Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 7870 XFX começou a perder o sinal de vídeo.


Posts recomendados

Eu possuo uma Radeon HD 7870 XFX Core Edition, a placa possuía overclock e overvoltage há 1 ano e meio quando recentemente começou a perder o sinal de vídeo, o problema é intermitente podendo levar horas para ser reproduzido, não existe outros sinais de defeito que não a perda da imagem me obrigando a reiniciar o sistema, o overclock foi removido e o problema foi amenizado mas ainda assim ocorre depois de algumas horas mesmo que a placa não esteja fazendo uso de aplicações gráficas.

 

O defeito da placa de vídeo é confirmado pela combinação de bips sonoros da placa-mãe: 1 bip longo seguido por 8 bips curtos, Bios Placa-mãe:  American Megatrends Inc ( AMIBIOS ), os bips são emitidos depois de reiniciar o sistema quando a imagem desaperece.

 

Eu não gostaria de ter que desembolsar pelo menos R$ 1.000 para a reposição de outra GPU do mesmo nível mas com arquitetura atual, eu estou pensando em buscar uma empresa especializada para tentar reparar algum eventual componente com avaria, eu moro em Porto Alegre RS e vi que a Technosul Informática faz manutenção e consertos em placas de vídeo, alguém já usou os serviços dessa empresa? -

 

Alguém ja usou os serviços de alguma outra assistência no Brasil para o conserto de placas de video? Qual é resultado se positivo ou negativo e o custo x beneficio real do reparo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentou usar essa pv com um clock menor ?

 

Pode fazer isso com o MSI Afterburner

 

Eu fazia overclock nas frequências e tensão até aparecer o problema há alguns dias atrás, depois passei a deixar os parâmetros em default, como vieram de fábrica.

 

Eu não tentei reduzir o clock mínimo de referência, não seria negócio no meu caso, em uma conversa com um responsável por uma especializada em reparos nesse tipo de hardware foi me repassado o valor de R$80,00 apenas para orçamento, mesmo que a placa não possa ser recuperada o valor pago não será reembolsado, segundo ele a recuperação de placas de vídeo é um serviço caro e que em alguns casos depende de componentes que ele precisa importar, poucas empresas são especializadas nesse tipo de reparo, fica difícil para o consumidor final. O problema que a minha placa de vídeo está apresentando provavelmente esteja relacionado à fadiga de alguns capacitores e do circuito regulador de tensão, algo esperado antes do habitual já que o equipamento era operado com frequências e tensão acima da especificada  de fábrica, é mais difícil observar defeitos desse tipo em hardware "modesto" que não utiliza frequências elevadas com alta demanda do circuito regulador de tensão, é o preço que pode se pagar em overclocks mais agressívos.       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não será a temperatura que acaba por causar esse defeito ?

 

Experimenta usar o PC com a tampa do gabinete aberta e com um ventilador de mesa jogando ar pra cima da PV pra ver como fica.

 

Talvez a troca da pasta térmica ou um ajuste na rotação para maior do fan do cooler resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OI cara eu já tive esse tipo de problema com uma GTX9800+ que começou a perder vídeo até não deu mais vídeo. Algumas placas de vídeo com quebra de solda na GPU é o problema mais comum de placa de vídeo, depois de 3 anos os problemas começam, consertei mais de 5 placas de vídeo e estão funcionando a mais 3-4 anos, o concerto é fazer a resolda da GPU e trocar a pasta térmica por artic MX4 as vezes funciona.

Se tu der uma olhada no mercado livre tem um mote de Radeon HD 7870 XFX Core Edition com mesmo defeito, na verdade é que desde que compra a placa de vídeo tem que colocar no máximo o cooler quando está jogando e ver se a placa está abaixo de 65c, tenho para mim GTX-280FTW TOP-GTX-260sc -GTX-8800 todas em uso severo não passa de 63c em jogo a 100% cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não será a temperatura que acaba por causar esse defeito ?

 

Experimenta usar o PC com a tampa do gabinete aberta e com um ventilador de mesa jogando ar pra cima da PV pra ver como fica.

 

Talvez a troca da pasta térmica ou um ajuste na rotação para maior do fan do cooler resolva.

 

Não é a temperatura, a GPU da HD 7870 pode operar próximos aos 100º que ainda assim não seria acionado o sistema de proteção que desliga a placa, é claro que ninguém vai permitir que uma placa esteja operando nessa faixa, é um exemplo para a melhor compreensão. O problema ocorre mesmo quando não existe aplicação gráfica nenhuma exigindo precessamento, nessa condição entra em ação uma tecnologia de gerenciamento inteligente de TDP com regulagem dinâmica da velocidade de clock, se o usuário não está requisitando o poder do processador da GPU os clocks são reduzidos à niveis baixos, com isso a placa consume pouco e não passa nem dos 30º, portanto é uma hipótese descartada. 

 

 

:) OI cara eu já tive esse tipo de problema com uma GTX9800+ que começou a perder vídeo até não deu mais vídeo. Algumas placas de vídeo com quebra de solda na GPU é o problema mais comum de placa de vídeo, depois de 3 anos os problemas começam, consertei mais de 5 placas de vídeo e estão funcionando a mais 3-4 anos, o concerto é fazer a resolda da GPU e trocar a pasta térmica por artic MX4 as vezes funciona.

Se tu der uma olhada no mercado livre tem um mote de Radeon HD 7870 XFX Core Edition com mesmo defeito, na verdade é que desde que compra a placa de vídeo tem que colocar no máximo o cooler quando está jogando e ver se a placa está abaixo de 65c, tenho para mim GTX-280FTW TOP-GTX-260sc -GTX-8800 todas em uso severo não passa de 63c em jogo a 100% cooler.

 

Olá Mauricio, em razão de normas ambientalistas em meados de 2007 houve uma proibição do uso de substãncias nocivas em linha de produção de diversos países, isso deu margem para a larga utilização de solda LEAD-FREE que é isenta de chumbo, parece que de alguma maneira também teve impacto no percentual de equipamentos com "solda fria", realmente a temperatura elevada da placa de video ainda que essa esteja operante e dentro de determinados limites pode provocar micro fissuras na solda, isso com o tempo desencadeia falhas em vários equipamentos, quem nunca teve ou conheceu algum proprietário de notebook com problema de BGA?

 

Se aparecer comprador que queira recuperá-la eu a repasso por R$450,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que um simples reflow no forno da cozinha não resolveria ?

 

O problema é o ponto de fusão da solda, para ter alguma chance de sucesso com esse tipo de procedimento o forno normalmente deve alcançar uma temperatura de 140°C, nessa faixa você pode ter o comprometimento de outros componentes com encapsulamento incompatível com essa temperatura , os conectores de saída que são construídos com materiais plásticos também podem ser derretidos, se for comprar outra placa da AMD com arquitetura atual e o mesmo desempenho você não pagará menos de R$850,00 - 900,00, um valor considerável para correr o rísco de "disparar no escuro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adquiri uma GPU nova, a AMD R9 280 384 bits e 3GB de VRAM, a placa montada pela Gigabyte com 3 fans e PCB com dupla camada de cobre e capacitores sólidos de origem japonesa. A linha de placas com o selo Ultra Durable VGA.

 

Eu vou ter que recorrer a um serviço especializado para o reparo da minha HD 7870 e com isso abater parte dos gastos que tive com a reposição de hardware,  Eu já tive muitos transtornos com assistências técnicas e parte da decadência desse setor é por culpa dele próprio, nem todas as assistências tem a devida honestidade na hora de revelar um problema básico como o da solda fria, eu compreendo que ela pode repassar um custo de 150% acima do que realmente gastou para conseguir se manter no mercado, mas eles querem lucros de até 500% prostituindo o setor e fazendo o descrédito de quem precisa do serviço, não estou afirmando com isso que o problema da placa seja esse e que não existam profissionais idôneos, entretanto na minha experiência a maioria é "malandro" com forte tendência ao jeitinho brasileiro de ganhar dinheiro.

 

Gygabyte R9 280 Windforce 3X:

 

b8nvdc.jpg

 

 

znu0rc.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OI cara o procedimento certo é fazer tirar a gpu linpar e colocar as microesferas novas e resoldar com infravermelho ou ar quente a 275c, eu ja fiz a resolda com ar quente 275c e cerviso maior é desmontar e montar de novo, mas o problema é que nen uma placa de video resfria bem quando em jogos.Éla não coloca o cooler no mássimo e deixa a placa de video trabalhar por anos a mais de 60c, e tanbem as pessoas não tem como norma limpar o cooler da placa de video com pincel.O procedimento de resolda com infravermelho tenque isolar com papel alumineo para não dereter componentes, pode ver as pesoas fazendo na yutube nos EUS o procedimento de resolda.Mas na maioria das vezes cossite em resoldar a gpu cem tirar ela e trocar a pasta.EU estrquei depoisde 4 anos por não colocar o cooler em 75% no win 100% em jogos, cocertei eu mesmo vendi a 3 anos e ainda esta funcionando de desde que coloque em 100% em jogos, cei que a Gygabyte R9 280 Windforce 3X tem 3 cooler deve cer bem refrigerada.As que eu uso tem cooler do tipo blower comnhecido como turbina e joga o ar para fora, Gygabyte R9 280 Windforce 3X  essa ai que tu comprou não tem o leialte de fabrica original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OI cara o procedimento certo é fazer tirar a gpu linpar e colocar as microesferas novas e resoldar com infravermelho ou ar quente a 275c, eu ja fiz a resolda com ar quente 275c e cerviso maior é desmontar e montar de novo, mas o problema é que nen uma placa de video resfria bem quando em jogos.

Olá Mauricio, eu lhe pergunto quanto em média sairia esse serviço? Uma estimativa se for apenas o problema da solda, essa no caso sendo refeita com o suporte de estação infra vermelho ou outro retrabalho com BGA. O que o mercado costuma cobrar nesses casos? Eu acredito que não menos de R$200,00 mas você pode esclarecer melhor!

 

 

a Gygabyte R9 280 Windforce 3X tem 3 cooler deve cer bem refrigerada.As que eu uso tem cooler do tipo blower comnhecido como turbina e joga o ar para fora, Gygabyte R9 280 Windforce 3X  essa ai que tu comprou não tem o leialte de fabrica original.

 

Sim ela não usa o desenho de referência da AMD para o PCB e o sistema de refrigeração, outras fabricantes como a ASUS, Sapphire e HIS lançam soluções de engenharia proprietária como os sistemas patenteados DirectCU Technology ( ASUS ),  IceQ X² ( HIS ), Windforce™ ( Gigabyte ), Vapor X ( Sapphire ). Nas placas de maior desempenho dessas fabricantes não existe a adoção do design de referência desenvolvido pela AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Oi olha cara o preço varia entre R$-150 E R$-450, com a resolda e retirada da BGA colocasão de novas microesféras novas e pasta termica nova fica em R$-450.EU não tenho a maquina de infra vermelho mãs tenho um amigo que tem, o problema é que voce tem que confiar no cara que faz porque tem cara que dis que tirou a BGA trocou as microesféras e na verdade ele só fes a resolda com ( infra vermelho) ou (ar quente ) e te cobra como cerviso completo.Olha eu te digo todos os que fazem esse serviço só dão 3 meses de garantia.Eu faço com ar quente a 275c sobre BGA e não tiro a BGA do lugar dela, e troco a pasta por ARCTIC MX-4 nova. A minha (EVGA- GTX9800+) eu fiz duas vezes para ter certesa que tinha feito certo, começou com falta de video 2 vezes outra ves e não deu mais video, já tem anos que fiz e esta funcinando na casa de um amigo.ja fiz em umas 6 placas de video só uma não funcinou mãs tanbem uma placa de video R$-150 não ia funcinar por 5 anos. A minha parou de funcinar 4 anos depois da compra e usando em jogos com comtrole do cooler em AUTO a placa ficava com tenp 75c adinte em jogos.Ólha a resolda completa só valeria cé foce uma VGA R$-2000 reais.  ÓLHA  eu faço isso com placas de video e demora horas de trabalho desmontando e montando, faço porque adoro informática,sou eletrecista e adoro tudo que tem fios, tenho um DEL XPS-720 com placa-mãe estragada, que custava perto de 18 mil reais na época.Ganhei de graça. Olha ce tú me trazer para NH eu te cobro R$ 100 A R$-150 reais, faço por que adoro testar em jogos pesados crysis-2 só para ver os FPS a placa conseque fazer e outro programa (3d-mark).Só para ter uma ideia artefatos aleatorios na tela e falta de videos é começo de quebra de solda na BGA, e por fim não dá mais video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No link abaixo existe a retirada do cooler de uma HD 7870 XFX Core Edition ( Ghost ) com 2 fans para colocação de outra solução de refrigeração mais robusta, se eu remover o cooler e utilizar um soprador térmico a 300° por 3 minutos diretamente em cima da GPU possivelmente a placa seja ressuscitada não é? - Isso porque o reballing de fábrica no processador gráfico acabaria entrando novamente em fusão com a alta temperatura.

 

Eu tenho plena consciência que esse não é o procedimento "padrão", é um retrabalho caseiro na BGA.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Oi cara não adianta colocar  um soprador térmico a 300° por 3 minutos, tem que cer quase 10minutos.OLHA vou tentar te explicar eu coloco papel alumineo isolo toda a placa de video deixando de fora o BGA coloco o soprador a 275° eu consiqui a tep com termometro digital para saber altura do soprador em relação o BGA, cara tem que fazer movimentos circulares.O prosedimento de resolda é copléço de explicar demora 4 horas tem deixar esfriar e tal.EU demorei um tempo pora olhar todos os videos que tem yutube sobre o asunto, e falar com o técnico que eu concheço que trabalha a 20 anos com concertos de NOT para ceparar o que funciona e o que não funciona.O perigo é derreter algo, soprador conceque chegar 500° depende da altura entre a placa e soprador.O proprio vernis da placa pode derreter e danificar o PCB DA PLACA. E esse jeito de colocar em forno não funciona por munto tempo, e derreter os plasticos que a placa tem, alen de poder estufar os capacitores solidos de 105° ou 85°, olha para mim que lido com( eletronica,eletricista,solda de componentes desmoto notebook,esses dias cocertei um asus ROG i7 são anos de esperiencia) desmonto quase tudo de info a eletrodomésticos em geral. ESPÉRO TER AJUDADO.


:) Dá uma olhada no mercado livre um mote de placas de video cem dar video por R$ 50 A R$150 de todas as marcas e modelos, maioria prefere vender do que cocertar por não ter esperiencia com conserto de eletronica, a maioria não tem nen multiteste e nem sabe testar nem tensão DC de computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!