Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Decodificador binário decimal


Posts recomendados

Boa noite.

estou fazendo um projeto de um elevador quero fazer  a identificação dos pavimentos com um conversor binário/decimal e dois display de 7 seg. onde eu usaria 6 cabos para fazer a contagem  quatro para o primeiro conversor onde ele contaria até nove e dois para o segundo que contaria até trés. 

Meu problema agora e que tentei usar o 4511 e não consegui fazer ele contar, ele só acende o "8" todos os seg. do display e aquece. não sei o que estou fazendo de errado! gostaria de saber se tem um CI melhor ou mais fácil de usar e se alguém poderia me dar mais alguma dica de como posso fazer isso!

 

fiz o circuito com base nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=17sTelxUQWQ

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mais simples mesmo seria com mc. Mas algo me diz que não é sua praia. Uma 2ª opção simplista seria

 

google imagens "cd4026" (não estou conseguindo postar o desenho direto no forum com os tags img)

 

mas não sei se acha este ci facilmente

Quanto ao 4511 pra ele aquecer você deve estar fazendo uma bela cagadinha tipo ligar os segmentos sem resistor em série.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim lt e bi em 5vcc e le em gnd

Estou ligando 3 4 16 no +5vcc e o 5 8 gnd

Uma coisa que achei estranho e que fala que ele é para display cátodo comum mas aí não ligou e eu troquei por um dísplay ânodo comum aí que funcionou será que eu deveria ligar 3 4 a gnd e 5 no vcc pois agora pensando acho que a lógica do ci que eu tô pode estar invertida será que é posivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim lt e bi em 5vcc e le em gnd

Estou ligando 3 4 16 no +5vcc e o 5 8 gnd

Uma coisa que achei estranho e que fala que ele é para display cátodo comum mas aí não ligou e eu troquei por um dísplay ânodo comum aí que funcionou será que eu deveria ligar 3 4 a gnd e 5 no vcc pois agora pensando acho que a lógica do ci que eu tô pode estar invertida será que é posivel

NAO, se for o 4511 e para catodo comum mesmo, manda uma foto do circuito pra gente ve....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite.

estou fazendo um projeto de um elevador quero fazer  a identificação dos pavimentos com um conversor binário/decimal e dois display de 7 seg. onde eu usaria 6 cabos para fazer a contagem  quatro para o primeiro conversor onde ele contaria até nove e dois para o segundo que contaria até trés. 

Meu problema agora e que tentei usar o 4511 e não consegui fazer ele contar, ele só acende o "8" todos os seg. do display e aquece1. não sei o que estou fazendo de errado! gostaria de saber se tem um CI melhor ou mais fácil de usar e se alguém poderia me dar mais alguma dica de como posso fazer isso!

 

fiz o circuito com base nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=17sTelxUQWQ

E o GND em comum?

1-Está usando resistores nas saídas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até aí, está cert

 

Estou usando resistires de 470* na saída e quando coloco o dísplay de ânodo comum ele acende os 7 seg

Até aí, tudo bem, mas é porque está com o display de anodo comum e todas as saídas do 4511 estão em nível "0", se fosse o catodo comum, que é o correto, ele deveria estar apagado, ou seja, em "blanking".

Caso tivesse algum dígito válido em binário na entrada, os segmentos que deveriam estar "acesos" nas saídas do Catodo Comum, atariam apagados no A.C.

 

Meça as tensões de todas as entradas e das saídas do 4511 e nos informe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando resistires de 470* na saída e quando coloco o dísplay de ânodo comum ele acende os 7 seg

 

Pera um pouco .... não podia acender nada se você apenas tivesse trocado os display !!!!! O terminal COMUM do display, voce OBRIGATÓRIAMENTE tem de ligar ao GND.  Não modifique o circuito ou voce vai queimar o seu 4511. Se acendeu todos os segmentos, é porque voce ligou ao +5V. Está errado, e esse CI não é projetado para "receber" corrente, e sim para "fornecer" corrente !

 

Se voce colocar as 4 entradas binárias ligadas ao gnd, tem de acender o 0 se voce usar o display de Catodo Comum com o terminal comum ligado ao gnd.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!