Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, gostaria de saber se alguem pode me ajudar? preciso montar um circuito para acionar um rele 12v apenas com um pulso 12v, e que desarme o mesmo com outro pulso. porém so posso usar 1 botao de pulso. tentei montar o circuito abaixo mas so fica ligado quando dou o pulso. alguem pode me dizer se falta algo no circuito ou me indicar outro circuito?

Obrigado

post-775719-0-13072200-1438164398.jpg

• Membro VIP
Postado

este circuito em teoria funciona direitinho. você deve ter feito alguma cagadinha básica. Talvez inverteu capacitor, esqueceu de colocar um no descoplamento (entre vcc e gnd), está montado em protoboard, sua fonte tá caindo, etc. Tente diminuir o 100k para 10k...1k

Postado

Ok. Revisei o capacitor da entrada esta certo, mas esse do desacoplamento não entendi onde ele iria, porque este não tem mesmo.

Oi Isadora,ok revisei e esta polarisado certo o capacitor da entrada, porém no desacoplamento que mensionou realmente não tem nada mesmo. Onde iria este?

• Membro VIP
Postado

@Mconte me conte se der certo. O capacitor vai entre pinos vcc e gnd do 4013. Coloque 10uF e + 1 de 100nF. Também experimente diminuir o 100k. Me conte! (isso num teve muita graça)

• Membro VIP
Postado

soschip era eu há 7 anos.

Não esqueça de colocar todas as entradas da 2a parte do 4013 ao GND.

Não entendi:

"...tentei montar o circuito abaixo mas so fica ligado quando dou o pulso."

Está querendo dizer que só fica ligado quando pressiona o push-botton ou ele liga e não desliga com outro pulso?

Se o pino 2 está ligado no 5, ele deve inverter de estado a cada pulso.

Postado

Isso mesmo, ele so fica ligado quando pressiono o push-botton, e quando solto apaga novamente. Fiz as modificaçoes que a colega Isadora sugeriu mas nao adiantou. \vou tentar ligar as entradas ao gnd e posto o resultado.

• Membro VIP
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!