de 50 GB mas depois de 5 horas o CPU está muito quente e o sistema de energia diminui a força do CPU fazendo com que o encode demore muito mais que o previsto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

83c°

A 75c° o sistema acelera a fan a 83c° o sistema diminui a velocidade de processamento

Correr o que eu faço realmente não importa o que eu quero é impedir essa diminuição. Ambos sabemos que exigir demais da CPU vai fazer as coisas ficarem quentes.

O que eu preciso saber é se excluindo essa dword padrão do registro vai surtir efeito ou não...

Miúdo do encode '-' hauehauehaue

Miúdo do encode '-' hauehauehaue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você ainda não falou qual o seu processador, vou deixar de antemão: Se o seu processador é um i3/i5/i7-2xxx pra frente, não tem nada que você possa fazer quanto a isso a não ser comprar um cooler melhor. De qualquer forma o throttling normalmente é a 99-100C, se tá acontecendo a 84 então isso deve ser coisa da sua BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça o seguinte:

- Crie um ponto de restauração manualmente.

- Inicie seu micro no modo de segurança e utilize algum software de estresse. Se o windows estiver realmente interferindo, ele não deverá reduzir/aumentar a rotação em modo de segurança por conta do aquecimento, ficando por conta do chipset emitir os controles padrão. Caso não esteja interferindo, seu problema apresentará os mesmos sintomas.

- Dizendo que houve efeito neste teste, entre no regedit, clique com o botão direito aqui e salve este registro na área de trabalho. "Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSetings" (no caso vai clicar com o botão direito em cima de PowerSettings e vai salvar este registro na área de trabalho).

- Delete o registro final que você sugeriu ser o problema e reinicie o micro. Faça novos testes e retorne aqui.

 

Forte abraço.

 

Obs.: Mesmo que não seja a solução e até mesmo que não tenha nada a ver, vamos tentar até lhe ajudar.

 

Edit: Se porventura isto causar problemas no sistema, retorne o ponto de restauração que criou. Caso tenha problemas mas ainda entra no windows, clique duas vezes na chave de registro que se encontra na área de trabalho e agregue-a no registro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 9 meses depois...
  • 2 semanas depois...

opa, boa cara meu problema é o sistema de segurança dos processadores intel. eles diminuem o clock quando a temperatura do pc esquenta. processador core i3-2310m win8. quanto a OCCT n tenho nem ideia do que seja kk não sou bom com siglas. as config de energia estão pra deixar sempre em 100% já até desativei estacionamento de núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!