Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma fonte bivolt?


Ir à solução Resolvido por sidov,

Posts recomendados

Bom dia,

Estou fazendo uma fonte e gostaria de saber como fazer o circuito bivolt, por exemplo tenho o transformador 110/220V e meu retificador, capacitor... Gostaria que o bivolt entrasse no transformador, 110 ou 220v.

Parece que usa um CI e mosfet? Pra identificar se é 110 ou 220v.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

também existe de 5... mas isso .. nada a ver. O princípio é relativamente simples: um zener, um comparador e um relé. O relé "nasce" considerando que você está ligando em 220. Se a tensão do secundário for baixa, ele muda pra 127. Quem faz isso é o par comparador/zener. Não estou achando rapidamente um desenho na net pra te mostrar. Por enquanto vai só na descrição mesmo...

De fato penso que só um trio zener-transistor-relé pode dar conta. + tarde penso sobre isso

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer as ligações do primario na chave seletora 110/220v, siga o esquema:

 

ligaccedilotildees%20trafo_zpsihusyhgi.j

 

Os traços pretos são jumpers que você faz com fios; os traços vermelhos são a posição da chave seletora.

 

veja que no esquema de cima é para rede de 220v, a tensão passa pelos fios preto e vermelho.

 

 no esquema de baixo a tensão de 110V passa pelo preto e amarelo.

 

É só isso mesmo que você queria saber? espero ter ajudado  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Ola colega Lucas, eu desenvolvi esse circuito ha uns 6 anos e venho usando ele em duas fontes e até agora está funcionando perfeitamente.Como eu desenhei no paint não deu para explicar direito,mas vou explicar aqui o seu funcionamento.

  Funciona assim: quando é ligado em 220v a entrada não inversora  recebe cerca de 9v,metade da alimentação positiva por calsa do divisor resistivo,enquanto que a entrada inversora recebe os 5,1v do zener,por isso a saida esta positiva e Q1 não conduz porque é PNP então não aciona o rele K1.Mas quando é ligado em 110v,o divisor resistivo manda cerca de 4,5v para a entrada não inversora ,por tanto a entrada inversora agora esta mais positiva por calsa do zener de 5,1v e a saida fica negativa acionando o rele K1. Espero ter ajudado ps .Sidov

post-464267-0-09057600-1434086543_thumb.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

bacana amigo @sidov . 1.jpg>1000.txt . No seu caso permito-me considerar a mensagem mais importante do que a gramática. rs.

Sugiro um capacitor 470u entre +VCC e gnd e pelo menos 100uF entre gnd e -VCC.

abç

 boa tarde Isadora Ferraz,na verdade eu me esqueci de colocar os capacitores de filtro da fonte,ja que ela é simetrica,tem que colocar dois capacitore em serie depois da ponte retificadora. valeu pela curtida.

post-464267-0-08402900-1434133511_thumb. Boa  tarde amigo Lucas de Abreu ,aqui vai o esquema corrigido,a instrução esta correta só o desenho que tava faltando os capacitores C2 e C3 .PS Sidov

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...