Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor


Rvs

Posts recomendados

Ola amigos, boa tarde!!!

pessoal e o seguinte, fiz um exaustor para tirar a fumaca da solda, mas sempre tenho q ligar e desligar, quando nao estou usando, gostaria de saber dos amigos, se alguem tem ou sabe onde encontro algum projeto e\ou esquema de sensor ou coisa do tipo, pra quando eu tirar o ferro de solda do suporte ele acionar o exaustor 

.

 

Desde ja obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se eu tivesse de fazer isso dai faria com o uso de uma micro switch dessas ou assemelhada:

MICROSWITCH.jpg

 

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=micro+switch&osCsid=a0d55e3bf1ab0b55e541d03918d69bff&x=0&y=0

Bem pensado! Porém se ele for botar a chave diretamente na parte quente do ferro de solda, ele pode ter problemas, a menos que bote algum material isolante térmico na ponta da chave (como porcelana)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem pensado! Porém se ele for botar a chave diretamente na parte quente do ferro de solda, ele pode ter problemas, a menos que bote algum material isolante térmico na ponta da chave (como porcelana)...

O ferro de solda, em seu corpo, tem boa parte do mesmo sem calor suficiente para aquecer demais aquela haste. Ademais, vire cerca de um cm da haste em 90 graus e faca que ela encoste somente de cutelo nesse corpo do soldador. É possível que a temperatura da mesma, mais próxima a chave, nem chegue a 50 graus...

Ou seja, tem de usar a cabeça..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A minimalista chave do faller (que me fez lembrar o ovo de colombo) é tão ululantemente óbvia e fácil demais. Pra justificar o caro tempo que estamos tendo pra escrever e ler isso tudo, vamos complicar? Faça um timer de modo que ao colocar o soldador no suporte o exaustor permaneça ligado por alguns segundos. Isso pra garantir que se retirem os gases emitidos quando no suporte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E se desejar complicar, um termistor, próximo de onde vai repousar a ponta do soldador, poderia até mesmo substituir e fazer a vez do timer. Ao colocar o ferro no suporte levaria um tempinho para que o termistor aquecesse novamente, para desligar o fan...Claro com uma pequena eletrônica auxiliar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!