Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação do fan das placas de vídeo e limite de corrente


ilkyest
Ir à solução Resolvido por ilkyest,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, acabei "num dedaço" transformando minha placa de vídeo numa carreta agricola de tanto que treme.

 

Pensei em trocar o fan, mas 90 conto é dose....

 

pensei em colar um fan com vedacalhas no dissipador, contudo, o fan original era um coolermaster de 0,125A,. e o que iria usar, de 8cm/perfil baixo é de 0,250mA. Se fosse mobo eu não teria receio, mas não sei o alimentador da placa de vídeo, se seria igual, visto que a meu ver, ela controla a rotação por tensão, e "estima" a rotação do mesmo.

 

Meu medo é que esse "sensor" não aguente mais corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

a primeira 1024 gddr5

 

mas tem diferença entre elas a nível 'eletrônico' nos fans?

 

Mas como e para que meter o dedo no fan??? Não tinhas outro lugar para meter esse dedo????? :lol:

 

Pura achologia.... Não imagino que o driver de potência da placa de vídeo consiga entregar 125 mA e não consiga entregar 250 mA... Se desejares maior segurança, coloque um resistor de 10 ohms x 1W, em série com o novo fan. Claro vai reduzir a rotação mas vai baixar a corrente também...  Não para os 125 mA mas baixará dos  200 mA, um meio termo melhor que os 250 mA originais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas como e para que meter o dedo no fan??? Não tinhas outro lugar para meter esse dedo????? :lol:

 

Pura achologia.... Não imagino que o driver de potência da placa de vídeo consiga entregar 125 mA e não consiga entregar 250 mA... Se desejares maior segurança, coloque um resistor de 10 ohms x 1W, em série com o novo fan. Claro vai reduzir a rotação mas vai baixar a corrente também...  Não para os 125 mA mas baixará dos  200 mA, um meio termo melhor que os 250 mA originais

 

 

 

@lauro.m.s1379 eu tenho já alguns, e já "vi isso" usando um ntc no dissipador.... contudo, antes, queria saber quanto a isso, visto que o conector original eu tenho, e o fan baixo idem.

 

bah @faller... agora tu "me fez perder os butiá do bolso" :P  :D

Pois é. .cheguei a pensar nisso, mas 5ohms/1W. Mas esses fans aí, eles tem umas pás meio "secas" sei lá... encostou já eras... os shark cool da aerocool já cortei várias vezes o dedo <_<   e estão todas suas pás lá.

 

@_xyko_ terias um esquema? :devil:  vou tomar uns goles disso aí, como já diria alguém do post nr. 9, e vou tentar montar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe "um padrão" de CI que dedique-se a essa parte nas gpus? Digamos assim, um elo comum? alguém já chegou a reparar isso? vamos supor... as séries GTX6xx por exemplo, teriam algum CI em comum que pudesse basear alguma tese de controle de rotação dos fans?

 

Em fontes de pc, já vi que muitas vezes o fan é controlado por um ntc preso bem perto das partes quentes, quais sejam, os dissipadores (tá.. vi isso nas fontes genericas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente, conector de 2 pinos não regula rotação, apenas se limita a corrente em raros casos. Conectar de 3 pinos, é controlado sua rotação através de um controlador. 4 pinos pode ser controlado sua rotação pela corrente ou por pulso pwm. No geral os circuitos de fan são de 500mA no mínimo mas pode variar de acordo com o fabricante.

O jeito mais pratico é colocar um resistor em serie com a fan, mas se quiser controlar, existe vários circuitos na net, eu fiz para minhas fan do gabinete com um resistor, um potenciometro e um transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente, conector de 2 pinos não regula rotação, apenas se limita a corrente em raros casos. Conectar de 3 pinos, é controlado sua rotação através de um controlador. 4 pinos pode ser controlado sua rotação pela corrente ou por pulso pwm. No geral os circuitos de fan são de 500mA no mínimo mas pode variar de acordo com o fabricante.

O jeito mais pratico é colocar um resistor em serie com a fan, mas se quiser controlar, existe vários circuitos na net, eu fiz para minhas fan do gabinete com um resistor, um potenciometro e um transistor.

 

Não aconselho usar transistor bjt pra controle de rotação. São muito sensíveis a temperatura, na teoria é só manter o ponto quiescente, mas na prática sempre vai esquentar e saturar. Pode utilizar como chave, mas aí já é melhor ligar direto na fonte, não?

Desculpe a pergunta, mas a tensão desse cooler é menor que a da fonte? Questão estética não usar a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é se pode ou não ligar o cooler diferente do original na gpu. O cooler pode ser ligado também na fonte, mas não pode ser controlado pela gpu, o ideal é ser controlado de alguma forma ou ser calculado um resistor que deixasse o cooler silencioso mas com rotação suficiente para resfriar a gpu em load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

bom pessoal, atualizando-lhes

 

eu tentei com o fan do athlon X2, mas ficava muito barulhento. Pelo menos via MSI afterburner, controlou a temperatura (possivelmente via tensão mesmo)

 

mas, pela grossura do fan, ele trabalhava um pouco a vácuo. Outra é que esse fan estava rotulado a 0,42A

 

Troquei por 2 da gskill.

img_1.jpg estes dois aqui, tirei do suporte

Colei com veda calhas os fans; os fans são rotulados a 0,15A, ou seja, 0,3A de corrente máxima

 

coloquei os dois, um mais à esquerda, e outro mais à direita. Sensível diferença, e o ruído sensivelmente menor. Forçando a placa de vídeo, com overclock, estou em 71 graus.... qual seja, deu certo.  

post-391122-0-09784300-1437452300_thumb.

post-391122-0-19707100-1437452339_thumb.

post-391122-0-01093000-1437452361_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!