Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor cooler para novo PC


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui, e tenho uma duvida (básica até certo ponto...rsrs)

 

Estou montando um PC novo aos poucos e já tenho a build pronta na minha cabeça (falta verba pra concretizar), mas a duvida é sobre o cooler do processador.

Abaixo a build:

 

Z97M-Plus/BR

i7 4790k

4x4gb DDR3 1600mhz HyperX

R9 280x Tri-X OC

Gabinete PCYes Panther

1Tb HD

120gb SSD

Corsair CX750

 

Não pretendo fazer OC a princípio, vou deixar o i7 rodando em stock por enquanto, talvez me aventure em OC no futuro, por isso ja peguei a CPU linha K, mas sei que o cooler box desse i7 não é muito bom, a duvida maior é se vale investir num CPU Cooler mais parrudo, pra aguentar ele em stock, ou o cooler box aguenta bem isso até eu partir pra um Water Cooler?

Provavelmente partirei pra OC quando ele em stock ja começar a dar sinais de que não aguenta mais os jogos.

 

PS: Só lembrando que o PC não está pronto, faltam ainda algumas peças pra finalizar.

 

Agradeço desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Por que não abre mão do OC e investe mais na VGA? Uma R9 280x para essa configuração vai ser muito pouco. Vai gastar R$ 2000 em CPU + mobo e apenas R$ 1100 na VGA, vai ficar bem desbalanceado. Recomendo ir de i5 4440 + GA-H97M-D3H, isso vai te custar R$ 1200. Com os R$ 800 que economizou, da para pegar uma GTX 970 e ainda sobra R$ 400. Sem falar que se abrir mão do OC vai economizar com a refrigeração.

 

Mas respondendo a sua pergunta inicial sobre o CPU cooler, o melhor water cooler do mercado é o Nepton 240M que custa mais de R$ 500, mas existem bons air cooler de menos de R$ 200, como o Xigmatek Dark Knight e o Hyper 212x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solid, você citou "partirei pra OC quando ele em stock ja começar a dar sinais de que não aguenta mais os jogos." Se são jogos a sua principal aplicação no pc, o que o @ falou está certo. Vai demorar até seu i7 ar sinais de fraqueza pra rodar jogos. Além do mais, esses i5 tem boa faixa de over e desempenho similar ao i7 em jogos. Invista numa VGA!!! MB tops só se você for usar mais que duas VGA. também acho que essa gtx970 é uma ótima e tem bom custo/benefício. Quanto ao cooler eu recomendo corsair h60, h80 ou h100. Dá pra fazer overs legais... Eu tenho o h60, minha cpu é i7 3930k e dá pra fazer over decente, nada espetacular, mas quebra bem o galho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caso é que a R9 280x Tri-OC eu ja tenho, e na vdd eu ganhei ela... E assim, daria tanta diferença assim esaa VGA numa maquina com essas configuração? Tipo, ela aguentaria numa base de quanto tempo até eu fazer upgrade?

Sobre o CPU Cooler, vou dar uma olhada nessas que vocês disseram, e ver qual se encaixa melhor no orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que você tem a R9 280x isso muda as coisas. Mas veja alguns pontos:

Quando o pessoal recomenda investir mais na VGA é porque realmente é ela que fará diferença em jogos. Um pc com processador "inferior", ou um i5 com uma gtx970 terá considerável performance sobre um i7 com uma r9 280x. A diferença é grande!

.... mas.... você já tem a r9280, que também é uma boa placa... então:

Se você tem grana pra pegar um i7 pegue! Sabendo que o ganho em games do i5 pra i7 não vale o custo... Na minha opinião, e sem embasamento teórico, eu diria que um i5 4440/4690 vai dar conta dos jogos por no mínimo 3 anos! Quanto à R9280 eu chutaria uns dois anos no mínimo, sendo exigente. Minha base argumentativa é: Veja que os i5 da série 3xxx ainda dão conta do recado e as VGAs de +-1000,00 duram +- três anos antes de começarem a apresentar queda significativa de desempenho, mas isso depende muito do mercado e também se você é um gamer exigente.

Overclock tem certo dilema: MB tem que ser boa e precisa de cooler bom. você tem custos pra fazer over. Às vezes não compensa e é melhor pegar uma MB mais chulezinha uma cpu superior e trabalhar em stock mesmo. Pra saber é simples: é só fazer as contas. Eu faço over básico apenas quando uso alguns aplicativos e não sei te falar qual melhor custo/benefício de MB para over mais agressivo.

De qualquer forma esse Corsair h60 é muito bom e silencioso, performa muito bem em overs básicos (no meu caso), eu recomendo. Minha cpu dissipa 130W, mas um i5 4690 dissipa 88W. Imagino que o h60 performe bem melhor nessas cpus de consumo menor.

Enfim, minha opinião sobre o cooler ficou clara. Embora sua build não seja o foco, eu ainda acho que se é pra jogos, deveria pegar um i5, de preferência o 4690. Se for insitir no OC, reveja sua MB e caso tenha muitos jogos pra instalar no HD veja se consegue pelo menos 240gb em ssd (2x120gb em raid ficaria bacana pra aqueles apressadinhos que querem fast load em jogos). Os jogos atuais estão ocupando muito espaço, não sei o que você vai por aí, mas pense nisso também.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...