Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Cooler de Processador


Ir à solução Resolvido por leomeca,

Posts recomendados

Fala galera, bom dia a todos!

 

Tenho algumas dúvidas sobre o que fazer em relação a temperatura do meu processador.

 

Primeiro, vou colocar as configurações do PC aqui,

 

Placa-mãe: ASUS M5A97-LE R 2.0

Processador: AMD FX 8350

Memória: 4gb Kingstom Hyrpex Fury 1600 (estarei colocando mais uma de 4gb essa semana)

Vídeo: Powercolor AMD Radeon R7 240

Fonte: Corsair 600w CX.

Gabinete: X-trike Conqueror

 

Enfim, eu uso o PC mais para edição de alguns vídeos, pois tenho um canal no Youtube de games e tal. Ja até baixei alguns jogos pra jogar no PC, tipo BF3, alguns RPG e tal mas o uso mesmo é para algumas edições. O problema começou essa semana, quando na hora de terminar de editar um vídeo no Sony Vegas e colocar pra renderizar, o processador começou a esquentar muito, sem contar no absurdo barulho que o cooler que veio com o processador faz. A temperatura do processador chegou a 62º e se manteve e foi quando eu vi que o PC travou e só funcionaria reiniciando no botão. Tentei mais umas duas vezes renderizar o vídeo e acontecia a mesma coisa, esquentava demais e travava o pc. Fui tentar outro programa, o Windows Movie Maker e ainda assim, não consegui renderizar o vídeo, a temperatura continuou a subir e o PC a travar. Agora mesmo, estou escrevendo esse texto e tenho aberto no PC apenas, 8 abas do Chrome e uma do Mozilla e o coolerbox está fazendo um barulho muito grande e a temperatura está em 38º.

 

Queria uma ajuda para uma possível troca desse cooler que é muito barulhento e me atrapalha em certos momentos e para o esquentamento do processador.

Posso gastar até 300 reais em um cooler novo e andei até pesquisando uns air coolers e water coolers para realizar a troca mas preferi vir aqui primeiro e perguntar sobre.

 

Andei dando uma olhada no Water Cooler Seidon 120v da CoolerMaster mas não sei se caberia no meu gabinete (Xtrike Conqueror)  e se é realmente bom.

 

Espero contar com a ajuda de vocês! Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

62°C em full load é aceitável, e 38°C em IDLE também. Seu problema é mesmo apenas o barulho? Talvez seu CPU cooler esteja setado para rodar em 100% e isso deve ser a causa do alto ruído.

 

Pode instalar o MSI Afterburner a fim de controlar a velocidade do seu CPU cooler e consequentemente reduzir o barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Obrigado por ter respondido.

 

A questão é que ja coloquei a configuração dele em Silent Quiet e o barulho dele em IDLE já não é o mesmo que era quando comprei. Agora ele realmente faz barulho em qualquer momento. A diferença é que antes só quando usava alguma coisa mais pesada e agora, toda hora ele faz o ruido. E a questão do congelamento do PC não é um ponto a se levar em consideração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece mais que - talvez - o seu cooler original esta com problemas, mas a temperatura não está tão alta logo, um cooler similar a ele pode continuar funcionando sem problemas, agora é uma questão pessoal, você pode gastar menos e pegar um cooler mais simples - ou até um com um dissipador maior ou de cobre - ou comprar este que te interessou, apenas parece - e eu repito parece - que você não tem muita necessidade dele. Talvez um cooler com dissipador de cobre e um fan superior jogando ar para fora já ficaria de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Veja se o cooler está bem encaixado, sem folgas.
Caso precise remover o cooler para reinstalação, seria recomendável limpar e reaplicar a pasta térmica.
 
Na minha opinião pessoal, como você usa o pc para jogos e outros aplicativos mais pesados seria interessante usar um cooler com desempenho melhor.
 

Andei dando uma olhada no Water Cooler Seidon 120v da CoolerMaster mas não sei se caberia no meu gabinete (Xtrike Conqueror)  e se é realmente bom.

 

Segundo esse anúncio aqui, o gabinete permitiria coolers com altura até 170mm e menciona suporte para water coolers.
 
Se a preferência for por water coolers, suponho que o gabinete deva permitir pelo menos opções como o Seidon 120 e H60 na traseira.
 
Faça as medições tomando como referência a fan traseira do gabinete e compare com as dimensões do radiador para estimar o espaço necessário dentro do gabinete.
Imagino que você vá notar folga suficiente para o radiador sem encostar no topo e sem impedir o fechamento do painel lateral.
 
Confira também a largura útil entre a placa mãe e o painel lateral.
Se a sua estimativa ficar também em torno de 170mm, o gabinete não teria problema para a maioria dos air coolers.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O PC está travando/reiniciando constantemente? Se sim, pode ser que seja a sua placa mãe que está desestabilizando todo o sistema(já tive este problema com uma placa-mãe antiga meia-boca quando comprei um phenom x4). Nunca economize na placa mãe. Até poderia ser a fonte mas eu vi que você tem uma Corsair, então acho difícil kkk. as temperaturas estão muito boas por se tratar do cooler original. Caso queira um cooler silencioso sem ser voltado pra uso extremo do processador recomendo um Hyper TX3 Evo ou um Hyper 212x. Ambos estão com uma faixa de perço abaixo dos 150 reais e sao bem silenciosos(ruido abaixo dos 36 dB. Mas só pegue coolers a ar no formato de torre se a largura do seu gabinete permitir.

Caso opte pelo Watercooler o EdsonSM deu boas opções. Eu tenho o Seidon 120V com FX8350 também e estou satisfeito. a temperatura fica sempre abaixo dos 60 quando estou jogando no verão e em indle fica abaixo dos 35. A unica coisa é que o cooler que vem com ele é meio barulhento ai acabei trocando ele por um Akasa Viper e ficou muuuuuito silencioso(menos de 28dB com ele no maximo!)  :) Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!