Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor bipolar


Posts recomendados

Olá galera, estou iniciando na eletrônica a pouco tempo, por isso conto coma  ajuda de vocês do fórum.

 

Estou tentando fazer a simulação de controle de um motor dc no proteus, com as seguintes caracteristicas. 

 

alimentação de 12V;

resistencia interna do motor de 120R

 

estou utilizando um transistor TIP31

 

O sinal de controle da base vem de um arduino com tensão de saida de 5V e 0,25A

 

fiz o calculo do resistor de base da seguinte forma

 

Ib = Ic/hfe

 

Ic = 12/ 120 = 0.1 A       

Ib = 0.1 / 50    = 0.002 A           (50 é o hfe desse transistor)

Rb = 5 / 0.002 = 2500 R

 

com estes calculos liguei o motor entre a fonte e o coletor do transistor, e o emissor ao terra. 

 

Agora esta minha dúvida, como vi aqui mesmo no forum com este calculo eu consigo a corrente certa de base para liberar o necessario para o meu motor, 

Posso estar falando alguma besteira mais que eu saiba é a tensão que influencia na velocidade do motor. Meu motor esta girando muito devagar com uma tensão em cima dele de apenas 1,9 V. 

 

Gostaria de saber como faço para fazer ficar os 12 V no motor com a corrente certa.

 

Obricado

 

 

post-688450-0-47607700-1431826284.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve ter usado o valor do hfe do transistor fora da saturação.

Como você deseja que o transistor funcione como uma chave, ele deve trabalhar ou cortado ou saturado.

Esta última condição exige que o valor do hfe considerado seja o da saturação, quando Vce seja o menor possível. Neste caso procure no manual o valor do hfe na condição de corrente Ic aproximadamente igual a 0.1A e Vce de saturação. O Vce de saturação é fornecido para a corrente de 0.1A em seu caso.

Além disso, deve-se considerar um fator de segurança para o valor de hfe de saturação, pois se na realidade o valor for menor, o transistor não entrará na saturação e o Vce não será mínimo. Isso faz com que a potência dissipada no transistor aumente e ele pode facilmente queimar.

Após encontrar o valor do hfe de saturação para a corrente de coletor esperada (0.1A), use um fator de segurança de, digamos, 0.6 ou 0,7. Então, se o hfe de saturação do manual for K, use o valor de 0.6K ou 0.7K por garantia.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!