Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão baixa?


Posts recomendados

Eu fiz um carregador de celular com bateria solar de 6 volts. Eu usei um regulador de tensão de 5 volts, o problema é que ele ta abaixando a tensão pra menos de 1 volts de acordo com o multimetro, sendo que a medição da tensão antes dela chegar no regulador ta uns 5 volts, o que posso fazer ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use mais um painel foto-voltaico idêntico em séria, para completar 12V, daí tendo em vista que painéis foto-voltaicos são fonte de corrente, use um regulador shunt ao invés de regulador série. 

 

reg-lin-paral.gif

 

Isso deve resolver!


Se ainda insistir em regulador série, que seja um do tipo "Low Dropout Regulator", veja como funciona a tecnologia;

http://www.linear.com/product/LT3080

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu fiz um carregador de celular com bateria solar de 6 volts. Eu usei um regulador de tensão de 5 volts, o problema é que ele ta abaixando a tensão pra menos de 1 volts de acordo com o multimetro, sendo que a medição da tensão antes dela chegar no regulador ta uns 5 volts, o que posso fazer ? 

Jamais vai carregar.

Carregar 6V com 5V, por isso que a tensão da bateria vai ficar assim.

Coloca uma fonte de 12V com um resistor em série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a queda de tensão do regulador, você tem ver nas especificações do regulador de tensão qual é o valor da queda.

 

Provavelmente a queda de tensão do regulador que você esta usando é em torno de 2~3 v, então a tensão antes do regulador tem que ser de 8 v para cima.

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a queda de tensão do regulador, você tem ver nas especificações do regulador de tensão qual é o valor da queda.

 

Provavelmente a queda de tensão do regulador que você esta usando é em torno de 2~3 v, então a tensão antes do regulador tem que ser de 8 v para cima.

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Como painel foto-voltaicos com esta tensão costumam ser bem "fraquinhos", pouca corrente, e também como são fonte de corrente, daí eu sugeri um regulador Shunt. Este tipo de regulador é direto. Não vai queda de tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o circuito que eu fiz:

http://www.tecmundo.com.br/area-42/60526-area-42-fazer-carregador-solar-celular-video.htm

O cara que fez com um painel solar de 6 volts conseguiu.

Todos os componentes, que você usou, são exatamente com as mesmas especificações que os do link?

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!