Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de fone bluetooth.


Posts recomendados

Olá pessoal, estou começando meu próprio projeto de fone bluetooth inspirado por sucessos no Kickstarter como o "Earin", "Dash", e até a farsa do "Dot" visando um preço mais acessível.

 

 Então,o chip bluetooth que será utilizado é o TI CC2564B, segundo este link: http://www.ti.com/product/CC2564MODN/datasheet/specifications#SWRS1211978

 

Sobre Alimentação:

 Ele pode chegar a consumir aproximadamente 20mA com o protocolo A2DP. (18.1mA), em relação a bateria, estava pensando em utilizar baterias estilo moeda (coin cell)de 50mAh, mas ai quem vem o primeiro obstáculo, o bluetooth necessita de 20mA, mas se não me engano, estas baterias não chegam a fornecer descargas nem de 1mA. 

 

Sobre o Funcionamento e Fabricação:

 No caso, os chips estariam funcionando com o perfil A2DP, mas pelo que observei, se utiliza módulos conectados as placas de desenvolvimento e as mesmas conectadas ao computador para configuração de perfil. Ao receber o chip "puro" do fornecedor, como eu faria a configuração de 1 por 1?

 

Sobre os esquemas:

 Para o projeto da placa utilizarei o Eagle, mas duvido muito que o mesmo possui o CC2564B na sua biblioteca, sendo assim, eu mesmo terei de criar o componente, alguém já tenha feito este procedimento conhece algum tutorial, ou qualquer material que auxilie a criação de componentes no Eagle?

 Gostaria de ressaltar sobre a pinagem do chip, ele utiliza de esferas (não sei o termo correto) e não os pinos nas "periferias", não encontrei tutoriais criando componentes com "esferas".

 

Não possuo experiência em eletrônica, mas acredito que estou no caminho certo e que devagar eu chego lá.

 

Agradeço desde já por qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Albert,

Esse chip, como os outros que eu conheçí, precisa de um microcontrolador, programado para poder utilizar o chip com todas as suas funções.

A programação do chip deve ser feita pelo microcontrolador toda vez que ele for energizado.

Então, é uma questão de programar esse microcontrolador para fazer isso.

Agora, esse chip é para ser usado em produção industrial. É muito difícil soldar ele em uma plaquinha !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk,

 

Sim, no momento estou pensando em substituir (pouca chance) o TI CC2564B por um csr8670, ele é quase 2x mais caro mas já vem com MCU integrada, e tem praticamente 2mm a menos em largura e comprimento.

 O Que dificulta é que ao contrario do TI, é necessário adquirir a licença da empresa para comprar as placas de desenvolvimento. Claro, ai pela internet vendem sem precisar da licença, mas.. fazer o que né?

 

O MCU utilizado será o MSP430 (a própria TI recomenda o uso, tem uma boa dimensão e um custo satisfatório contra o Cortex-M4)

 

Em relaçao ao esquema, o simbolo do CC2564 a TI disponibiliza para download, já do CSR8670 não, então pode ser mais trabalho pela frente.

 Também não consegui o simbolo da antena 2.4ghz escolhida (não sei porque a fabricante não disponibiliza ou talvez eu que tenha passado batido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio difícil encontrar bibliotecas de componentes, a razão pra isso é que é prática comum você simplesmente fazer as suas próprias. Inclusive no Eagle é bem fácil de fazer. Vá com o CC2564, a documentação da TI é excelente, o CI é fácil de encontrar em qualquer loja/distribuidor decente e o fórum deles é ótimo também, os próprios engenheiros que projetaram o CI postam lá.

Quanto à licença do CCS, se eu não me engano, o CCS é grátis (100% ilimitado) para uso com um programador XDS100, o programador incluso na maioria dos kits e com os kits Launchpad. Digo isso porque tenho um Stellaris Launchpad (agora é Tiva C Series Launchpad) e usava o CCS (não muito legal, minha opinião) nele.

Veja se consegue encontrar uma célula "prismática" (aquelas quadradinhas) que caiba na sua aplicação. Dá para encontrar umas bem pequenas em lojas de hobby, por exemplo, já que elas são usadas para micro-UAVs como micro-helicópteros e micro-aviões que pesam apenas alguns poucos gramas, então elas conseguem atender a demanda do seu módulo Bluetooth + microcontrolador + outros associados.

 

Preste atenção ao layout da parte de RF da sua placa (se estiver usando a versão MOD do CC2564, é somente a trilha que vai até a antena), pois isso pode facilmente estragar a performance do seu projeto. Use técnicas de layout como trilhas "microstrip" ou "coplanar waveguide",  "via stitching" para diminuir a indutância da placa, olhe o layout das placas de referência e tente seguir ele, e leia a seção de layout do datasheet do CC2564.

 

A versão MOD possui contatos em baixo da placa que são bem ruinzinhos de soldar, você vai ter que usar uma estação de ar quente, com ferro não dá pra soldar. Procure por métodos de como soldar QFN (a versão sem MOD no final é QFN, então perfeitamente aplicável em ambos os casos) à mão, tem algumas técnicas como colocar contatos em 2 lados da placa ligados por vias que podem ajudar nisso. Tem gente que usa fornos elétricos de cozinha para soldar esse tipo de placa, pois é basicamente o mesmo processo usado na indústria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victhor393,

 

Sim, consegui baixar o componente do CC2564 direto do site da TI,  o próximo é o MSP430.

Estou tentando fazer primeiro o bloco de alimentação, não tenho experiência com eletrônica e acho que este está caminhando bem, sem falar que caso eu altere algum componente o circuito de alimentação é bem aproveitável.

 

 Sobre a bateria, tem que ser estilo Botão ou moeda mesmo, depois vou dar mais uma pesquisada para ver se eu encontro uma com uma descarga melhor.

 

Sobre as trilhas, obrigado pela sugestão, vou dar uma estudada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...