Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leitor de CD/DVD não aparece/não funciona


Ir à solução Resolvido por edgar_,

Posts recomendados

Bom dia! Faz tempo que não acesso o fórum, mas nunca me esqueço dele, pois aqui sempre as pessoas estão muito dispostas a auxiliar.

Já faz algum tempo (não sei precisar ao certo), que o leitor de CD/DVD do meu PC não quer funcionar. Eu insiro um CD e ele nem sequer aparece lá em "Meu computador". O drive sumiu. Pior é que estou precisando instalar a nova impressora e não consigo, pois não lê o CD.

Por gentileza, se puderem me orientar passo-a-passo, agradeço. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo um método voltado ao windows xp, mas voce pode tentar adaptar ao seu sistema seguindo o mesmo passo a passo, mas se quiser tentar algo simples antes, resete a bios tirando a bateria e colocando de novo, normalmente isso resolve, se não der certo, o procedimento é:

 

Dependendo dos programas que você tenha instalado no seu Hd como o Nero, CloneCD, CDRWin e MusicMatch JukeBox a causa para o sumiço das suas unidades de CD -  CD-ROM, CD-RW, DVD - pode estar ai, devido ao fato de imcompatibilidade desses programas, o que mais comumente acontece é quando você instala o Nero juntamente com o CloneCD.

Abaixo, vão algumas dicas para resolver esse problema:

O primeiro passo é desinstalar os todos programas citados acima, e reiniciar o micro. Feito isso, instale-os outra vez sendo que comece por instalar o Nero, a cada nova instalação reinicie o micro, o problema poderá estar resolvido.

Se você tiver o Nero junto com o CDRWIN, copie o arquivo WNASPI32.DLL da pasta onde o Nero esta instalado para a pasta de instalação do CDRWIN. Abra o CDRWIN e nas configurações onde se seleciona seu driver ASPI, configure para o WNASPI32.DLL.

Reinicie e veja se surtiu efeito.

Nessa próxima dica vá até:

Iniciar>Executar> digite regedit

Procure e delete as dependências dessas chaves:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet002\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11C E-BFC1-08002BE10318}

Reinicie o PC, e confira o resultado.
Observações: É aconselhável fazer um backup antes de mexer no registro

Não apague a chave {4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} toda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia misterjohn.Obrigada por estar me auxiliando. Eu não citei que sou leiga em informática, então alguns termos como "resetar bios" são dificuldades que encontro. Dos programas que você citou o que tinha instalado aqui era o Nero 8, desinstalei, reiniciei o PC  mas não encontrei o programa em nenhum site tipo o Baixaki, para instalar novamente. Também não sei fazer backup. Se puder continuar me ajudando, te agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro se voce está iniciando em informática, não precisa usar o nero, tem outros programas grátis que fazem o trabalho do nero tão bem quanto.

Resetar a bios significa abrir o computador com ele desligado, retirar a tampa laterar e procurar pela bateria (veja a imagem abaixo) aguardar alguns segundos e recolocar e ligar.

Agora back up signifcica ter uma cópia de segurança, existem back ups de diversas "coisas" e cada uma tem seu modo de realizar, qual o back up que quer fazer?

 

http://img.ibxk.com.br/2015/05/14/14172352117587.jpg?w=1040

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@misterjohn

@OLGA

 

Uma vez tive um problema com meu leitor. Foram algumas tentativas pois meu drive não aparecia no Meu Computador. Tentei este link:

 

http://safepctuga.blogspot.com.br/2013/01/windows-8-nao-reconhece-drive-cd-dvd.html (parece um pouco diferente do caro misterjohn)

 

Outro caso é que não estava gravando, mas depois descobri que o cabo estava frouxo.

 

obs: as sugestões do misterjohn podem dar certo

obs2: A segunda opção deu certo para mim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, agradeço imensamente o auxilio. Eu quis testar a sugestão do Edgar Pereira, a qual me pareceu mais simples, pois tenho medo de mexer em determinados locais e simplesmente fazer algo indevido. O fato é que GRAÇAS À DEUS e a ajuda dos amigos consegui fazer com que o drive voltasse a aparecer e pude finalmente instalar minha impressora!

Meus agradecimentos aos dois, Misterjohn e Edgar Pereira.

Valeu!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!