Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal ,

Alguém poderia me indicar onde eu poderia comprar um PIC18F87J60 aqui no Brasil , pode ser em qualquer lugar do BRASIL , é tenho pressa para fazer meu projeto com esse microcontrolador.

Postado

@montteiro88,

Sugiro trocar de modelo de Pic. Melhor ain da,  primeiro voce pesquisa os modelos que se encontram aqui no Brasil , que são poucos, e depois adequar o seu projeto a um deles.

Paulo

• Curtir 2
Postado

Sugiro trocar de modelo de Pic. Melhor ain da,  primeiro voce pesquisa os modelos que se encontram aqui no Brasil , que são poucos, e depois adequar o seu projeto a um deles.

Excelente resposta e dica!

Sou adepto de dizer ao componente eletrônico que faça o que mando,e não deixar que o componente domine a situação :D

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Vleu eu entrei la , mas acabei comprando no mercado livre achei um vendedor

Excelente resposta e dica!

Sou adepto de dizer ao componente eletrônico que faça o que mando,e não deixar que o componente domine a situação :D

@montteiro88,

Paulo

Sim claro concordo com vocês  ,mas o projeto foi definido que a melhor opção é essa familia de microcontrolador  , pois a utilização de modulo Ethernet deixa o projeto mais CARO  , e quase sempre as empresas ou instituições querem cortar gastos e essa obrigação compete ao engenheiro de procurar novas soluções com qualidade e baixo custo , pois quanto menor o custo , menor o custo repassado ao cliente e posteriormente maior aceitação do produto.

Caso alguém tenha pressa (não tem tempo para importar ) ,para construir algum protótipo ou aplicação  achei um vendedor no mercado livre , ele tem alguns PIC dessa familia com barramento ethernet integrado e alguns dspics .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685917580-pic18f97j60-18f97j60-97j60-ipt-com-tcpip-onboard-ethernet-_JM

Postado

@montteiro88,

Me desculpe a insistência .... mas quem que definiu que esta família é a melhor opção de custo ?? 

Se fosse a melhor opção, teriam milhares de produtos utilizando esse modelo de Pic ! Porque que não encontramos isto no mercado, e encontramos às enxurradas módulos com o famoso e baratíssimo 5100 ?

Eu duvido , e muito, que um Engenheiro brasileiro iria escolher esse Pic, sendo caro e difícil de se achar aqui nos fornecedores tradicionais. Um bom Engenheiro costuma planejar produtos de alto consumo com soluções bem conheçidas, com alto volume de produção e disponibilidade, ( e isso sempre dá o custo mais baixo )  e claro, se puder ter seu firmware atualizado, então é o melhor possível ! Assim, fica livre de pressões de fornecimento por estar amarrado em alguma solução de baixa disponibilidade.

Sai mais barato usar um Pic sem isso e adicionar um módulo com Internet e tratar a pilha TCP/IP por software... ou até melhor, faria com um Avr comum, a pilha por software e um adaptador para Internet, que já vem com a isolação e os pinos disponíveis para acesso já em nivel Cmos / Ttl. Ou usaria um 5100 também e deixaria a pilha com ele .... 

Enfim, se voce tem de fazer com esse CI, paciência... mande bala !

Paulo

• 2 semanas depois...
Postado

@montteiro88,

...., e encontramos às enxurradas módulos com o famoso e baratíssimo 5100 ?

Eu duvido , e muito, que um Engenheiro brasileiro iria escolher esse Pic, ...

Caro Paulo

1. Encontramos as enxurradas onde ? com o pessoal do Arduino deixando ele na gaveta ou rodando aquele exemplo tolo de web server ?

2 .Famoso onde ? quer dizer com o pessoal do Arduino, não é ?

3. Duvida que um engenheiro iria escolher este PIC ? por acaso já tentou comprar o W5100 no Brasil, pra por no seu projeto sabe se tem ? é, ninguém tem ... e outra é mais caro que este PIC ... lá fora a WizNet que fabrica o W5100 não emplaca tanto como se vê neste shields por aí

Postado

@Gravador_PIC,

1 - voce pode comprar em vários distribuidores, como a Farnell ou a Mouser . Gostei do "exemplo tolo de web server" ... quer dizer que voce ver um exemplo de uso não te ajuda em nada a aprender como utilizar o CI sem ter de ler dezenas de folhas de datasheets ???? Eu adoro ler esses "exemplos tolos" , sempre vejo na hora usos legais para esse produto !

Creio que uma leitura atenta desse "tolo exemplo de web server" sempre vai te ensinar alguma coisa. Afinal, nem você nasceu sabendo.....

2 - A série WIZNET revolucionou o mercado, meu amigo. Se você não acompanhou desde o lançamento, não faz a mínima ideia do que era preciso para fazer comunicação TCP/IP .... 

Ou voce acredita mesmo que a WIZNET investiu milhões de dólares só para fabricar um CI para " o pessoal do Arduíno " ????????

Tá certo que hoje "o pessoal do Arduíno" é muito maior que o "pessoal do PIC" ,  mas a Wiznet visa Lucro, e isso não se ganha vendendo uma peça aqui, outra acolá .....

Abra a cabeça, não estamos falando aqui de "pessoal do Arduino" , estamos falando de um produto aceito mundialmente e fabricado de monte !!!

3 - Hoje sai bem mais barato comprar os novos modelos que saíram depois do 5100, como o 5500, que custa menos da metade do seu PIC e já tem interface completa embutida no hardware.

O mundo hoje é globalizado, meu amigo. Se voce vai fabricar um produto, tem de olhar os custos NO TOTAL, inclusive mão de obra. E vai chegar à mesma conclusão que milhares de fábricas nacionais já chegaram : Manda fabricar lá na China.... sai bem mais barato, e importa o produto acabado, prontinho. Lá o comércio de CI's é gigantesco, com grande Brookers com estoques de tudo que é CI, e o bom projetista, digo, um verdadeiro profissional na área, com vasta experiência de mercado, tem mil maneiras diferentes de fazer o mesmo produto.

Com essa experiência, ele primeiro verifica as diferentes soluções de mercado, sempre baseado no custo e disponibilidade, e só depois ele decide qual vai ser a solução adotada. Desta maneira, ele otimizou os lucros.

Não se iluda que escolhendo por acaso uma solução voce vai algum dia ser competitivo no mercado. Olhar apenas para o mercado nacional é um baita erro estratégico, e voce estará sempre amarrado nos distribuidores nacionais e suas eternas faltas de um ou outro componente, que vão te fazer sair desesperado comprar alguma coisa em outro lugar, pagando bem mais caro, ou seu produto não vai ser terminado.

Um verdadeiro Engenheiro Eletrônico hoje deve ter a visão global, e não pode se deixar decidir apenas por um ou outro detalhe. Esse engenheiro sabe o que o produto tem de ter ou tem de fazer, mas também sabe que existem muitas soluções diferentes. E se quiser vender esse produto em quantidade, também sabe que deve fabricar na China e importar prontinho.

Assim, se safa de uma barbaridade de impostos em cascatas, e custos adicionais com direitos trabalhistas com os funcionários. É o que as fábricas fazem, senão não vão ter lucro, ou pior, vai aparecer logo um concorrente vendendo mais barato e aí adeus .....

Sei que ver eu escrever isto passa a impressão de que eu quero que nós, brasileiros, fiquemos sem emprego. Mas não é isso, não tenho culpa dessa quantidade absurda de impostos, bi-tributação, e encargos salariais que fizeram a Indústria brasileira ser totalmente sucateada e os empregados serem demitidos.  Enquanto o Governo não mudar, vai continuar acontecendo cada vez mais isso que eu falei acima. Damos emprego aos Chineses e fechamos as portas ao nosso próprio povo !!!! A realidade é cruel : o fabricante visa LUCRO !

Se um dia voce decidir criar uma empresa, vai se lembrar desta minha conversa com voce....

Por exemplo, hoje uma Farnell vende o 5100 por algo perto de US$ 5 . Mas vejo uma lista de brookers, que tem um lote 7.000 peças do Wiznet 5100 , a um preço de US$ 1,75 ..... e aí voce se pergunta : Como é possível ???????? 

Esse é o segredo da China ser a potência industrial que é ! Produtos não ficam parados no estoque !  Se voce comprou e não conseguiu vender tudo, procura um Brooker e tenta trocar por outros que você esteja precisando !  E isso vai girando em tudo que é lugar.... até chegar em um fabricante de shields de Arduíno..... ou quem sabe um projetista atento que está procurando uma solução barata para o seu problema e na hora percebe que essa oferta caiu do céu ..... aí ele analiza se essa quantidade atende as espectativas de venda; caso  ele espera fabricar 100.000 produtos, não pode nem pensar em partir para isso, mas se ele pretende fabricar 5000 peças, é a solução perfeita para baratear o produto !

Está vendo como é possível os chineses fabricarem um Shield 5100 para o Arduíno e vender por menos de US$ 6 ?  Se eles tivesses de pagar o preço duma Farnell, esse shield custaria mais de US$ 10 com certeza !

Olha, não fique bravo comigo, meu amigo. Estou te passando a minha visão , com mais de 55 anos de idade, e cansado de trabalhar para indústrias, e sei bem a realidade industrial.

De qualquer maneira, como você mesmo disse, se foi escolhido esse modelo de Pic para o projeto, toque prá frente, meu amigo !

Paulo

Postado

@Gravador_PIC,

....

De qualquer maneira, como você mesmo disse, se foi escolhido esse modelo de Pic para o projeto, toque prá frente, meu amigo !

Paulo

Amigo Paulo,

Primeiro respeito muito sua opinião e ponto de vista, não quero de maneira alguma importuná-lo e se caso for termino aqui.

mas discordo totalmente em vários pontos de você, pra mim a Farnell não é nem nunca foi no Brasil distribuidor de nada, inclusive quando fui comprar  W5100 dela também não tinha, acredito que hoje continue na mesma e se tiver deverá ser poucas pçs  e caras; se não sabe eles estão saindo do Brasil em novembro. E a Mouser está "lá" e nós "aqui" ; então não tem ninguém no Brasil vendendo W5100 pra valer nem o próprio distribuidor que eles dizem ter no site deles, 

Outro ponto é que para a Wiznet desenvolver o W5100 duvido muito que gastaram milhões colocando um Stack TCP/Ip nem microcontrolador que não sei qual é mas, como vê PIC e Atmega 328 também rodam pilhas Tcp, claro tem melhores, então o trabalho deles não foi nem tanto como falou. Se puder dar um chute eu diria que custou nem 300,000USD este desenvolvimento, e sim: eu conheço este chip de muuuito antes do Arduino.

Esqueci de dizer: embora minha opinião acima da Farnell não ser distribuidora, a considero  uma ótima empresa  e fornecedor nosso, tem um dos melhores atendimentos e vai fazer muita falta em nosso país. Apesar das dificuldades era  a empresa que trazia componentes que outras nem queriam saber .

Postado

@Gravador_PIC,

Opa, pode ficar tranquilo, estamos apenas trocando opiniões e experiências hehehe !

Eu citei a Farnell e a Mouser por serem as mais conheçidas. Não por sua disponibilidade de componentes ... ! Mas a saída deles vai complicar sim.

Infelizmente é o que voce está vendo.... conseguir componentes aqui no Brasil está um inferno, e só vai piorar com o tempo. Cada vez mais temos de comprar diretamente de fora e importar.

Eu gosto muito da Farnell, principalmente transistores eu compro com eles, pelo menos a qualidade é muito boa e não tive surpresas. Vai fazer muita falta para mim também.

Não sei te informar quanto a Wiznet gastou... mas foi o chip que tornou possível baratear muitos produtos com internet. Antes dele, como voce mesmo comentou, era uma loucura escrever qualquer coisa com aquela maldita pilha TCP/IP , precisava de micros com uma memória Flash grande e eram bem mais caros do que são hoje em dia.

Enfim, cada vez mais temos de comprar tudo fora daqui.... embora o preço seja bem melhor, o tempo para chegar é que mata a gente..... recentemente eu comprei 300 displays LCD meio especiais, letras brancas sobre fundo preto, mandei vir por FedEx, paguei o pau prá chegar rápido, mas ainda assim custou a metade do que estavam pedindo aqui, e demorou 10 dias todo o processo. Poderia fazer de outra forma, mas esperaria um mês ou mais ....

Mas só compensou porque era quantidade. Se fossem só umas 10 pçs, nem ia tentar. 

Voltando à internet....

Hoje eu uso um ESP8266, e conecto via WIFI . Muito barato, potente e simples demais de programar. Tem coisas que eu coloco o programa em LUA dentro do próprio chip e dispenso um microcontrolador. Quem sabe te ajuda esse caminho...

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!