Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador com tda1515


Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Olá,amigos.

Estou montado um amplificador com o tda1515 e estou com umas dúvidas.

Estou fazendo na configuração estéreo.

Estudando o datasheet dele os pinos da entrada do sinal são os 2 e 12 mas fiquei na dúvida se o negatigo do sinal é feito junto ao gnd power do resto circuito ou tem um gnd sinal separado como em outros CIs.

E sobre o contole do volume deve ser feito antes da entrada mesmo, por meio de potenciômetro, ou tem outra forma de fazer esse controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O comum do sinal de áudio é o GND mesmo, comum para a alimentação da fonte, falantes e pino 4 do CI.

O controle de volume é feito por potenciômetro mesmo, esse CI não aceita outra forma de controle....

 

A entrada de sinal (antes dos capacitores dos pinos 2 e 12), vão para o cursor do potenciômetro (pino do meio do potenciômetro) Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado bcpetronzio.

Outra duvida é sobre a fonte, me parece que pelo datasheet a melhor eficiência é obtida com 14,4v, então uma fonte de 12v com 2A pode alimentar o circuito sem prejudicar o áudio, ou devo usar um fonte maior?

Essa fonte ainda deve alimentar outro circuito de 5v com 500mA ou menos nao sei ao certo, mas deve ser isso pois ele é originalmente alimentado por uma bateria de celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

Sim! Essa eficiência máxima é conseguida com 14V porque esse CI foi originalmente construído para trabalhar dentro de auto-rádios/T. Fitas...

Isso não significa que se você alimentar ele com 12V (Uma fonte ATX de PC), ele dará menor eficiência!... A diferença é pouquíssima!, Fique tranquilo!...

Sua fonte de 12V 2A suprirá ele e seu outro aparelho de 5V normal! O problema será se você quiser escutar as músicas sempre em volume máximo!

Não vai queimar nada! Mas você terá uma perda de qualidade sonora significante!... (Mas é só!)


Sua fonte teria que fornecer pelo menos 3,5 amperes para suprir o circuito completo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!