Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
matheussg

Dúvida sobre transformadores de microondas..

Recommended Posts

Estou com os planos de construir um transformador 110V - 10v para usar num inversor caseiro, já construí os ckt e tal, mas a duvida é, consigo tirar quantos Watts de um transformador de microondas modificado para 10V,(10v porque se eu fizer com 12v a tensão cai quando a bateria arria..) eu consigo tirar o enrolamento de alta tensão sem ter que abrir o núcleo (isso da trabalho pra caramba) tenho uns 2 jogados de canto,mas ninguém quer gastar tempo em algo que não tem rendimento não é mesmo?, então fica a pergunta, quantos Watts um transformador desses consegue fornecer após modificado?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A potencia depende da área do núcleo, mas esses trafos dão entre 400 e 500W.

Dizem que dá 100A, 200A... Conversa fiada! Eles que não aprenderam matemática.

Compartilhar este post

Link para o post

Te garanto tirar até mais de 200 amperes com apenas 500 watts hehehe.

É pura matemática: 

500 watts dividido por 2,5 voltes, igual a 200 amperes.

Não sei se vai servir de inversor, pois o núcleo de trafo de microondas é de um trafo que tem a tendência a ser de corrente constante. 

Veja que tem um Shunt magnético no centro. É aquele Shunt que dá esta característica ao trafo. 

Quando você por carga, a tensão vai arriar.

Mas faça um experimento aí. 

Compartilhar este post

Link para o post

Te garanto tirar até mais de 200 amperes com apenas 500 watts hehehe.

É pura matemática: 

500 watts dividido por 2,5 voltes, igual a 200 amperes.

Não sei se vai servir de inversor, pois o núcleo de trafo de microondas é de um trafo que tem a tendência a ser de corrente constante. 

Veja que tem um Shunt magnético no centro. É aquele Shunt que dá esta característica ao trafo. 

Quando você por carga, a tensão vai arriar.

Mas faça um experimento aí. 

nossa que burrice a minha kk nem me passou pela cabeça isso rsrs

okay então eu tenho outras alternativas, queria comprar um auto-trafo (aqueles 110-220/220-110) e desenrolar o secundário,dobrar o fio no meio(ou pegar o fio do primário de um transformador de microondas ja que ele é bem grosso) e enrolar um novo secundário de 10+10 ficaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Fica bom. Mas não se esqueça de calcular a corrente do fio.

Leia todo este tópico:

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t5206-inversor-de-tensão-pwm-60hz-onda-retangular-projeto

No final eu consegue ajustar o projeto.

Funcionou perfeitamente. Tem até o esquema lá.

Foi discutido os principais pontos.

Talvez tire muito de suas dúvidas, principalmente com relação ao primário.

Compartilhar este post

Link para o post

Albert, eu disse que não se consegue 200A em um trafo desses baseado nos 10V como o autor do post precisa.

E levando em consideração que esses trafos não tem o secundário enrolado em cima do primário é mais difícil ainda.

Auto transformadores costumam ter o núcleo saturado pela sua desproporção na área transversal.

Como eu disse antes: a potencia do núcleo é dada pela sua área transversal.

Mas você poderia desmancha-lo e enrola-lo como queira.

Lembrando que auto trafos não tem secundário.

Eu não saberia dizer se serve para seu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

uhum, um auto-transformador de 5000va apos modificado continua a ter 5000va?

De cabeça eu não conseguiria te dizer.

Mas tem que fazer uns cálculos. Você pode pegar estes cálculos na internet ou em livros específicos para o caso. 

Nos cálculos é levado em conta a altura dos empilhamentos das chapas E I, assim como a largura da perna central.

Também é levado em conta se as chamas são de aço silício de grão orientado ou não orientado.

A diferença da de grão orientado para o não orientado, é que a orientada dá mais eficiência. O trafo fica menor pois pode-se usar menos fios nas bobinas, em razão do núcleo permitir maior magnetização. Igual ou superior a 12000 gauss.

Já a de grão não orientado, só permite uns 10000 graus ou inferior. 

Bom... Você não tem como saber o tipo da chapa, então sempre considere como de grão não orientado. 

Outro fato é que este seu de 5000Va, devido ser auto trafo, terá que refazer completamente, os cálculos da bobina.

Como o colega @cesardelta1 disse, o auto-trafo não tem secundário. É uma bobina só com duas ou mais derivações:

05-07-trafos3.jpg

Como pode ver no esquema, para seu caso, não sobraria espaço para pôr as bobinas de 10V+10V caso você mantivesse a saída de 230V, pois para fazer os 230V, usa-se toda a bobina que por sua vez, ocupa 100% do espaço das janelas E, I do núcleo.

Mas teria espaço para pôr as bobinas de 10+10V, casso retirasse a metade da bobina, e deixasse apenas a parte correspondente a 110V  :D  :D  :D

Ainda teria os 5000Va, mas precisa refazer os cálculos para um melhor aproveitamento do espaço da janela das chapas E, I.

Os cálculos irão te dar a espessura do fio para a corrente e tensão pretendida.  

Outro problema é que considero 10+10V, uma tensão muito baixa para 5000Va usando 12V de entrada. 

Vai exigir no mínimo uns 400 amperes  :(  :(  :(  :(  :(

Considere uma tensão maior. Considera aquela lógica que descrevi lá naquele fórum.

Eu te recomendo calcular estas bobinas para 36 volts.

Seriam bobinas de 22+22V seguindo aquela lógica que descrevi no fórum. 

Mas ainda acho 36V baixo, pois ainda drenaria 181A da bateria, apesar de já ser aceitável. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais