Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX nao da partida.


Ir à solução Resolvido por Jayme Mendonça De Abreu,

Posts recomendados

Prezados amigos, o meu nível é de iniciante. A fonte nao da partida, sem nada, e nem stdby e o Power good: O que foi testado? Fonte primaria : Fusivel, NTC diodos e diodos zener( testei na placa e da ponte retificadora todos bons) capacitores grande de filtro eletrolíticos retirei e bom no capacímetro, e na placa com teste ligado com 150Vdc ok, resistores de 47amp amarelo violeta e preto, retirei os transistores chaveadores, dois comuns NPN  e um Mosfet canal N testes e um pequeno npn 1-2-3 perto stby todos  ok. Testei na placa um capacitor de poliester 105 = 1 Mf tudo Ok!! Para o meu entendimento, continuar os testes no secundário do transformador Shopper e drives stby. os diodos do secundario parecidos com transistor estão ok e os dois transistor pequenos npn ligados no CI PWM, gerenciador da fonte tambem ok. cansei.. desde ja, agradeço atenção de todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive um problema parecido em uma fonte minha, o defeito estava no ci da controladora, descobri ligando a fonte aberta, e colocando o dedo em cima da controladora, e observei que ela estava fritando. troquei ele, e a fonte funcionou perfeitamente, (se tem medo de choque deixe ela ligado por um tempo, desligue e logo apos faça o teste.)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados Luiz Paulo e Sinval. Nao tinha feito o teste de colocar o dedo nas peças. Nao foi por medo do choque.!!!HiHi!!  Mas, realmente o dedo é uma boa ferramenta!! Parecer um   Diodo duplo com o seu simbolo na peça, diodo  S20C40C é  de 20 amp  de 30 a 60 volts - sendo 40 eu entendi no datasheet 28 VR RMS E ESTAVA MUITO QUENTE!! So pode ser esse o problema, retirei da placa ele esta todo alterado, nao correspondendo os testes. Procurei um equivalente e nao encontrei. quando achar eu responderei se deu certo. teriam uma ideia onde posso encontrar uma tabela para eles? Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos, o meu nível é de iniciante. A fonte nao da partida, sem nada, e nem stdby e o Power good: O que foi testado? Fonte primaria : Fusivel, NTC diodos e diodos zener( testei na placa e da ponte retificadora todos bons) capacitores grande de filtro eletrolíticos retirei e bom no capacímetro, e na placa com teste ligado com 150Vdc ok, resistores de 47amp amarelo violeta e preto, retirei os transistores chaveadores, dois comuns NPN  e um Mosfet canal N testes e um pequeno npn 1-2-3 perto stby todos  ok. Testei na placa um capacitor de poliester 105 = 1 Mf tudo Ok!! Para o meu entendimento, continuar os testes no secundário do transformador Shopper e drives stby. os diodos do secundario parecidos com transistor estão ok e os dois transistor pequenos npn ligados no CI PWM, gerenciador da fonte tambem ok. cansei.. desde ja, agradeço atenção de todos!!

Olá Já verificou se há... algum jumper (fio) em Aberto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!! Verifiquei todos os Jumpers estão normais.  Como no ultimo post, eu encontrei um Diodo com leitura normal, mas quando  liga, ele aquece muito!! acho que é esse o problema.  Eu queria saber a equivalência desse Diodo duplo S20C40C  ja procurei e nao encontrei este. Obrigado Valeu!!

 

Jayme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!! Verifiquei todos os Jumpers estão normais.  Como no ultimo post, eu encontrei um Diodo com leitura normal, mas quando  liga, ele aquece muito!! acho que é esse o problema.  Eu queria saber a equivalência desse Diodo duplo S20C40C  ja procurei e nao encontrei este. Obrigado Valeu!!

 

Jayme

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/141510/MOSPEC/S20C40CE.html    ... fala que ele trabalha a uma temperatura de 125º máxima se  n me engano ??? :bored: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha fonte estar assim já procurei tudo encontrei um capacitor  e agora to precisando de 2 mosfet que não encontro equivalentes, ao testar no multímetro eles não armam mais e outro a resistência quando desarmando estar muito baixa.

O curioso é que com todo esse problema o fusível original estar intacto.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1127878-fonte-corsair-defeito-mosfet/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora sem sucesso, vou procurar pelo TK10A60D que é alternativo dele.

 

Edit:

NADA!!! :muro:

 

Encontrei o P10NK80ZFP me afirmaram que era até melhor mas no data shet o componente apesar de encaixar  tem algo mais e não sei se vai dar certo.

(6 dilmas cara)

 

Topico errado Favor deletar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos!! Obrigado pelo esforços de vocês em me ajudar. Vi no dadasheet,e o problema que esse diodo é de 20 amperes e a tensão nao é alta. encontrei um com a tensão  alta ma,s corrente e baixa. Vou aguardar uma outra fonte, e quem sabe possa assim dar sorte tambem de encontrar. em breve responderei e Obrigado!! 


DIODE DO  SECUNDARIO S20C40C  É UM DIODO DUPLO. Ok vALEU!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o multimetro na escala de continuidade e veja se está chegando corrente do cabo de força para os capacitores iniciais e o resto do circuito,você saberá se está passando corrente se seui multimetro apitar,as vezes também pode ser que o circuito próprio da alimentação da fonte(não o todo,aquele pequenininho) esteja mal soldado.trabalhei num assistência técnica consertei muita fonte de computador, as fontes Corsair por serem muito tops de linha são dificeis de achar componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha fonte tenho um transistor(m11 f16c20c) o emissor e coletor estão dando valores igual ,iguais mesmo em relaçao a base. Há probls? Posso trocar um capacitor 110uf por un de 330uf?

Não amigo,110uf é muito menor que 330uf,se fosse um 300uf ainda dava se fosse um 400uf podia pois aguentaria mais,Trocar por um valor mais elevado é válido,trocar por um mais baixo é arriscado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha fonte tenho um transistor(m11 f16c20c) o emissor e coletor estão dando valores igual ,iguais mesmo em relaçao a base. Há probls? Posso trocar um capacitor 110uf por un de 330uf?

Me embanenei,eu entendi que você queria trocar um 330uf por um 110uf,no caso se você trocar um de 110uf por um de 330uf sua fonte vai perder um pouco de potência,veja bem o capacitor ele armazena tensão,se a fonte foi projetada para 110uf quer dizer que os outros componentes foram selecionados para se adequar a essa medida ou pelo menos próxima a ela.Seu capacitor de 330uf se você tiver sorte vai deixar sua fonte subaproveitada pois vai guardar muiita tensão pra si próprio,se tiver azar o capacitor vai sobrecarregar o resto dos componentes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo,110uf é muito menor que 330uf,se fosse um 300uf ainda dava se fosse um 400uf podia pois aguentaria mais,Trocar por um valor mais elevado é válido,trocar por um mais baixo é arriscado

Olá a substituição foi um 110uf por um 330uf ....

Não amigo,110uf é muito menor que 330uf,se fosse um 300uf ainda dava se fosse um 400uf podia pois aguentaria mais,Trocar por um valor mais elevado é válido,trocar por um mais baixo é arriscado

Olá a substituição foi um 110uf por um 330uf ....

Me embanenei,eu entendi que você queria trocar um 330uf por um 110uf,no caso se você trocar um de 110uf por um de 330uf sua fonte vai perder um pouco de potência,veja bem o capacitor ele armazena tensão,se a fonte foi projetada para 110uf quer dizer que os outros componentes foram selecionados para se adequar a essa medida ou pelo menos próxima a ela.Seu capacitor de 330uf se você tiver sorte vai deixar sua fonte subaproveitada pois vai guardar muiita tensão pra si próprio,se tiver azar o capacitor vai sobrecarregar o resto dos componentes

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!