Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera,

Estou com um pequeno problema, não consigo acionar o pulso do leach deste CI pelo arduino.

Parece que ele não recebe 0V quando a saída do arduino esta desacionada.

Tentei utilizar transistor, resistores e n obtive sucesso.

Segue imagem de todos os modos que tentei.

post-739087-0-98726800-1436894044_thumb.

Postado

Engraçado é que esta certo, eu medi com multímetro e ele joga 5v e 0v.

Joguei a saída do arduino em 2 portas NOT ai deu certo...  Porque será?

• Membro VIP
Postado

amigo se o sinal do arduíno for 3 e o 373 espera 5 você pode ter problema lógico, lógico (!). Experimente inverter o sinal (aciona com zero) e colocar o transistor em emissor comum (emissor no gnd) e 'colha' o sinal no 'coletor' (!). R 10k na base.

Deu certo pois converteu de 0..3,0 para 0..5,0 (provavelmente)

Outra coisa... talvez você esteja usando uma saída coletor aberto ou algo assim do seu querido arduino ou esquecendo de setá-la corretamente. Só chute... não conheço este cara

Postado

@dmhigor,

Faz um teste : retire o resistor que está ligado ao terra. Pode ser que a saída do Arduino não esteja configurada corretamente, e só esteja fazendo o terra. Aí o 5V está vindo através dos resistores internos de pull-up, mas como são altos, eles não conseguem manter os 5V por causa desse resistor de 10K.... Se tirar e funcionar, reveja a maneira que você configurou o pino de saída.....

@Isadora Ferraz,

Eu também acho que a configuração da saída do Arduíno está errada. Se ele disse que mediu e saiu 5V, a tensão do Arduíno dele deve ser de 5 Volts mesmo..... ( acho ) .

Paulo

Postado

Os resistores ao ground eu tentei como uma solução, o arduino ja estava ligado direto ao CI e mesmso assim não funciona.

Quando eu aciono a saida ele funciona como o esperado, o problema é quando eu desaciono o CI acha que esta acionado ainda e eu medi esta com 0V.

A saída do arduino é 5V, o modelo é um MEGA 2560.

• Membro VIP
Postado

Amigo 1ªmente neste caso não precisa do transistor. 2ªmente acho que você comete um erro de interpretação no funcionamento do 373. A entrada LE é como uma entrada que, quando for de 0 pra 1 (ou vice versa não lembro), memoriza o último estado das entradas nas saídas.  Então pra "desacionar" você deve colocar as entradas em 0b00000000 (p.ex.) e fazer LE=0 em seguida LE=1. Meio que um pulso.

Digito isso de memória que já me falha. Sorry se errado.

Postado

Por ser um Ci flip-flop tipo D ele não memoriza o estado da saída, (lembrando que a primeira intenção era isso, pois quando simulei no proteus ele memorizou mas a realidade foi outra).

O caso é que quando o LE fica em estado fixo 0 não poderia deixar o D0 sair no Q0, mas ele esta deixando!

De qualquer jeito não irá mais funcionar na minha aplicação (passei para um CI tipo JK), porém to encucado com essa droga porque esta acontecendo isso!

Não gosto de perder para um software, muito menos para um hardware!

• Membro VIP
Postado

você me obrigou a baixar o d.s.

Ele não é um ff tipo d. É um latch transparente ou seja, se LE=1, tudo que estiver na entrada vai pra saída: uma transparência. Se LE=0, memoriza a última entrada: fecha a porta. Bom, mas isso você já sabia e não tem + importância.

Talvez seu ci estivesse com problema, falsificado ou até mesmo algum ruído no seu sistema, esqueceu do desacoplamento etc. Mas isso também não tem + importância

abç e... de nada!!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!